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PROVA BRASIL e SAEB 2011. PLANO DE METAS 2011: Ações voltadas para abordar a AVALIAÇÃO, como um todo e a Prova Brasil(descritores)

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Apresentação em tema: "PROVA BRASIL e SAEB 2011. PLANO DE METAS 2011: Ações voltadas para abordar a AVALIAÇÃO, como um todo e a Prova Brasil(descritores)"— Transcrição da apresentação:

1 PROVA BRASIL e SAEB 2011

2 PLANO DE METAS 2011: Ações voltadas para abordar a AVALIAÇÃO, como um todo e a Prova Brasil(descritores)

3 APLICAÇÃO : Alunos de 4ª e 8ª séries da rede pública urbana ou de 5ª e 9ª séries das instituições com ensino fundamental de nove anos vão participar da Prova Brasil em novembro.

4 Por que realizar a Prova Brasil? Seus resultados são essenciais para promover um diagnóstico da situação do ensino no país, já que os dados coletados na prova são usados para calcular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O objetivo da Prova Brasil é avaliar como anda o direito de aprender dos alunos em cada escola, município, estado e no País. Oportunizar informações sistemáticas sobre as unidades escolares.

5 Cálculo do IDEB 5 Padrões e Critérios que combinam: IDEB TAXA DE APROVAÇÃO, REPETÊNCIA E EVASÃO RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DE APRENDIZAGEM FLUXO ESCOLAR PROVA BRASIL (4ª e 8ª séries) E SAEB (3ª série do Ensino Médio)

6 Os resultados da avaliação de Matemática e Língua Portuguesa são organizados em uma escala de proficiência. A escala é numérica e varia de 0 a 500. Como os números indicam apenas uma posição, é feita uma interpretação pedagógica dos resultados por meio da descrição, em cada nível, do grupo de conceitos que os alunos demonstraram ter desenvolvido, ao responderem às provas. ESCALA DE PROFICIÊNCIA

7 É possível saber, pela localização numérica do desempenho na escala, quais conceitos os alunos já construíram, quais eles estão desenvolvendo e quais ainda faltam ser alcançados. ESCALA DE PROFICIÊNCIA

8 8 Art. 205 A educação, direito de todos e dever do Estado e da Família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania com base no seguinte princípio: Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988

9 9 Acompanhamento do trabalho pedagógico realizado em sala de aula. Organização do espaço escolar para possibilitar boas condições de trabalho. Integrar a escola e a comunidade. Propor encaminhamentos que contribuam para o acesso e permanência. Intervir com o NRE e SEED quando necessário (equipe disciplinar). Qual é a responsabilidade do Diretor Escolar no cumprimento do artigo 205?

10 10 - Conhecer os resultados da Escola. - Divulgar os resultados para a comunidade escolar. - Utilizar os resultados para propor ações efetivas de superação dos mesmos. Diretor Escolar e os resultados da Prova Brasil e SAEB

11 11 - Informar aos alunos e professores a importância da Prova Brasil. - Promover ações que apresentem a Prova Brasil aos alunos e professores. Diretor Escolar e os resultados da Prova Brasil e SAEB

12 12 - Reflete o trabalho do Diretor Escolar. - Promove a Instituição Escolar. - Valoriza os profissionais. - Cumpre a função social da escola. - Incentiva os alunos. BOM RESULTADO NO IDEB

13 13 - Caderno de atividades SEED; - Material do MEC (Matriz de referência). Materiais

14 MATEMÁTICA

15 Funções Tratamento da Informação Números e Álgebra Números e Operações / Álgebra e Funções Grandezas e Medidas GeometriasEspaço e Forma DIRETRIZES CURRICULARES DO PARANÁ Prova Brasil / SAEB Matriz de Referência de Matemática 8ª Série / 9º Ano do Ensino Fundamental

16 As matrizes da Prova Brasil e SAEB não englobam todo o currículo escolar e não podem ser confundidas com procedimentos, estratégias de ensino ou orientações metodológicas. É composta por unidades chamadas Descritores, que estão sempre associados a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa de ensino em análise. MATRIZES DA PROVA BRASIL

17 Os Cadernos de Atividades disponibilizados (MEC / DEB) auxiliam professor e aluno no entendimento dos conteúdos porque apresentam questões que aprofundam os conhecimentos matemáticos desenvolvidos em sala de aula e, assim, podem melhorar o processo de ensino-aprendizagem que ocorre nas escolas públicas do Estado do Paraná. CADERNOS DE ATIVIDADES

18 LÍNGUA PORTUGUESA

19 TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DIRETRIZES CURRICULARES DO PARANÁ I - Procedimentos de leituraConteúdo temático; finalidade do texto; elementos composicionais do gênero. II - Implicações do suporte, do gênero e/ou enunciador na compreensão do texto Marcas linguísticas como aspas, travessão, negrito; vozes sociais presentes no texto. III - Relação entre textosIntertextualidade; semântica; léxico. IV - Coerência e coesão no processamento do texto Marcas linguísticas: coesão e coerência. V - Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido Discurso ideológico presente no texto, léxico, semântica.

20 O propósito dos cadernos é trabalhar os conteúdos de Língua Portuguesa explicitados nas Diretrizes Curriculares Estaduais da disciplina. Assim sendo, o professor não se limitará a resolver questões com os alunos. CADERNOS DE ATIVIDADES

21 TODOS OS EDUCADORES DO COLÉGIO/ESCOLA PODEM TRABALHAR COM OS DESCRITORES DA PROVA BRASIL.

22 Enviar: AS METAS E AÇÕES a serem desenvolvidas, até o dia 10/06/201, VIA


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