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NRE LARANJEIRAS DO SUL. CONCEITO DO MEC Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): monitoramento objetivo da qualidade dos sistemas a partir.

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1 NRE LARANJEIRAS DO SUL

2 CONCEITO DO MEC Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): monitoramento objetivo da qualidade dos sistemas a partir da combinação entre fluxo e aprendizagem escolar.

3 O QUE É O IDEB? Taxa de aprovação, repetência e evasão A Resultados das avaliações dos alunos B RESULTADO: VARIAÇÕES * + ÍNDICES IDEB Fluxo Escolar anos iniciais ensino fundamental anos finais ensino fundamental ensino médio Desempenho do sistema Prova Brasil - 4º ou 5º ano e 8º ou 9º ano Saeb - 3ª série do ensino médio Índice de Desenvolvimento da Educação Básica C ÍNDICE (C) : valor na escala de 0 a 10 VARIAÇÃO: Positiva ou Negativa na Aprovação (A) e Prova Brasil/Saeb (B)

4 *Variações: tempo de conclusão de cada série. Ex.: EscolaTempo/ Conclusão Média Prova Brasil IDEB A2 anos cada série 5.0 : 2 =2,5 B1 ano cada série 5.0 : 1 =5,0

5 Os índices do IDEB 2007 aumentaram nos estabelecimentos que compõem nosso NRE. Cada escola contribuiu para esse resultado. Pressupõe que ela tenha desenvolvido um trabalho diferenciado, até mesmo inovador. Eleja um ponto positivo que contribuiu para o resultado e uma fragilidade que impediu avanços ainda mais significativos, durante o período de 2005 a (metas/Diretores)

6 SISTEMATIZAÇÃO : REUNIÃO IDEB COM DIRETORES DO NRE Formação continuada para professores e profissionais da educação; mudanças de atitudes no dia-a-dia: incentivar constantemente o comprometimento profissional (textos, vídeos, mensagens, hora- atividade coletiva, trabalhar as questões da Prova Brasil, Olimpíadas de Matemática e de Língua Portuguesa); Gestão democrática (coletivo); Trabalho diferenciado em sala de aula com igualdade na aprendizagem; Trazer a família para a escola; Resgate da cultura de cada localidade; Trabalhar e conhecer a realidade da comunidade através do PPP da escola;

7 Resgatar o valor da família (trabalho); Maior número de professores habilitados; Estabelecer combinados sobre as faltas; Criar parcerias com a sociedade para trabalhos pedagógicos: conselho tutelar, igreja, saúde.... Oficinas: TV multimídias; Oficinas com a Equipe Disciplinar: aulas c/ tv multimídias; Dar significado aos conteúdos (professores); incentivando os mesmos a participar; Conscientizar os professores das disciplinas sobre as abrangências das avaliações através de encaminhamentos da equipe pedagógica e direção; Pré/ pós conselho de classe com todos os profissionais da escola e se possível com pais; ( participativo)

8 Fala com os professores sobre IDEB e análise dos índices através do SERE; Apoio pedagógico aos alunos com dificuldades: Estagiárias das universidades e continuar com sala de apoio e sala de recurso para 2009 com novos critérios de abertura; Retomar o Plano de Trabalho Docente e as DCEs; Adaptação curricular; OBS: Enviar ao NRE através do o que já foi realizado.

9 SAA – Sala de Apoio à Aprendizagem Os relatórios semestrais e as visitas aos estabelecimentos apresentaram algumas situações sobre o funcionamento das Salas de Apoio à Aprendizagem - Língua Portuguesa e Matemática:

10 a) Não acompanhamento pedagógico da direção e equipe pedagógica do estabelecimento; b) Salas de Apoio à Aprendizagem com abertura automática, professores supridos no mês de fevereiro/2008 e as aulas com alunos iniciando a partir de abril/2008; c) Turmas com somente 2 ou 3 alunos;

11 d) Turmas iniciando com 3 ou 4 alunos até a metade do ano, somente no segundo semestre ocorreram matrículas de outros alunos; e) Não realização das substituições dos alunos desistentes. Por exemplo: A turma iniciou com 15 alunos e no decorrer do semestre ocorreram 10 desistências e 4 nunca freqüentaram, permanecendo apenas 1 aluno. f) Estabelecimentos ofertando duas ou mais turmas de SAA e com poucos alunos freqüentando em cada turma. Nessa situação, orientamos que em 2009 haverá a junção de turmas e o fechamento das demandas.

12 g) Espaço físico inadequado; h) Demandas – Fecha em fevereiro / 2009; i)Casos Omissos – Aguardar instruções (início do ano)/ turmas com menos de 25 alunos não encaminhar processo; j) Abertura SAA automática – início do ano letivo; l) Lembrar os professores das datas dos eventos.


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