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Projeto Professor Diretor de Turma. Gilmar Dantas Coord. Reg. do PPDT – 10ª CREDE Haidé E. G. Ferreira Leite Consultora do PPDT na SEDUC Por dentro do.

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1 Projeto Professor Diretor de Turma

2 Gilmar Dantas Coord. Reg. do PPDT – 10ª CREDE Haidé E. G. Ferreira Leite Consultora do PPDT na SEDUC Por dentro do Conselho de Turma

3 Resumo III - Funções IV – Categorias de Reuniões II - Composição I - Definição

4 Conselho de Turma - Definição É um órgão colegiado composto por atores da comunidade escolar, que tem como finalidade acompanhar a realidade dos educandos, individual e coletivamente, com fins de promover uma educação através da perspectiva da desmassificação e da humanização nas relações do processo de ensino-aprendizagem.

5 Presidência – Professor Diretor de Turma; Secretário – um dos professores previamente indicado Núcleo Gestor; Todos os professores que lecionam na turma; Representante da Gestão Escolar; Representante do Segmento de Pais/Responsáveis; Representantes dos Estudantes (Líder e/ou Vice Líder da Turma) Conselho de Turma - Composição

6 Diagnosticar a realidade socioeconômica e cultural dos educandos; Promover análises dos aspectos cognitivos e afetivos de cada educando; Diagnosticar problemas gerais que possam interferir no processo de ensino-aprendizagem. Promover avaliação quantitativa e qualitativa dos educandos em cada disciplina; Conselho de Turma - Funções

7 Promover avaliação das atividades curriculares não disciplinares (Estudo Orientado e Formação Cidadã); Promover avaliações e replanejamentos das práticas dos educadores em sala de aula; Refletir sobre o currículo a ser desenvolvido com os educandos; Ouvir, analisar e atender, quando possível, as demandas: do segmento de pais/responsáveis e da turma; Direcionar críticas, reclamações, pedidos e sugestões à Gestão Escolar; Apontar estratégias de superação das dificuldades de aprendizagem; Promover integração dos vários segmentos da comunidade escolar em torno de sua função primordial: o sucesso dos educandos;

8 Categorias: 1) Reunião Diagnóstica 2) Reunião Bimestral Conselho de Turma - Reuniões

9 É uma reunião de avaliação diagnóstica de cada turma que é realizada entre o início do ano e a primeira reunião bimestral. Deve ser realizada por volta da 5ª Semana após o início do ano letivo. 1. Reunião Diagnóstica - Conceito

10 a) tornar cientes professores e gestores escolares das vicissitudes e especificidades de cada indivíduo que está matriculado na turma, contemplando-a com um planejamento específico de estratégias pedagógicas. b) promover uma Avaliação que deve ser intercalada entre os segmentos que compõem o Conselho de Turma, ou seja, todos os membros do conselho avaliam todos os atores e processos em desenvolvimento na escola, inclusive a si próprio. Reunião Diagnóstica - Objetivos

11 Reunião Diagnóstica - Pauta Básica Pauta Básica: Ponto 1: Informações do núcleo gestor; Ponto 2: Entrega de instrumentais aos professores da turma; Ponto 3: Análise e reflexão com os representantes dos pais e dos alunos sobre a dinâmica da turma; Ponto 4: Caracterização da turma; Ponto 5: Avaliação intercalar da turma; Ponto 6: Outros assuntos

12 É uma reunião de reflexão e replanejamento das práticas de sala de aula empreendidas por cada professor e da situação dos educandos quanto aos aspectos cognitivos, afetivos e de postura cidadã. Deve ser realizada após o encerramento de cada período (bimestre) quando os professores de todas as disciplinas emitirem a média de avaliação quantitativa e um conceito para a avaliação qualitativa. 2. Reunião Bimestral - Conceito

13 a) refletir sobre todas as práticas pedagógicas executadas ao longo do período; b) ouvir o segmento de pais/responsáveis e o dos educandos como forma de promover uma educação socialmente referenciada; c) avaliar a efetivação do planejamento estabelecido para cada disciplina e prover os eventuais replanejamentos; Reunião Bimestral - Objetivos

14 d) identificar alunos com defasagem na aprendizagem e propor estratégias de superação; e) apontar variações da situação da turma comparando sua atual situação com a que ela se achava no momento da Reunião Intercalar; f) promover avaliação das atividades curriculares não disciplinares (Estudo Orientado e Formação Cidadã).

15 Reunião Bimestral - Pauta Básica Pauta Básica: Ponto 1: Informações do Núcleo Gestor; Ponto 2: Análise e Reflexão do Diretor de Turma sobre a Dinâmica da Turma; Ponto 3: Análise e Reflexão dos Representantes de Pais ou Responsáveis e dos Alunos sobre a Dinâmica da Turma; Ponto 4: Apreciação Qualitativa (Coleta de Informações, Formação para a Cidadania e Estudo Orientado) e Quantitativa por Aluno; Ponto 5: Apreciação Global da Turma nos Aspectos Cognitivo, Afetivo e Eventuais Estratégias de Superação; Ponto 6: Planos de Apoio e Complemento Educativo (Acompanhamento e Recuperação); Ponto 7: Outros assuntos.

16 Grato pela Atenção! Gilmar Dantas gilmar_dantas@hotmail.com


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