A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
AULA 8 Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais Profa. Dra. Rita Borges

2 O que você sabe sobre o planejamento como princípio do trabalho pedagógico coletivo
“As instituições sociais existem para realizar objetivos. Os objetivos da instituição escolar contemplam a aprendizagem escolar, a formação para a cidadania, e a de valores e atitudes. O sistema de organização e de gestão da escola é o conjunto ações, recursos, meios e procedimentos que propiciam as condições para alcançar esses objetivos”. Libâneo (2009, p.315)

3 Iniciando!! O autor nos aponta em sua citação alguns caminhos para que realize o processo de gestão educacional. Ele ressalta valores que precisam ser trabalhados pela escola, como a for, ação de valores e atitudes e a formação para a cidadania.

4 Conceitos de organização, gestão, direção e cultura organizacional

5 Organização O termo organização pode ser entendido como dispor de forma ordenada, dar ordem a uma estrutura, e até planejar ações e prover as condições necessárias para realizá-la. Libâneo (2009, p.316).

6 Podemos então afirmar, que a organização escolar, trata da dos princípios e procedimentos relativos a o planejamento do trabalho escolar, no que se refere ao uso de recursos, coordenação e avaliação do trabalho e das pessoas envolvidas nesse processo, buscando sempre o alcance dos objetivos preestabelecidos.

7 As escolas são organizações, que tem como principal objetivo a formação e promoção do ser humano, pois o que está em destaque neste local, são as relações entre as pessoas.

8 Gestão Segundo Libâneo (2009), “gestão é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para atingir os objetivos da organização, envolvendo basicamente, os aspectos gerenciais e técnicos administrativos”. O autor complementa, “há várias concepções e modalidades de gestão: centralizada, colegiada, participativa, co-gestão.” Libâneo (2009, p. 318)

9 Fica claro aqui que o gestor é o elemento encarregado de criar as condições necessárias, para que os objetivos da organização sejam cumpridos.

10 Direção Citaremos novamente Libâneo (2009) aos nos referirmos a este conceito. Para o autor, “direção, é o princípio e atributo da gestão, por meio da qual é canalizado o trabalho em conjunto das pessoas, orientando-as e integrando-as no rumo dos objetivos”.

11 Podemos dizer que o diretor é o elemento que operacionaliza o processo de tomada de decisão na organização, pois este coordena os trabalhos, para que estes ocorram da melhor maneira.

12 Cultura Organizacional
Segundo Fleury (2007), “a cultura organizacional é o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas”.

13 VAMOS ASSITIR UM VÍDEO SOBRE ESSE CONCEITO??
Para a autora, “nas organizações, a cultura impregna todas as práticas e constitui um conjunto preciso de representações mentais, um complexo muito definido de saberes”. VAMOS ASSITIR UM VÍDEO SOBRE ESSE CONCEITO??

14 O planejamento estratégico como instrumento da gestão educacional
Ao pensar em gestão educativa hoje, não se pode esquecer de questões como qualidade do ensino e a importância da democratização de oportunidades de acesso à escola. Com isso, fica evidente a importância da gestão como elemento principal no processo de mudanças no sistema educacional.

15 O Planejamento Estratégico é uma ferramenta que orienta os gestores a pensar nos aspectos essenciais da instituição, auxiliando-os a e a concentrar esforços nos assuntos mais relevantes e urgentes

16 Esse tipo de planejamento é muito relevante para as organizações hoje, pois através dele, a instituição projeta o seu futuro, traçando uma programação que contém os objetivos, estratégias, alocação de recursos, tendo em vista a sua implementação.

17 O planejamento deve ser considerado pelo gestor, como um instrumento dinâmico, capaz de orienta suas ações, para o alcance dos objetivos estabelecidos.

18 Gestão de Processos Educacionais
Segundo Cury (2007), gestão de processos, é um conjunto de atividades do inicio ao fim que juntas criam um valor para o cliente, ou seja, é a melhoria de maneira gradual executadas na administração na tomada de decisões.

19 A escolha de um processo a ser desenvolvido na organização, precisa envolver todas as atividades considerando um único processo. Os processos podem ser classificados, como macro processos, processos e sub processos.

20 Ao se definir o nível do processo, geram-se as atividades, onde deve-se considerar os elementos básicos ou críticos: Objetivos a serem alcançados; Recursos disponíveis e processos existentes que devem ser alinhados com a estratégia global por meio da eficiência e da eficácia.

21 Após esta escolha, estes elementos serão objetos de melhoria organizacional, o que levará a fase de avaliação e modificação do processo, com destaque para: o que é o processo, mapear fluxo de trabalho e aprimorar fluxo de trabalho nos processos. Para a compreensão desses processos é indispensável um levantamento completo do que acontece nas organizações, através da análise de suas diversas atividades.

22 Ressaltamos... Que as instituições escolares precisam levar em consideração alguns pontos, para alcançar a realização de seus objetivos específicos, que: a) Prover condições, meios e todos os recursos necessários ao ótimo funcionamento da escola e do trabalho em sala de aula; b) Promover o envolvimento das pessoas no trabalho, por meio da participação, e fazer a avaliação e o acompanhamento dessa participação c) Garantir a realização da aprendizagem para todos os alunos. (Libâneo, 2009, p.294)

23 Para reflexão “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”.                                                                                  


Carregar ppt "Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google