A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003

2 PROFESSOR (A): POR QUE PLANEJAMENTO? PARA TOMAR DECISÕES: por que ensinar? para que ensinar? O que ensinar? O que os alunos precisam aprender? O que é essencial? que recursos utilizar?

3 O QUE ORIENTA ESSAS DECISÕES? VISÃO DE EDUCAÇÃO VISÃO DE UNIVERSIDADE PROJETO EDUCATIVO DA INSTITUIÇÃO PERFIL DO PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO CONCEPÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM E SEU PROCESSO CONHECIMENTO ESPECÍFICO DE SUA ÁREA DE ATUAÇÃO

4 DECISÕES ATITUDES VALORES CONHECIMENTOS HABILIDADES

5 DECISÕES PLANO CONJUNTO DE DECISÕES TOMADAS PELO PROFESSOR EM RELAÇÃO À DISICIPLINA QUE LECIONA. AÇÕES

6 OBSERVAÇÕES QUANTO AO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA ELABORADO ANTES DO INÍCIO DO ANO ORGANIZAÇÃO DE AÇÕES: NÃO SE TRATA DE INTENÇÕES AÇÕES DO PROFESSOR E DOS ALUNOS NÃO SE TRATA DE PLANO IDEAL DEVE SER FLEXÍVEL

7 OBSERVAÇÕES QUANTO AO PLANEJAMENTO DE DISCIPLINA PERMITE ADAPTAÇÕES AO LONGO DO PROCESSO DEVE POSSIBILITAR A CO- PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS AVALIAÇÃO CONSTANTE NO PROCESSO POSSIBILITA ORGANIZAÇÃO SEQÜENCIAL DE DECISÕES

8 OBSERVAÇÕES QUANTO AO PLANEJAMENTO DE DISCIPLINA VISA INFLUENCIAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM BUSCA EFICIÊNCIA DEVE SER CLARO E REALIZÁVEL É ELEMENTO DE COMUNICAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E: COORDENADORES, PROFESSORES, ALUNOS EVITA DUPLICAÇÃO DE PROGRAMAÇÕES POSSIBILITA INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS

9 IDENTIFICAÇÃO - CURSO - DISCIPLINA - PROFESSOR - SÉRIE - CARGA HORÁRA - ANO LETIVO

10 JUSTIFICATIVA: - IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL - RELEVÂNCIA DO ENFOQUE A SER ADOTADO EMENTA: - EXPLICITAÇÃO DOS OBJETIVOS DE UMA DISCIPLINA - - INDICADORES BÁSICOS DO QUE OS ALUNOS DEVEM APRENDER

11 OBJETIVOS - GERAIS - ESPECÍFICOS São os objetivos que vão nortear as escolhas quanto a: conteúdos, métodos, estratégias, situações de ensino, formas e instrumentos de avaliação OBSERVAÇÕES: - DIRECIONAM A AÇÃO DO PROFESSOR - - FACILITAM A APRENDIZAGEM DO ALUNO - DEVEM SER REAIS E ATINGÍVEIS - DEVEM SEROPERACIONALIZADOS: POR EX:- organizar e comunicar as próprias informações - -DEVEM REPRESENTAR AS NECESSIDADES DO INDIVÍDUO QUE APRENDE E O TIPO DE PROFISSIONAL QUE A SOCIEDADE ESTÁ EXIGINDO-

12 AO REDIGIR OS OBJETIVOS É IMPORTANTE CONSIDERAR: - CONHECIMENTOS: informações, fatos, conceitos, princípios, teorias, etc. - HABILIDADES: refere-se a tudo que o aluno deve aprender a fazer desenvolvendo suas capacidades intelectuais, afetivas, psíquicas, sociais. QUE HABILIDADES DEVE TER O PROFISSIONAL DO DIREITO PARA ATUAR COMPETENTEMENTE? - ATITUDES: mudança nos comportamentos

13 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - DATA - CONTEÚDO/ATIVIDADE - OBSERVAÇÕES Importante fazer a distribuição das unidades e atividades durante o ano letivo

14 METODOLOGIA DE ENSINO RECURSOS - estratégias - técnicas As estratégias e técnicas devem ser adequadas aos objetivos propostos. Exemplos: - técnicas para iniciar um curso - aula expositiva ( dialogada) - debate - estudo de caso - estudo com pesquisa - dinâmica de grupo

15 AVALIAÇÃO - POSTURA AVALIATIVA - CRITÉRIOS - DIVERSIFICAR OS INSTRUMENTOS BIBLIOGRAFIA - BÁSICA -COMPLEMENTAR

16 ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003

17 PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003

18 PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003

19 PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003


Carregar ppt "PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google