A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o."— Transcrição da apresentação:

1 E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o ensino. A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o ensino.

2 À didática cabe: Converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino; Selecionar conteúdos e métodos em função dos objetivos de ensino; Estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades dos alunos.

3 A didática se divide em: Didática geral – estuda os princípios, as normas e as técnicas que devem regular qualquer tipo de ensino, para qualquer tipo de aluno. Ela nos dá uma visão geral da atividade docente.

4 Didática especial – estuda os aspectos científicos de uma determinada disciplina ou faixa de escolaridade. Analisa os problemas e as dificuldades que o ensino de cada disciplina apresenta e organiza os meios e as sugestões para resolvê- los. Assim, temos as didáticas especiais das línguas (inglês, espanhol etc.), as didáticas especiais das ciências (física, química etc.).

5 Ensinar e aprender no Ensino Superior O professor universitário precisa substituir a ênfase no ensino pela ênfase na aprendizagem.

6 Quando falamos em aprendizagem, estamos nos referindo ao desenvolvimento de uma pessoa, nos diversos aspectos de sua personalidade: Desenvolvimento de suas capacidades intelectuais – de pensar, de raciocinar de refletir, de buscar informações, de analisar de criticar, de argumentar, de pesquisar e de produzir conhecimento;

7 Desenvolvimento de habilidades humanas e profissionais que se esperam de um profissional atualizado – trabalhar em equipe, buscar novas informações, conhecer fontes e pesquisas, dialogar com profissionais de outras especialidades dentro de sua área e com profissionais de outras áreas que se complementam para realização de projetos ou atividades em conjunto, comunicar-se em pequenos e grandes grupos, apresentar trabalhos;

8 Desenvolvimento de atitudes e valores integrantes a vida profissional – a importância da formação continuada; a busca de soluções técnicas que contemplem o contexto da população, do meio ambiente e das necessidades da comunidade; as condições culturais, políticas e econômicas da sociedade, os princípios éticos na condução de sua atividade profissional.

9 A ênfase na aprendizagem no Ensino Superior alterará o papel dos participantes do processo ensino- aprendizagem: Quanto ao universitário – cabe o papel central de sujeito que exerce ações necessárias para que aconteça sua aprendizagem (buscar as informações, trabalhá-las, produzir conhecimento, adquirir habilidades, mudar atitudes e adquirir valores).

10 Quanto ao professor universitário – terá substituído seu papel de transmissor de conhecimentos para o de mediador pedagógico ou de orientador do processo ensino- aprendizagem de seus alunos.

11 Características da aprendizagem no Ensino Superior

12 Segundo Masetto (2003, p ), a aprendizagem universitária pressupõe por parte do universitário: Aquisição e domínio de um conjunto de conhecimentos, métodos e técnicas científicas de forma crítica;

13 Iniciativa para buscar informações, relacioná-las, conhecer e analisar várias teorias e autores sobre determinado assunto, compará-las, discutir sua aplicação em situações reais com as possíveis conseqüências para a sociedade;

14 Autonomia na aquisição dos conhecimentos, desenvolvendo sua capacidade de reflexão e a realização de uma formação continuada que se prolongará por toda a vida.

15 Finalidades da universidade no contexto atual

16 As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão, de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:

17 I – PRODUÇÃO INTELECTUAL INSTITUCIONALIZADA MEDIANTE O ESTUDO SISTEMÁTICO DOS TEMAS E PROBLEMAS MAIS RELEVANTES, TANTO DO PONTO DE VISTA CIENTÍFICO E CULTURAL QUANTO REGIONAL E NACIONAL; II – UM TERÇO DO CORPO DOCENTE, PELO MENOS, COM TITULAÇÃO ACADÊMICA DE MESTRADO OU DOUTORADO; III – UM TERÇO DO CORPO DOCENTE EM REGIME DE TEMPO INTEGRAL. ( LDB, art. 52).

18 Instituições de Ensino Superior: os diversos locais de trabalho dos professores

19 A lei de Diretrizes e Bases admite uma variedade de tipos de instituições de Ensino Superior: Universidades; centro universitário; faculdades integradas; institutos ou escolas superiores.

20 Seleção e carreira do magistério superior

21 A seleção para o magistério superior é feita de diferentes maneiras, atendendo às exigências de elevar a qualidade do ensino: Por concurso de provas e títulos; por concurso de títulos; por convite; por convocação em jornais.

22 Na carreira do magistério superior, temos as seguintes categorias de professores: Professor titular – com título de doutor; Professor adjunto – com título de doutor ou mestre; Professor assistente – com título de mestre; Professor auxiliar – com título de especialista ou cursando mestrado.

23 Temos também nas universidades, principalmente públicas: Professor visitante – professor de outra instituição de Ensino Superior, nacional ou estrangeira, que se propõe a fazer determinados estudos; Professor convidado – professor renomado, que seria convidado por determinado tempo, a fim de orientar pesquisas ou ministrar cursos regulares ou especiais, assistidos por professores titulares, adjuntos e assistentes.


Carregar ppt "E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google