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Princípios ou regras gerais para a elaboração de questões objetivas l. Abordar apenas assuntos de importância 2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos.

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1 Princípios ou regras gerais para a elaboração de questões objetivas l. Abordar apenas assuntos de importância 2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos

2 3. Considerar a reação do estudante à questão 4. Certificar-se que a pergunta tem apenas uma resposta certa. 5. Colocar a dificuldade no conteúdo e não na maneira de apresentar a pergunta

3 6. Redigir a questão de maneira que as pistas irrelevantes não levem o aluno a resposta correta 7. Redigir a questão de maneira que não forneça pistas para respostas de outras questões do teste

4 8. Redigir a questão de forma positiva Alguns exemplos:

5 CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO CURSO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA-2O ANO-2004 DISCIPLINA: DIDÁTICA ATIVIDADE AVALIATIVA/ 2A CHAMADA DATA: /2004 Nome do(a) aluno(a)_______________________________________________ _________ Bom Trabalho! Boa Prova! Vocês são capazes! Profa. Cidinha Amaral OBJETIVOS: Perceber a capacidade de apreensão das noções trabalhadas e a competência para relacionar os conhecimentos teóricos com situações práticas, para resolver situações problema, generalizando os conhecimentos aprendidos. Identificar a capacidade de entendimento e apreensão dos (as) alunos(as) sobre os temas trabalhados durante o 1o bimestre letivo Perceber a capacidade de interpretação, raciocínio lógico, reflexão crítica e expressão escrita (clareza, coerência, correção)dos alunos. A atividade avaliativa está dividida em 3 partes: Parte 1: 11 questões de múltipla escolha com 5 alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa a correta- valor 0,4 cada questão- total: 4,4 pontos. Parte 2: 20 questões Verdadeiro e Falso- valor 0,2 cada questão; total: 4 pontos. Parte 3: 1 questão-problema para ser resolvida: critérios: 1- capacidade de análise, 2-aplicação dos conhecimentos estudados 3- criatividade, 4-reflexividade, 5-expressão escrita. VALOR: 1,6 pontos

6 QUESTÕES: 1-O momento da aula que denominamos problematização tem por finalidade: a)promover um questionário com questões para que os alunos respondam a partir de consulta no livro texto; b)fixar os conhecimentos que foram explicados pelo professor; c)avaliar o nível de apropriação por parte dos alunos das questões trabalhadas; d)apresentar problemas relativos ao assunto em questão que serão resolvidos pelo professor; e)promover uma atitude problematizadora que provoque a reflexão do aluno; 2-Ao final de um conjunto de aulas em que o professor desenvolve um determinado tema, seja de História ou de Geografia, o aluno deverá ser capaz de não apenas repetir mecanicamente as informações, mas Ter adquirido habilidades para generalizar os conhecimentos. Em relação à Generalização podemos dizer: É a culminância do processo ensino aprendizagem. Deve ser pautada pela contextualização e interdisciplinaridade. Deve possibilitar a aplicação dos conhecimentos em outras disciplinas, em situações do cotidiano, da vida social. Deve ocorrer em todos os momentos da aula. Visa colocar os conhecimentos a serviço da interpretação e análise da realidade. Assinale a alternativa que melhor atende ao solicitado: I,II,III,IV,V. I,II,III. I,II,IV. I,III,IV,V. IV,V.

7 QUESTÕES: Coloque V, entre parênteses, se a frase for Verdadeira, e F, se a frase for Falsa. 1- A educação escolar não requer um sentido, uma finalidade; desconsidera que tipo de homem( ser humano ) se quer formar.( ) 2-Educação é o processo de desenvolvimento cognitivo da personalidade humana.( ) 3- O processo de ensino aprendizagem, tendo em vista a formação integral do educando, deve priorizar a aprendizagem de conceitos.( ) 4-A Didática principal ramo dos estudos da Pedagogia, investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino.( ) 5- O processo ensino aprendizagem tem uma dimensão atemporal, pois não é datado, situado.( )".


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