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PublicouEduardo De Mello Alterado mais de 11 anos atrás
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Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
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Um olhar crítico para as avaliações
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A solicitação da Diretoria de Ensino
A Diretoria de Ensino solicitou às Escolas que encaminhassem todos os instrumentos de avaliação utilizados pelos professores da disciplina de Ciências durante o desenvolvimento do Tema: Energia: Fontes, obtenção, usos e propriedades Situação de Aprendizagem 1: A eletricidade no dia a dia – Caderno de Ciências da 7ª série – Volume 4. É importante destacar que o objetivo desta oficina não é desmerecer o trabalho do professor, mas sim criar subsídios para intervenções e futuras orientações.
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Os encaminhamentos Foram recebidas algumas provas, das quais 6 foram selecionadas para análise durante esta OT. Para a análise: Diretores e PCs deverão ser divididos em 6 grupos; Cada grupo ficará responsável por analisar apenas uma avaliação segundo tudo o que já foi desenvolvido neste encontro; Após a análise, um representante de cada grupo deverá apresentar suas considerações sobre a avaliação; Detalhe: os instrumentos de avaliação são diversificados.
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ROTEIRO DE ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS
DE AVALIAÇÃO Em qualquer avaliação, é importante zelarmos pela qualidade dos instrumentos . Assim, devemos verificar se o documento: Possui diversidade de situações problemas; Faz uso de diferentes gêneros textuais ou apenas um gênero contemplando várias questões pertinentes às competências e habilidades; Apresenta imagens ou figuras que são de boa qualidade; Possui relevância do ponto de vista científico, tecnológico, social ou ambiental (CTSA). Este fato está expresso ao longo da avaliação? Possui boa distribuição dos tipos de conteúdos: factual, conceitual, procedimental e atitudinal;
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O comando da questão apresenta informação de forma explícita no caso de conteúdos factuais?
O instrumento apresenta pertinência com o currículo da SEE/SP? Os assuntos são coerentes com a situação de aprendizagem apresentada? Apresenta questões com diferentes níveis de dificuldade?
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Verificada as fragilidades encontradas na construção dos instrumentos de avaliação, exemplificamos alguns encaminhamentos que poderão ser realizados junto ao professor.
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Ação Reflexiva na Construção de itens
Recomendar ao professor para posicionar-se como aluno e fazer a si mesmo as seguintes perguntas: Este item está adequado a esta faixa etária? O sentido do texto está claro e preciso? O item investiga conhecimentos significativos dos alunos trabalhados em sala de aula? O item está demasiado longo? O item relaciona-se claramente com objetivos importantes do tema?
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As questões são claras e isentas de ambiguidades?
O grau de dificuldade da leitura dos itens têm níveis adequados à compreensão dos alunos? As frases das questões são exatamente iguais à do texto encorajando a memorização? A resposta da questão depende do conhecimento do aluno em relação à opinião de um especialista?
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Os itens oferecem indício de resposta ou podem confundir a decisão por uma alternativa qualquer?
Os itens são interdependentes, ou seja, a resposta de um item não condiciona a resposta dos outros?
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Questões Dissertativas
Nos auxilia significativamente no acompanhamento do progresso do aluno, mas é necessário que se conheça os seus pontos fortes e fracos. A questão expressa e assegura o máximo de clareza e compreensão para o grupo? Os objetivos que pretende investigar estão claros? Evitar expressões como “dê a sua opinião”, “diga o que pensa”, se não tiver por objetivo, de fato, observar o seu pensamento a respeito.
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Questões de resposta certa e de lacunas
As questões estão formuladas de forma que só possa haver uma resposta certa? Evitar a mutilação das frases a completar, para que não se perca o sentido. Na questão de lacuna, é preferível colocar o espaço em branco depois que o problema seja apresentado antes. O problema apresentado ao aluno está explícito na pergunta introdutória e/ou no corpo-tronco da questão?
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Encaminhamentos para a realidade de sua escola
Você considera estas avaliações uma amostra da realidade de sua escola? Justifique. Considerando a resposta anterior proponha ações a serem desenvolvidas em sua unidade escolar. Qual seria o primeiro encaminhamento?
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ELABORAÇÃO DE PAUTA PARA ATPC
Período previsto: 03 ATPCs com duas horas de duração cada. Público-Alvo: Professores dos dois segmentos da unidade escolar. Responsáveis: PCs do Ensino Fundamental –Anos finais e PCs do Ensino Médio. Cronograma de desenvolvimento e atividades propostas para acompanhamento dos PCNP e Supervisores nas ATPCs. Encaminhar em duas vias A/C Liciara - Núcleo Pedagógico até 09/10/2012 Elaboração de Síntese das ATPCs realizadas e de um texto coletivo com as conclusões e intervenções propostas pelos professores coordenadores. Encaminhar até 09/11/2012
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Encaminhamentos para a realidade de sua escola
Público-Alvo Cronograma Responsáveis Diretor: Assinatura: Professor coordenador EF: Assinatura: Professor coordenador EM: Assinatura: Enviar até 09/10/2012
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