A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURRÍCULO EM EMFOCO. O QUE EMBASA O CURRÍCULO ?? O QUE EMBASA O CURRÍCULO ?? Conferência Mundial de Educação Para Todos – Tailândia – 1990. É consenso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURRÍCULO EM EMFOCO. O QUE EMBASA O CURRÍCULO ?? O QUE EMBASA O CURRÍCULO ?? Conferência Mundial de Educação Para Todos – Tailândia – 1990. É consenso."— Transcrição da apresentação:

1 CURRÍCULO EM EMFOCO

2

3 O QUE EMBASA O CURRÍCULO ?? O QUE EMBASA O CURRÍCULO ?? Conferência Mundial de Educação Para Todos – Tailândia – É consenso internacional que a educação, ao longo da vida, está fundada em quatro PILARES: APRENDER A CONHECER: CULTURA GERAL ESPÍRITO INVESTIGATIVO VISÃO CRÍTICA APRENDER A APRENDER APRENDER A FAZER: RELACIONAR EM GRUPO RESOLVER PROBLEMAS QUALIFICAR– SE PROFISSIONAL MENTE APRENDER A VIVER COM OS OUTROS: SABER COMPREENDER O OUTRO SABER RESOLVER CONFLITOS RESPEITO AO OUTRO APRENDER A SER: AGIR COM AUTONOMIA EXPRESSAR OPINIÕES ASSUMIR RESPONSABILIDA DES PESSOAIS

4 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES O termo consta nos PCNs para cada área desde meados de 1997, com o propósito de inverter a ação pedagógica da ESCOLA TRADICIONAL, dando mais ênfase à ação do que à teoria, levando os alunos a encontrarem um significado nos conteúdos escolares, à medida em que a escola partia de suas motivações e interesses e não dos conceitos previamente estabelecidos.

5 COMO SE DEFINEM COMPETÊNCIAS COMO SE DEFINEM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ??

6 Dicionário: qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certos assuntos. Na educação: competência é a faculdade de MOBILIZAÇÃO de um conjunto de recursos cognitivos como saberes, habilidades e informações para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações. (Perrenoud) COMPETÊNCIA

7 HABILIDADE Dicionário: 1. Qualidade de hábil 2. Capacidade, inteligência 3. Aptidão Em educação: são meios pelos quais se pretende atingir os objetivos.

8 O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competências é um conjunto de: Conhecimentos (saberes) Habilidades (saber-fazer relacionado à prática do trabalho mental) Atitudes (saber- ser- aspectos éticos, cooperação, solidariedade, participação)

9 AS HABILIDADES DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA BUSCA DAS COMPETÊNCIAS

10 As competências articulam : O aluno desenvolve as habilidades através dos conteúdos, exercitando estas habilidades adquire competências. CONHECIMENTO HABILIDADES ATITUDESVALORES PROCEDIMENTOS

11 Como trabalhar habilidades e competências Como trabalhar habilidades e competências Mudança de postura didático - pedagógica não mais o tradicional transmissor de informações alguns caminhos: contextualização, postura interdisciplinar, foco na aprendizagem do aluno, conceito de conteúdo ampliado..

12 Construção do conhecimento Assimilação Acomodação Conhecimento

13 conhecimentos competência (HABILIDADES) e os usa com eficiência atitudes habilidades O aluno construiu os (ATITUDES) Ele os procura e encontra, por terem significado Sala de aula Planejamento

14 Retomando: conteúdos, habilidades e competências CONTEÚDOS: Factuais Conceituais Procedimentais Atitudinais HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Cadernos: Situações de Aprendizagem (Sequências didáticas) objetivam CURRÍCULO favorecem Aprendizagem

15 Conteúdos - Como se Aprende? Conteúdos - Como se Aprende? Diferentes conteúdos se aprende de diferentes formas: FATOSPROCEDIMENTOSCONCEITOSATITUDES Telefones Datas Comemorativas Nomes MEMÓRIA Exercitar e repetir várias vezes Dirigir Carro Cozinhar Grafia das Letras FREQUÊNCIA Receber ajuda daquele que sabe Sistema Alfabético Fotossíntese Divisão CONSTRUÇÃO PESSOAL Pensar, comparar, Compreender, estabelecer relações Responsabilidade Hábito de Leitura Solidariedade COERÊNCIA Vivenciar situações que representem valores

16 SA: conteúdos conteúdo factual conteúdo conceitual conteúdo procedimental conteúdo atitudinal

17 SA: habilidades e competências

18 Currículo por competências O currículo da SEE/SP está em sintonia com os desafios e anseios da escola contemporânea. A interdisciplinaridade e a contextualização foram incorporadas a esses documentos e assumem papel central na estruturação de um currículo por competências. Quando se pensa em um currículo por competências, os conteúdos disciplinares e específicos não são dados a priori e não têm uma finalidade em si, mas passam a ser meios para a construção das competências almejadas. Compreender essa nova ordem é fundamental para tornar possível a consolidação de um currículo por competências. (REDEFOR: Tecnologia e Ensino de Ciências. Sem.5, p.14)

19 É importante destacar que muitas competências e habilidades indicadas no currículo oficial não foram incluídas nas Matrizes, pois não são passíveis de serem avaliadas em larga escala – SARESP, mas devem fazer parte do trabalho de avaliação formativa contínua, realizado pelos professores.

20 Bibliografia VALENTE, Silza Maria Pazello – Ensino e Avaliação em uma proposta para a formação de competências. MELLO, Guiomar Namo de – Afinal, o que é competência? Revista Nova Escola – Março /2003. BORDONI, Thereza – Saber e Fazer.... Competências e habilidades Vídeo – O Mundo em Transformação (www.youtube.com)


Carregar ppt "CURRÍCULO EM EMFOCO. O QUE EMBASA O CURRÍCULO ?? O QUE EMBASA O CURRÍCULO ?? Conferência Mundial de Educação Para Todos – Tailândia – 1990. É consenso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google