A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”"— Transcrição da apresentação:

1 A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.

2 “É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
Clarice Lispector

3 SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM MATERIAL DO ALUNO E DO PROFESSOR
CURRÍCULO ATIVIDADES SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM MATERIAL DO ALUNO E DO PROFESSOR

4 Atividade X Boa situação de aprendizagem?
Atividade Boa situação de aprendizagem Garante circulação de informação; Prevê desafios e tomada de decisão; Mantém as características socio- culturais do objeto a ser aprendido; Favorece a reflexão sobre o conteúdo a ser trabalhado. Atividade sem adequação; Não precisa ser desafiadora para todos; Não exige reflexão: cópia, siga o modelo.

5 Princípios Didáticos que definem uma boa situação de aprendizagem:
 1. Os aprendizes precisam por em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo em torno do qual o professor organizou a tarefa; 2. Os aprendizes têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem a produzir; (Telma Weisz In O diálogo entre o ensino e aprendizagem. São Paulo, Ática, 2000.)

6 Princípios Didáticos que definem uma boa situação de aprendizagem:
3. O conteúdo trabalhado mantém as suas características de objeto sociocultural real; 4.  A organização da tarefa garante a máxima circulação de informação possível entre os aprendizes por isso as situações propostas devem prever o intercâmbio, a interação entre eles. (Telma Weisz In O diálogo entre o ensino e aprendizagem. São Paulo, Ática, 2000.)

7 MODALIDADES ORGANIZATIVAS
1) ATIVIDADES PERMANENTES 2) SITUAÇÕES INDEPENDENTES (SISTEMATIZAÇÃO) 3) PROJETOS 4) SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

8 MODALIDADES ORGANIZATIVAS
Articulação/integração entre as áreas do conhecimento. Organização do tempo pedagógico.

9 ATIVIDADES PERMANENTES
Situações didáticas propostas com regularidade, com o objetivo de construir atitudes, criar hábitos, etc. Ex: “Você sabia...?”, “Notícia da Hora”, “Nossa semana foi assim”, “No mundo da arte”, “Roda Literária”, “Cantando e se encantando”, “Comunidade, muito prazer”, “A família também ensina”, “Descobri na Internet”, “Leitura em voz alta”, etc..

10 Têm como objetivo principal a sistematização de conhecimentos Ex:
SITUAÇÕES INDEPENDENTES SISTEMATIZAÇÃO Têm como objetivo principal a sistematização de conhecimentos Ex: Pontuação Escala Cartográfica Algoritmo Técnica de projeção (boxe)

11 Prevê um produto final e planejamento com objetivos claros
PROJETOS Prevê um produto final e planejamento com objetivos claros PERIODICIDADE:depende dos objetivos propostos Contextualizam as atividades: ler, escrever, estudar, pesquisar... Trabalho com diferentes linguagens Finalidade, compartilhada por todos os envolvidos, que se expressa em um produto final.

12 SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS São situações didáticas articuladas, que possuem uma sequência de realização, cujo critério principal são os níveis de dificuldade. Funcionam de forma parecida com os projetos e podem integrá-los, desenvolvem habilidades e competências mas não fornecem, necessariamente, um produto final predeterminado.

13

14 Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas
Conteúdos - Como se Aprende? Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas FATOS PROCEDIMENTOS CONCEITOS ATITUDES Telefones Datas Comemorativas Nomes Dirigir Carro Cozinhar Grafia das Letras Sistema Alfabético Fotossíntese Divisão Responsabilidade Hábito de Leitura Solidariedade MEMÓRIA Exercitar e repetir várias vezes FREQUÊNCIA Receber ajuda daquele que sabe CONSTRUÇÃO PESSOAL Pensar, comparar, Compreender, estabelecer relações COERÊNCIA Vivenciar situações que representem valores

15 Que saberes o professor precisa ter para trabalhar uma SD de forma produtiva?
Se um professor o procura dizendo que considera que os seus alunos não têm pré-requisitos para realizar as atividades propostas nessa SD, que “retorno” você daria a ele? Se alguns docentes não estão utilizando o currículo com sua lógica, mas selecionando algumas atividades que consideram mais adequadas, por considerarem perda de tempo alguns procedimentos sugeridos no material, como o PC deve proceder?

16 QUESTÕES PARA O PROFESSOR
QUE CONHECIMENTOS SÃO CONSTRUÍDOS PELO ALUNO NESSA SD? ESSA SD VALORIZA O QUE OS ALUNOS JÁ SABEM? OS ALUNOS TÊM PROBLEMAS A RESOLVER E DECISÕES A TOMAR? INSTIGA A BUSCA DE NOVAS INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS ?


Carregar ppt "“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google