A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo."— Transcrição da apresentação:

1 A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.

2 É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia Clarice Lispector

3 ATIVIDADES SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM CURRÍCULO MATERIAL DO ALUNO E DO PROFESSOR

4 Atividade X Boa situação de aprendizagem? Atividade Boa situação de aprendizagem Atividade sem adequação; Não precisa ser desafiadora para todos; Não exige reflexão: cópia, siga o modelo. Garante circulação de informação; Prevê desafios e tomada de decisão; Mantém as características socio- culturais do objeto a ser aprendido; Favorece a reflexão sobre o conteúdo a ser trabalhado.

5 1. Os aprendizes precisam por em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo em torno do qual o professor organizou a tarefa; 2. Os aprendizes têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem a produzir; Princípios Didáticos que definem uma boa situação de aprendizagem: (Telma Weisz In O diálogo entre o ensino e aprendizagem. São Paulo, Ática, 2000.)

6 3. O conteúdo trabalhado mantém as suas características de objeto sociocultural real; 4. A organização da tarefa garante a máxima circulação de informação possível entre os aprendizes por isso as situações propostas devem prever o intercâmbio, a interação entre eles. Princípios Didáticos que definem uma boa situação de aprendizagem: (Telma Weisz In O diálogo entre o ensino e aprendizagem. São Paulo, Ática, 2000.)

7 MODALIDADES ORGANIZATIVAS 1) ATIVIDADES PERMANENTES 2) SITUAÇÕES INDEPENDENTES (SISTEMATIZAÇÃO) 3) PROJETOS 4) SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

8 MODALIDADES ORGANIZATIVAS Articulação/integração entre as áreas do conhecimento. Organização do tempo pedagógico.

9 ATIVIDADES PERMANENTES Situações didáticas propostas com regularidade, com o objetivo de construir atitudes, criar hábitos, etc. Ex: Você sabia...?, Notícia da Hora, Nossa semana foi assim, No mundo da arte, Roda Literária, Cantando e se encantando, Comunidade, muito prazer, A família também ensina, Descobri na Internet, Leitura em voz alta, etc..

10 SITUAÇÕES INDEPENDENTES SISTEMATIZAÇÃO Têm como objetivo principal a sistematização de conhecimentos Ex: Pontuação Escala Cartográfica Algoritmo Técnica de projeção (boxe)

11 PROJETOS PERIODICIDADE PERIODICIDADE:depende dos objetivos propostos Contextualizam as atividades: ler, escrever, estudar, pesquisar... Trabalho com diferentes linguagens Finalidade, compartilhada por todos os envolvidos, que se expressa em um produto final. Prevê um produto final e planejamento com objetivos claros

12 SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS São situações didáticas articuladas, que possuem uma sequência de realização, cujo critério principal são os níveis de dificuldade. Funcionam de forma parecida com os projetos e podem integrá-los, desenvolvem habilidades e competências mas não fornecem, necessariamente, um produto final predeterminado.

13

14 Conteúdos - Como se Aprende? Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas FATOSPROCEDIMENTOSCONCEITOSATITUDES Telefones Datas Comemorativas Nomes MEMÓRIA Exercitar e repetir várias vezes Dirigir Carro Cozinhar Grafia das Letras FREQUÊNCIA Receber ajuda daquele que sabe Sistema Alfabético Fotossíntese Divisão CONSTRUÇÃO PESSOAL Pensar, comparar, Compreender, estabelecer relações Responsabilidade Hábito de Leitura Solidariedade COERÊNCIA Vivenciar situações que representem valores

15 Que saberes o professor precisa ter para trabalhar uma SD de forma produtiva? Se um professor o procura dizendo que considera que os seus alunos não têm pré- requisitos para realizar as atividades propostas nessa SD, que retorno você daria a ele? Se alguns docentes não estão utilizando o currículo com sua lógica, mas selecionando algumas atividades que consideram mais adequadas, por considerarem perda de tempo alguns procedimentos sugeridos no material, como o PC deve proceder?

16 QUE CONHECIMENTOS SÃO CONSTRUÍDOS PELO ALUNO NESSA SD? ESSA SD VALORIZA O QUE OS ALUNOS JÁ SABEM? OS ALUNOS TÊM PROBLEMAS A RESOLVER E DECISÕES A TOMAR? INSTIGA A BUSCA DE NOVAS INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS ? QUESTÕES PARA O PROFESSOR


Carregar ppt "A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google