Carregar apresentação
PublicouHenry Pita Alterado mais de 11 anos atrás
1
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
O Currículo deve ser contextualizado e aberto a transformações
2
A importância do currículo Textos e propostas de ação definem:
Quem estamos formando Concepção de arte Concepção de Educação Concepção de aprendizagem em arte
3
O que ensinar (conteúdos - abertura aos contextos)
Como ensinar (orientações didáticas- diversidade didática) Como avaliar (modalidalidades de avaliação para o fazer e para o compreender arte)
4
Ensinar e Avaliar Aprender = expressão qualitativa e quantitativa dos esforços, dedicação, superação, avanços, interlocução criadora com os pares
5
Avaliação é um instrumento de regulação do ensino
Pode ser realizada através de diversas formas de registro ex.: porfólio, texto escrito, videos, fotografias, etc.
6
A avaliação não é um instrumento de controle do professor
O aluno precisa saber como será avaliado e o que será avaliado.
7
O professor precisa acompanhar o processo de criação e o produto desse processo
8
Currículo de arte dialoga com as demais disciplinas em igualdade de condições
Ações disciplinares em cada linguagem da arte Ações interdisiplinares entre as linguagens da Arte
9
Tempo didático Planejado e adequado ao contexto de aprendizagem
Aprender com profundidade Aprendizagem qualitativa dos conteúdos
10
Espaço de trabalho Ordenado para cada linguagem e da melhor maneira para cada contexto Garante autonomia, interação, mobilidade e circulação dos alunos Favorece organização dos materiais, equipamentos e trabalhos dos alunos
11
Situações de aprendizagem: -Proposições ligadas ao contexto de aprendizagem
-Currículo não significa todos os professores fazendo as mesmas propostas
12
Em arte uma situação de aprendizagem é boa quando:
O aluno está implicado O fazer está associado ao refletir sobre ele Os conteúdos aprendidos relacionam-se com a produção social da arte
13
Em arte uma situação de aprendizagem é boa quando:
A fruição é criadora e está relacionada com produções de qualidade artística e estética A criação artística dos alunos alimenta-se do conhecimento de conceitos, procedimentos e valores do universo da arte
14
Sequência de atividades promovem aprendizagem profunda pois garantem:
Que a arte seja integrada à vida do aluno com sentido, como hábito cultural em seu cotidiano
15
Sequências de atividades são boas quando o professor alterna dois tipos de tarefas
1- Tarefas onde o professor orienta ações para os alunos aprenderem sobre arte (fazendo ou refletindo)
16
2- Tarefas de criação alimentadas pelas experiências e conteúdos aprendidos na escola (alunos acompanhados pelos professores no percurso do desenvovimento artístico)
17
Sequências de atividades são boas quando
O professor rompe com os condicionamentos de sua prática didática e tem abertura para as novas orientações do ensino da arte
18
Sequências de atividades são boas quando
O aluno tem oportunidade de ter contato direto (ao longo de algumas sequências) com museus, mostras, exposições, espetáculos, apresentações de arte, feiras, audições, etc., com a mediação do professor e/ou educadores destas instituições
19
Sequências de atividades são boas:
Quando o professor alterna propostas nas quais a escola propicia espaços de criação e socialização da arte produziada pelos alunos
20
Compreender o sistema da arte é diferente de copiá-lo
O aluno desenvolve sua poética pessoal quando seu imaginário simbólico dialoga com o imaginário simbólico do universo da arte
21
Aluno Protagonista Criador Aprende de modo compartilhado
Cria hábitos de interlocução com a produção social da arte
22
Aluno Integra arte na vida Tem recursos para realizar escolhas de fontes de informação sobre arte e produções (“obras”) de qualidade: para fruir, fazer, compartilhar
23
Professor Conhece arte e tem experiências de criação nas linguagens
Conhece os processos de ensino e aprendizagem em arte e sabe criar a sua didática: sabe dar aulas e sabe refletir sobre sua prática individualmente, junto aos pares e à comunidade educativa
24
Professor Estuda, investiga e dedica-se para conhecer uma linguagem da arte Vive experiências de criação em cada linguagem para melhor ensiná-la
25
Conhece os conceitos e procedimentos de cada linguagem.
Professor Conhece os conceitos e procedimentos de cada linguagem. Sabe situar cada linguagem no contexto da produção social de arte e no contexto escolar
26
Todas as linguagens artísticas são importantes na vida do aluno; a escola tem que dar oportunidade ao aluno de aprender e criar, em artes visuais, dança, música e teatro
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.