A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO Equipe de Língua Portuguesa – Márcia e Priscila.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO Equipe de Língua Portuguesa – Márcia e Priscila."— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO Equipe de Língua Portuguesa – Márcia e Priscila

2 POR QUE APRENDER LITERATURA? Por meio da Literatura, enxergamos o mundo e conseguimos encontrar alternativas e soluções para os problemas do mundo.

3 POR QUE É IMPORTANTE O ACESSO À LITERATURA? AO FAVORECERMOS O ACESSO à literatura, permitimos que o aluno enxergue o mundo e encontre alternativas e soluções para o mundo.

4 DEMOCRACIA CULTURAL Literatura é um bem inestimável e o aluno tem direito a isso. O aluno tem o direito de se deixar afetar pelo texto

5 POR QUE APRENDER A LER? Não ler para fazer exercícios, e sim, para envolver toda comunidade escolar.

6 LIBERDADE DO LEITOR Conquista de autonomia crescente O acesso ao texto deve acontecer de forma A garantir ao jovem leitor O máximo possível de liberdade para aventurar-se por sua conta E risco no texto.

7 LIBERDADE DO LEITOR AUTONOMIA se desenvolve em meio à liberdade. AUTONOMIA se desenvolve em interação sistemática com outros e com o professor, em um movimento cooperativo incessante, por meio do qual é possível formar uma Comunidade Leitora Comunidade Leitora

8 Comunidade leitora Comunidade leitora Comunidade que se forma em virtude de práticas comuns de leitura e escrita, cujos membros desenvolvem, em consequência, gostos, valores, hábitos e modos de ler comuns. Ex: As diferentes formas de ler, divulgar e entender a Bíblia deram origem não só a religiões diferentes, mas a comunidades leitoras ( da Bíblia) distintas.

9 LIBERDADE DO LEITOR O LEITOR DEVE TER LIBERDADE E AUTONOMIA CRESCENTE PARA: Escolher o que quer ler de modo organizado. Perceber que a leitura da escola não é a única leitura possível e existente. Escolher o livro e dizer que não quer mais ler pois não gostou.

10 Onde queremos chegar?

11 OBJETIVO PRINCIPAL de LPT Acesso ao mundo dos livros. Formação do leitor de textos literários Propiciar aos alunos uma experiência de leitura significativa Desenvolver nos alunos o gosto pela leitura de textos literários.

12 PROMOVER LETRAMENTO LITERÁRIO Desenvolver práticas de letramento : Práticas de Leitura e Escrita que fazem parte de atividades próprias de esferas da vida social, como: A religião O trabalho O lazer A escola

13

14 O QUE É PROJETO? Conjunto de atividades orientadas por objetivos comuns e organizadas para a elaboração de um produto final. Organização temporária na qual se criam várias oportunidades de ação coletiva. Esses procedimentos permitem e exigem a construção de conhecimentos e competências pessoais, colaborando para o desenvolvimento da autonomia, da solidariedade e da liderança.

15 Objetivos do uso de projetos No âmbito de cada projeto, o professor poderá, com os alunos: Ter acesso particular ao mundo do livro e a obras literárias de referência do repertório brasileiro e universal Estabelecer contato sistemático com determinado gênero literário.

16 Objetivos do uso de projetos Criar contexto de trabalho, a partir do qual será possível fixar objetivos plausíveis para as atividade de leitura e escrita. Ler na íntegra várias obras, sob mediação e ajuda do professor.

17 Reconhecer, ao longo as atividades de exploração do texto, procedimentos e recursos característicos do texto literário. Exercitar diferentes modos de ler, associados ao gêneros em jogo. Objetivos do uso de projetos

18 Objetivos do uso com projetos Produzir textos de diferentes gêneros a propósito das obras lidas; Promover diferentes práticas de letramento literário capazes de envolver uma turma e, eventualmente, a comunidade escolar como um todo – incluídos os parentes dos alunos, vizinhos da escola

19

20 Caderno de LPT – Volume 1

21 Caderno de LPT – volume 2

22 ORGANIZAÇÃO DAS AULAS Impressões Leitura Releitura Avaliação

23 IMPRESSÕES Descobrindo o livro

24 LEITURA O MERGULHO NO TEXTO

25 RELEITURA Uma retomada da experiência de leitura

26 AVALIAÇÃO EFICÁCIA DO DESEMPENHO INDIVIDUAL E COLETIVO


Carregar ppt "DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO Equipe de Língua Portuguesa – Márcia e Priscila."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google