A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tem como proposta essencial conferir a liberdade de manifestação do pensamento, da emoção e da imaginação, elementos necessários para que crianças e adultos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tem como proposta essencial conferir a liberdade de manifestação do pensamento, da emoção e da imaginação, elementos necessários para que crianças e adultos."— Transcrição da apresentação:

1 Tem como proposta essencial conferir a liberdade de manifestação do pensamento, da emoção e da imaginação, elementos necessários para que crianças e adultos sejam protagonistas do conhecimento. Nossas ações visam proporcionar aquisição gradual da autonomia, do cuidado próprio, do cuidado do planeta, da realização das várias atividades, da resolução de conflitos e para a construção da identidade. nosso objetivo principal é a inserção das crianças como verdadeiros cidadãos do mundo, das relações sociais, da cultura e do trabalho. Nosso currículo baseia-se na formação cultural, no respeito a pluralidade, á responsabilidade social e ambiental, o trabalho em equipe a flexibilidade frente ao novo e ao desconhecido. É na articulação permanente de todos esses elementos que nosso projeto pretende contribuir para a formação de pessoas autônomas, participativas, capazes de atuar em sociedade com alegria, competência, dignidade e responsabilidade.

2 A educação infantil compreende o desenvolvimento de todas as dimensões humanas : afetiva, social, cognitiva além da formação de valores éticos, estéticos e morais presentes nas diferentes culturas como: autonomia, cooperação e solidariedade. Toda criança é produtora de conhecimento e deve ser respeitada com tal. As práticas educativas devem propiciar o desenvolvimento da identidade individual e coletiva da criança e ocorrer em um espaço lúdico onde o brincar deve estar presente na intermediação da construção do conhecimento infantil. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, inclusive para educandos com deficiências. Buscando permanentemente o padrão de qualidade na prática da educação infantil e a vinculação entre as praticas educativas e sociais.

3 Viabilizar a construção de tempos e espaços que favoreçam a autonomia e o exercício da criatividade das crianças em consonância com o Projeto Político Pedagógico. Fomentar a criação e recriação de espaços que favoreçam a cultura da infância e o protagonismo infantil. Reavivar o ato do Registro de nossas práticas como exercício de nos tornarmos autores e produtores de conhecimento. Trabalhar a Inclusão no seu sentido mais amplo, desenvolvendo um trabalho que vise a cultura da paz e uma escola verdadeiramente inclusa. Aprimorar as formas de comunicação/relacionamento e de reconhecimento desta Comunidade Escolar. Buscar parcerias para aprimorar o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico. Conscientizar a comunidade escolar para a necessidade da preservação do meio ambiente e para ações como: economia de água e luz, reciclagem do lixo Escolar e da Comunidade Aprimorar o trabalho com música e dança.

4 Consideramos a criança o principal protagonista da ação educativa, produtora de conhecimento e de cultura e como tal, deve ser respeitada. A unidade escolar organiza seus tempos e espaços, garantindo a especificidade da infância: Direito a brincadeira A liberdade de escolha A atenção individual O contato com a natureza Alimentação sadia e higiene Direito a curiosidade imaginação e capacidade de expressão Liberdade de movimento Ambiente afetivo rico em materiais e experiências Direito a construção de saberes e competências


Carregar ppt "Tem como proposta essencial conferir a liberdade de manifestação do pensamento, da emoção e da imaginação, elementos necessários para que crianças e adultos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google