A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”."— Transcrição da apresentação:

1 O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”. REVELA CONCEPÇÕES DE MUNDO, DE INFÂNCIA E DE EDUCAÇÃO CONSIDERANDO A DIVERSIDADE E A ESPECIFICIDADE DE CADA MARCO ETÁRIO.

2 PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO EMEI DONA ALICE FEITOSA

3 CONCEITO DE INFÂNCIA A infância consiste num tempo da vida do ser humano. Este tempo tem características próprias onde a curiosidade, a descoberta, a imaginação, a criatividade, o lúdico estão presentes. A criança tem o direito de ser criança, brincar, criar, imaginar, experimentar, falar e ser ouvida, ter amigos e amigas, fazer escolhas, ter contato com a natureza, ser feliz, rir, chorar, conhecer a si mesma e ao outro, relacionando-se e expressando-se de diferentes formas: elas tem o direito à vida e a ser respeitada por todos. A criança faz sua leitura de mundo, interpretando-o e reinventando-o. É sujeito de direitos, cidadã de pouca idade, é protagonista de uma cultura própria, desde que lhe seja garantido o espaço desta construção.

4 Temos discutido coletivamente a importância de construirmos no cotidiano, uma Pedagogia que contemple a visão de infância descrita. Nesse sentido nossos olhares se voltam para uma prática que organiza e reorganiza tempos e espaços para o trabalho com as múltiplas linguagens e a construção de projetos de interesse das turmas.

5 CONSTRUÇÃO PROCESSUAL DA PEDAGOGIA DA INFÂNCIA
PRINCÍPIOS Conhecer as necessidades e interesses das crianças, respeitando e ampliando suas vivências. Garantir o acesso aos bens culturais historicamente acumulados pela humanidade; Reconhecer as crianças enquanto sujeito de direitos, capazes de agir, interagir e produzir culturas; Organizar tempos, espaços e materiais de modo a possibilitar à criança fazer diferentes escolhas, imaginar, criar, inventar e construir progressivamente sua autonomia; Respeitar e garantir a diversidade e as diferenças; Garantir a expressão das crianças nas diferentes linguagens;

6 Observar e ouvir com atenção “as falas” e os fazeres das crianças;
Garantir a participação da comunidade, famílias e funcionários da escola na construção e reconstrução do Projeto Político-Pedagógico; Garantir às crianças o espaço da expressão de uma cultura própria na e pela interação entre as crianças, entre as crianças e os adultos, crianças e materiais; Garantir o protagonismo das crianças dentro das várias atividades planejadas e do currículo emergente, valorizando os focos de interesse das crianças; Valorização das múltiplas linguagens; Valorização das diferenças em detrimento de modelos e convenções apontados pela mídia e outros aparelhos ideológicos.


Carregar ppt "O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google