A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR Tempos Fundamentais Tempos Fundamentais Tempo de interagir com outras crianças.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR Tempos Fundamentais Tempos Fundamentais Tempo de interagir com outras crianças."— Transcrição da apresentação:

1 TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

2 TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR Tempos Fundamentais Tempos Fundamentais Tempo de interagir com outras crianças e com os adultos; Tempo de interagir com outras crianças e com os adultos; Tempo de experimentar, de explorar, de pesquisar; Tempo de experimentar, de explorar, de pesquisar; Tempo de desenvolver múltiplas linguagens; Tempo de desenvolver múltiplas linguagens;

3 TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR Tempo de brincar e de movimentar-se em espaços amplos e de expressar sentimentos e pensamentos; Tempo de brincar e de movimentar-se em espaços amplos e de expressar sentimentos e pensamentos; Tempo de desenvolver a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão; Tempo de desenvolver a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão;

4 TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR Tempo de ampliar conhecimentos sobre a natureza e a cultura; Tempo de ampliar conhecimentos sobre a natureza e a cultura; Tempo de diversificar atividades, escolhas e companheiros de interação; Tempo de diversificar atividades, escolhas e companheiros de interação; Tempo de conhecer sua história e a de sua família e os valores culturais. Tempo de conhecer sua história e a de sua família e os valores culturais.

5 TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR Os Tempos devem atender: Os Tempos devem atender: das crianças (alimentação, repouso, higiene e faixa etária); Às necessidades biológicas das crianças (alimentação, repouso, higiene e faixa etária); diferenças individuais: o ritmo/tempo para realizar tarefas propostas) Às necessidades psicológicas (diferenças individuais: o ritmo/tempo para realizar tarefas propostas)

6 TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR Às necessidades sociais relacionadas à cultura (como comemorações significativas para a comunidade, valores, etc.) Às necessidades sociais relacionadas à cultura (como comemorações significativas para a comunidade, valores, etc.)

7 TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR Para que esses Tempos ocorram é necessário: Para que esses Tempos ocorram é necessário: Organizar os espaços e materiais - experimentação e escolhas (oferecer ampla variedade de ambientes, materiais e experiências); Organizar os espaços e materiais - experimentação e escolhas (oferecer ampla variedade de ambientes, materiais e experiências); Organizar um ambiente emocional adequado. Organizar um ambiente emocional adequado.

8 TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR a criança exponha opiniões e intenções, experimente e reflita; trabalhe em grupo e individualmente e possa escolher livremente. Planejamento de uma rotina com atividades diversificadas em que a criança exponha opiniões e intenções, experimente e reflita; trabalhe em grupo e individualmente e possa escolher livremente.

9 TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR


Carregar ppt "TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR Tempos Fundamentais Tempos Fundamentais Tempo de interagir com outras crianças."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google