A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vem brincar comigo! Turno da tarde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vem brincar comigo! Turno da tarde."— Transcrição da apresentação:

1 Vem brincar comigo! Turno da tarde. “Brincar com criança não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem”. Carlos Drumond

2 Justificativa Cada vez mais o ser humano vem se esquecendo de coisas essenciais que nos caracterizam enquanto humano – o simbolizar, o imaginar, o fantasiar, o brincar. A brincadeira tem em si mesma a condição de nos mobilizar, de permitir que sejamos espontâneos e inteiros. Temos nos distanciado disso, pois vivemos em ritmo acelerado, em busca cada vez mais de informação e conhecimento, indo na contramão, do experienciar, de viver plenamente o instante e de sentir prazer.

3 Até mesmo com as crianças vemos isso se repetir, pois desde muito pequenas vivem num mundo repleto de obrigações. Queremos garantir um espaço onde o Fazer, Viver, Experienciar e a Brincadeira aconteçam de fato, permitindo às crianças “ser criança” recuperando histórias, jogos e brincadeiras que têm origem nas nossas infâncias (reavivar a criança que existe em nós) e em outras infâncias: que passam de geração para geração, se assim permitirmos. Além disso, a cultura popular está presente nos jogos, músicas e brincadeiras de cada povo, recuperando-os estaremos criando o sentimento de pertencimento a um grupo e promovendo a sua continuidade; afinal este é o sentido da humanidade. Perpetuar-se através da cultura e da sua recriação.

4 Objetivos Gerais Possibilitar que as crianças sejam alertas, curiosas, que confiem na sua capacidade de imaginar coisas e dizer o que realmente pensam (auto confiança e confiança no grupo). Estimular a iniciativa. Propiciar oportunidades para que estabeleçam relações de troca com o outro, compartilhando experiências. Incentivar a participação de todos, promovendo valores humanos como, empatia, solidariedade, colaboração, respeito, integração das diferenças, paciência, tolerância. Estimular o cuidado e o respeito pela natureza.

5 Objetivos Específicos
Integrar as classes do mesmo turno (integral) promovendo a interação entre as diferentes idades. Discutir e respeitar regras, recriando-as e negociando-as de comum acordo com os colegas. Imitar e representar as interações presentes na sociedade, reinventando-as através da brincadeira, vivenciando papéis que lhe sejam mais interessantes. Ampliar o repertório de jogos, brincadeiras e histórias.

6 Envolver os pais e a comunidade escolar através de pesquisas e na organização da horta (Apoio ONG 5 elementos). Ouvir histórias, criando a “hora do conto” possibilitando momentos de fruição. Ampliar o repertório musical Expressar-se através das diversas linguagens como gestual, musical, dança, artes plásticas, desenho, etc. Estimular o contato com diferentes materiais como massas diversas, areia e terra. Estimular a alimentação saudável.

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20 “As crianças hoje têm pouco tempo de ócio, pouco tempo de fantasia, e é isso que nos dá riqueza humana”. Maria Rita Kenlh


Carregar ppt "Vem brincar comigo! Turno da tarde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google