A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
TIZIANE/CLÁUDIA ABRIL/2010

2 EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
Desenvolvimento cultural: O sujeito desenvolve a função simbólica, amplia o domínio dos instrumentos culturais e apropria-se do uso de vários equipamentos (do lápis e papel ao computador).

3 Funções psicológicas superiores
Enfatizar a memória e a imaginação é um caminho de ampliação da experiência dos alunos que pode ser realizado através da utilização dos sistemas expressivos de comunicação que acontece, principalmente, através das atividades artísticas (outras linguagens).

4 Tempo e espaço O tempo precisa ser flexível para a criança colher as informações que são dadas no contexto; O espaço da sala de aula tem que ser repensado, reorganizado para que o aluno se coloque numa situação confortável de acordo com as suas necessidades (acessibilidade).

5 Movimento Está relacionado com a memória e é imprescindível para a ação pedagógica; Podem ser ritmados, seqüenciados, coreografados (adaptados às necessidades da criança).

6 Emoção e afetividade A emoção e a afetividade são constitutivas do ato de aprender; A Educação inclusiva precisa garantir o reconhecimento e o respeito às vivências emocionais do aluno.

7 Exercício da vontade O aluno incluído necessita de mais tempo para a elaboração, reflexão e execução de uma tarefa; Não completar uma tarefa poderá provocar frustração e/ou sentimento de incapacidade; esses sentimentos desencadeiam falta de confiança para se lançar em uma tarefa.

8 Tomada de decisão Aceitar e incentivar a tomada de decisão faz parte do processo educativo (desenvolvimento da autonomia e independência); Em qualquer tipo de diversidade, a tomada de decisões é possível em algumas áreas do comportamento; Através de ações efetivadas o aluno aprende e se desenvolve.

9 Exercício da função simbólica
A função simbólica está na base da formação de memórias, na elaboração de sistemas simbólicos como a fala, na formação de imagens e na apropriação de bens culturais; Uma pedagogia inclusiva deve incluir atividades que envolvam a função simbólica: atividades artísticas envolvendo diferentes formas de comunicação.

10 Exercício da criatividade
A capacidade de aprender, de criar, realizar algo, eleva a auto-estima de qualquer pessoa; Criar garante o exercício da imaginação, da função simbólica, mobilizando inúmeras formas de ação; O exercício da imaginação, trará conseqüências positivas para as aprendizagens escolares.

11 para acolher a diversidade
Perfil dos educadores para acolher a diversidade Estar aberto à experimentação, observando e registrando as ações pedagógicas propostas e a performance do aluno; Oportunizar situações de desenvolvimento para os alunos incluídos; Acolher a diversidade como uma “normalidade” da espécie.

12 EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE


Carregar ppt "EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google