A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS"— Transcrição da apresentação:

1 DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
INCLUSÃO ESCOLAR DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS

2 A condição de igualdade social nem sempre está presente no cotidiano do deficiente físico, mesmo tendo seus direitos garantidos pela legislação.

3 Um aluno com deficiência física pode ter dificuldade em realizar muitas tarefas rotineiras na escola.

4 Atividades motoras e cognitivas que estimulem a cooperação, a auto superação,auto confiança podem e devem ser desenvolvida em atividades físicas e dentro de sala de aula.

5 Para desenvolver suas habilidades motoras, a criança com deficiência física precisa receber ajuda dos benefícios tecnológicos e de reabilitação em constante interação com o ambiente ao qual ela pertence.

6 É muito mais significante a criança desenvolver habilidades de fala se ela tem com quem se comunicar. Da mesma forma, é mais significante desenvolver habilidades de andar se para ela está garantindo o seu direito de ir e vir.

7 INCLUSÃO ESCOLAR O ambiente escolar é para qualquer criança o espaço por natureza de interação uns com os outros. A inclusão escolar é a oportunidade para que de fato a criança com a deficiência física não esteja à parte, realizando atividades sem sentido.

8 DEFICIÊNCIA: Decreto nº3298 Art.3 e Art. 4
DEFICIÊNCIA FÍSICA toda a perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de uma atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano. alteração completa ou parcial de um ou mais segmento do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.

9 Alguns tipos de deficiência física:
Paraplegia, Tetraplegia, Hemiplegia, Paralisia cerebral, Amputação.

10 INCLUSÃO ESCOLAR É necessário que os professores conheçam a diversidade e a complexidade dos diferentes tipos de deficiência física, para definir estratégias de ensino que desenvolvam o potencial do aluno.

11 INCLUSÃO ESCOLAR De acordo com a limitação física apresentada é necessário utilizar recursos didáticos e equipamentos especiais para a sua educação, buscando viabilizar a participação do aluno nas situações práticas vivenciadas no cotidiano escolar para que o mesmo com autonomia possa otimizar suas potencialidades e transformar o ambiente em busca de uma melhor qualidade de vida.

12 Tecnologia Assistiva É uma expressão utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência.

13 Tecnologia Assistiva Fazer T.A. na escola é buscar com criatividade uma alternativa para que o aluno realize o que deseja ou precisa.

14 Comunicação Aumentativa e Alternativa
C.A.A é a área da tecnologia assistiva que atende pessoas sem fala na escrita funcional ou em defasagem entre e sua habilidade em falar e escrever. O usuário da C.A. A sinalizará a mensagem que deseja expressar, apontando o recurso externo que será organizado em pranchas com símbolos, objetos, miniaturas.

15 Atendimento Educacional Especializado para a deficiência física
É necessário criar condições adequadas para o deficiente físico, quanto à locomoção, comunicação, conforto e segurança. É no Atendimento Educacional Especializado ministrado nas escolas de ensino regular, que deverá realizar uma seleção de recursos e técnicas adequadas, a cada tipo de comprometimento.

16 uso da comunicação aumentativa e alternativa (dificuldade de fala);
O Atendimento Escolar Especializado pode fazer uso das seguintes modalidades de Tecnologia Assistiva: uso da comunicação aumentativa e alternativa (dificuldade de fala); adequação dos materiais didáticos – pedagógicos tais como engrossadores de lápis, quadro magnético com letra com imã, tesouras adaptadas;

17 O Atendimento Escolar Especializado pode fazer uso das seguintes modalidades de Tecnologia Assistiva: desenvolvimento de projetos com parceria de arquitetos para promover a acessibilidade; adequação dos recursos de informática, teclado, mouse,ponteira de cabeça; mobiliário adequado, mesa, cadeira, quadro, cadeira de rodas, andadores.

18 Alguns materiais adaptados pela APAE de Cristina.

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35 MENSAGEM FINAL: “Todo mundo tem um potencial único. Trate as pessoas com necessidades especiais, vislumbrando as capacidades que ela tem. Uma relação harmoniosa e respeitosa é capaz de transformações profundas. É importante sempre acreditar no ser humano; tenha ele alguma limitação, transtorno ou deficiência.”

36 "Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças" (Mantoan)


Carregar ppt "DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google