A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INCLUSÃO ESCOLAR DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INCLUSÃO ESCOLAR DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS."— Transcrição da apresentação:

1 INCLUSÃO ESCOLAR DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS

2 A condição de igualdade social nem sempre está presente no cotidiano do deficiente físico, mesmo tendo seus direitos garantidos pela legislação.

3 Um aluno com deficiência física pode ter dificuldade em realizar muitas tarefas rotineiras na escola.

4 Atividades motoras e cognitivas que estimulem a cooperação, a auto superação,auto confiança podem e devem ser desenvolvida em atividades físicas e dentro de sala de aula.

5 Para desenvolver suas habilidades motoras, a criança com deficiência física precisa receber ajuda dos benefícios tecnológicos e de reabilitação em constante interação com o ambiente ao qual ela pertence.

6 É muito mais significante a criança desenvolver habilidades de fala se ela tem com quem se comunicar. Da mesma forma, é mais significante desenvolver habilidades de andar se para ela está garantindo o seu direito de ir e vir.

7 INCLUSÃO ESCOLAR O ambiente escolar é para qualquer criança o espaço por natureza de interação uns com os outros. A inclusão escolar é a oportunidade para que de fato a criança com a deficiência física não esteja à parte, realizando atividades sem sentido.

8 DEFICIÊNCIA: Decreto nº3298 Art.3 e Art. 4 DEFICIÊNCIA toda a perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de uma atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano. DEFICIÊNCIA FÍSICA alteração completa ou parcial de um ou mais segmento do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.

9 Alguns tipos de deficiência física: Paraplegia, Tetraplegia, Hemiplegia, Paralisia cerebral, Amputação.

10 É necessário que os professores conheçam a diversidade e a complexidade dos diferentes tipos de deficiência física, para definir estratégias de ensino que desenvolvam o potencial do aluno. INCLUSÃO ESCOLAR

11 De acordo com a limitação física apresentada é necessário utilizar recursos didáticos e equipamentos especiais para a sua educação, buscando viabilizar a participação do aluno nas situações práticas vivenciadas no cotidiano escolar para que o mesmo com autonomia possa otimizar suas potencialidades e transformar o ambiente em busca de uma melhor qualidade de vida. INCLUSÃO ESCOLAR

12 Tecnologia Assistiva É uma expressão utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência.

13 Fazer T.A. na escola é buscar com criatividade uma alternativa para que o aluno realize o que deseja ou precisa. Tecnologia Assistiva

14 Comunicação Aumentativa e Alternativa C.A.A é a área da tecnologia assistiva que atende pessoas sem fala na escrita funcional ou em defasagem entre e sua habilidade em falar e escrever. O usuário da C.A. A sinalizará a mensagem que deseja expressar, apontando o recurso externo que será organizado em pranchas com símbolos, objetos, miniaturas.

15 Atendimento Educacional Especializado para a deficiência física É necessário criar condições adequadas para o deficiente físico, quanto à locomoção, comunicação, conforto e segurança. É no Atendimento Educacional Especializado ministrado nas escolas de ensino regular, que deverá realizar uma seleção de recursos e técnicas adequadas, a cada tipo de comprometimento.

16 O Atendimento Escolar Especializado pode fazer uso das seguintes modalidades de Tecnologia Assistiva: uso da comunicação aumentativa e alternativa (dificuldade de fala); adequação dos materiais didáticos – pedagógicos tais como engrossadores de lápis, quadro magnético com letra com imã, tesouras adaptadas;

17 desenvolvimento de projetos com parceria de arquitetos para promover a acessibilidade; adequação dos recursos de informática, teclado, mouse,ponteira de cabeça; mobiliário adequado, mesa, cadeira, quadro, cadeira de rodas, andadores. O Atendimento Escolar Especializado pode fazer uso das seguintes modalidades de Tecnologia Assistiva:

18 Alguns materiais adaptados pela APAE de Cristina.

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35 MENSAGEM FINAL: Todo mundo tem um potencial único. Trate as pessoas com necessidades especiais, vislumbrando as capacidades que ela tem. Uma relação harmoniosa e respeitosa é capaz de transformações profundas. É importante sempre acreditar no ser humano; tenha ele alguma limitação, transtorno ou deficiência.

36 " Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças" (Mantoan)


Carregar ppt "INCLUSÃO ESCOLAR DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google