A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE."— Transcrição da apresentação:

1 CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE

2 CURRÍCULO FUNCIONAL Proposta educacional que prioriza o desenvolvimento de capacidades que permitam o educando viver e conviver na sua comunidade Proposta educacional que prioriza o desenvolvimento de capacidades que permitam o educando viver e conviver na sua comunidade Proposta educacional Currículo

3 CURRÍCULO Enfoque terapêutico Enfoque educacional Crescimento como pessoa Crescimento intelectual não leva a crescimento pessoal

4 CURRÍCULO Conjunto de experiências proporcionadas ao educando tendo em vista seu crescimento e inserção na sociedade Transmite conhecimentos Proporciona vivências

5 CURRÍCULO Informação Informação Aquisição de saberes Aquisição de saberes Formação Formação Desempenho de papéis sociais Desempenho de papéis sociais Relações inter pessoais Relações inter pessoais Valores Valores Regras Regras

6 CURRÍCULO PRINCÍPIOS PRINCÍPIOS DIRETRIZES METODOLÓGICAS DIRETRIZES METODOLÓGICAS POSTURA DO EDUCADOR POSTURA DO EDUCADOR Concepções acerca da deficiência Prática pedagógica de sala de aula Relação

7 Currículo Funcional PRINCÍPIOS Perceber o educando como pessoa Perceber o educando como pessoa Valorização da pessoa X Valorização da deficiência Considerar a pessoa como parte de uma rede de relações Considerar a pessoa como parte de uma rede de relações

8 Currículo Funcional PRINCÍPIOS Acreditar que esta pessoa tem capacidades Acreditar que esta pessoa tem capacidades Reconhecer seu direito de viver e conviver na sua comunidade Reconhecer seu direito de viver e conviver na sua comunidade

9 DIRETRIZES METODOLÓGICAS Maximização de oportunidades Maximização de oportunidades Características das atividades propostas Características das atividades propostas Respeito às características do educando Respeito às características do educando

10 Diretrizes Metodológicas MAXIMIZAÇÃO DE OPORTUNIDADES Participação Participar em parceria ou fazendo uma atividade comum a seu grupo com seu ritmo e precisão na tarefa Participação máxima Envolvimento passivo Participação independente

11 Diretrizes Metodológicas MAXIMIZAÇÃO DE OPORTUNIDADES Interação Interação Escolha Escolha Atuação independente Atuação independente Tomada de decisões Tomada de decisões Autonomia

12 Diretrizes Metodológicas CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS Cooperativas Cooperativas Resultado final é comum Fator coletivo Interdependência Atividades individualistas

13 Diretrizes Metodológicas CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS Funcionais Funcionais Ocorrem no dia-a-dia do educando Facilitam o desenvolvimento de capacidades/ habilidades essenciais a vida na comunidade

14 Diretrizes Metodológicas CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS Ação educadora em ambientes naturais Ação educadora em ambientes naturais »Heterogêneos »Ritmo de vida »Pistas e reforço naturais Ambientes simulados Ambientes simulados

15 Diretrizes Metodológicas RESPEITO ÀS CARACTERÍSTICAS DO EDUCANDO Adequação à faixa de idade Adequação à faixa de idade Materiais utilizados Materiais utilizados Atitudes Atitudes Ambientes Ambientes Atividades Atividades Preferências Preferências Valores Valores

16 POSTURA DO EDUCADOR Relação professor aluno Relação professor aluno A parceria com a família e demais pessoas significativas na vida do educando A parceria com a família e demais pessoas significativas na vida do educando

17 Postura do Educador RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO Papel de organizador da atividade e mediador das interações Papel de organizador da atividade e mediador das interações Visão positiva do educando Visão positiva do educando Escuta sensível Escuta sensível Ajuda na interpretação das situações apresentadas Ajuda na interpretação das situações apresentadas

18 Postura do Educador RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO Apoio e supervisão no desenrolar da atividade Apoio e supervisão no desenrolar da atividade Uso de vocabulário compatível com a faixa etária do educando Uso de vocabulário compatível com a faixa etária do educando Uso de roupas compatível com o ambiente educacional Uso de roupas compatível com o ambiente educacional

19 Postura do Educador PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DEMAIS PESSOAS SIGNIFICATIVAS NA VIDA DO EDUCANDO A família como parceira A família como parceira Envolvimento desde o início da experiência educacional Membros ativos e respeitados da equipe educacional Tradição

20 Postura do Educador PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DEMAIS PESSOAS SIGNIFICATIVAS NA VIDA DO EDUCANDO Toda família pode e deve ser envolvida no processo educacional de seus filhos Toda família pode e deve ser envolvida no processo educacional de seus filhos O educador precisa aprender a trabalhar com o grupo familiar O educador precisa aprender a trabalhar com o grupo familiar A família tem informações que são importantes para o desenvolvimento da proposta educacional A família tem informações que são importantes para o desenvolvimento da proposta educacional

21 Postura do Educador PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DEMAIS PESSOAS SIGNIFICATIVAS NA VIDA DO EDUCANDO Ter pais como parceiros significa: Ter pais como parceiros significa: Partilhar responsabilidades Partilhar responsabilidades Decidir juntos Decidir juntos Planejar juntos Planejar juntos Trabalhar juntos Trabalhar juntos

22 Postura do Educador PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DEMAIS PESSOAS SIGNIFICATIVAS NA VIDA DO EDUCANDO Benefícios desta parceria Para o profissional Para o profissional Para os pais Para os pais Para o educando Para o educando

23 Postura do Educador PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DEMAIS PESSOAS SIGNIFICATIVAS NA VIDA DO EDUCANDO Criar uma parceria entre pais e educadores não é fácil mas é possível e deve ser tentado

24 Precisamos de uma proposta pedagógica onde os conhecimentos a serem adquiridos e as melhores oportunidades de desenvolvimento pessoal possam andar juntos

25


Carregar ppt "CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google