Habilidades em Comunicação V

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Habilidades em Comunicação V"— Transcrição da apresentação:

1 Habilidades em Comunicação V
Profa. Ms. Cássia Gomes

2 “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê- la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”. (Fernando Pessoa)

3 EMENTA Processos grupais. Formas de avaliação. Intervenções.
Diferentes aplicações teórico-práticas com grupos e contextos diversos.

4 OBJETIVO GERAL Propiciar a compreensão do funcionamento de um grupo com seus fenômenos e processos, bem como sua aplicabilidade, considerando os objetivos, a população e as patologias envolvidas; Apresentar ao discente as diversas possibilidades de intervenções grupais aplicadas aos contextos institucionais, públicos e privados.

5 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Comunicar‐se, adequadamente, com as famílias escolhidas na comunidade; Informar e educar seus pacientes, familiares e comunidade em relação à promoção da saúde e prevenção das doenças, usando técnicas apropriadas de comunicação; Conceituar autonomia e compreender sua importância na relação médico paciente, família e cuidadores;

6 Citar os fundamentos da relação médico‐família‐paciente e as principais questões éticas na relação médico‐família‐paciente; Explicar os limites da autonomia da família, da criança e do adolescente e sua importância na relação medico‐ família –paciente; Agir de acordo com os valores e responsabilidades esperados e os direitos do profissional médico, frente ao paciente, à equipe de profissionais de saúde e à sociedade;

7 Apresentar atitude ética e reflexiva sobre os processos de trabalho e formação;
Mostrar responsabilidade em relação a si mesmo, a seus colegas, à faculdade e à comunidade. Apresentar habilidades para discussão em grupo, de auto‐avaliação e para o trabalho na equipe de saúde; Relacionar‐se com docentes, funcionários, demais discentes e a equipe de saúde da família cooperando para a efetivação de ações do trabalho em equipe multidisciplinar;

8 Tomar decisões e agir baseado nos princípios da ética e da bioética;
Demonstrar responsabilidade moral e ética na assistência individual e assistência coletiva da saúde; Agir dentro de seu papel social como um agente de transformação e mudanças, promovendo estilos de vida saudáveis;

9 Valorizar prioritariamente as necessidades de saúde da população, com ênfase na ação preventiva, dentro de uma visão integral e de valores éticos e culturais; Relacionar‐se com os indivíduos e a coletividade, considerando os determinantes sociais, históricos, culturais e ambientais como fatores essenciais no processo saúde‐doença e respeitando os aspectos culturais e religiosos do enfermo, dos familiares e dos cuidadores; Estabelecer vínculos com indivíduos e comunidade;

10 Utilizar linguagem adequada à compreensão do entrevistado;
Atuar em sua entrevista com base nos princípios da ética e da bioética; Demonstrar atenção, cordialidade e acolhimento do entrevistado durante a entrevista; Agir com civilidade e confidencialidade, no trato e convivência com colegas, pacientes e seus familiares;

11 Utilizar traje, postura, apresentação, vocabulário e atitudes adequados à prática médica;
Exercer seu papel social de agente de transformação e mudanças dentro de uma visão integral e de valores éticos e culturais; Valorizar prioritariamente as necessidades de saúde da população, com ênfase na ação preventiva, dentro de uma visão integral e de valores éticos e culturais.

12 Relacionar-se com docentes, funcionários, demais discentes e a equipe de saúde da família cooperando para a efetivação de ações do trabalho em equipe multidisciplinar; Demonstrar responsabilidade moral e ética na assistência individual e assistência coletiva da saúde; Agir dentro de seu papel social como um agente de transformação e mudanças, promovendo estilos de vida saudáveis.

13 Relacionar-se com os indivíduos e a coletividade, considerando os determinantes sociais, históricos, culturais e ambientais como fatores essenciais no processo saúde- doença e respeitando os aspectos culturais e religiosos do enfermo, dos familiares e dos cuidadores.

14 PROGRAMA Unidade I. O papel do médico dentro da equipe de saúde e nos grupos (família, cuidador e comunidade); Técnicas de observação e comunicação nos grupos: equipe de saúde, família, cuidador e comunidade;

15 Promoção da saúde e prevenção das doenças, usando técnicas apropriadas de comunicação;
As principais questões éticas na relação médico‐família‐paciente.

16 Unidade II. Habilidades para discussão em grupo, de auto‐avaliação e para o trabalho na equipe de saúde. Relacionamento com docentes, funcionários, demais discentes e a equipe de saúde da família (PSF) cooperando para a efetivação de ações do trabalho em equipe multidisciplinar. O trabalho do médico dentro dos grupos: terapêutico, preventivo, operativo;

17 Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. (Carl G. Jung)


Carregar ppt "Habilidades em Comunicação V"
Anúncios Google