A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Escola e as Mudanças Sociais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Escola e as Mudanças Sociais"— Transcrição da apresentação:

1 A Escola e as Mudanças Sociais
Historicamente as mudanças sociais são advindas de uma perspectiva subjetiva a partir da visão da necessidade que seu entorno apresenta. Diante das subjetividades e de inquietações pessoais sobre o cotidiano é que cada ser vai formando seus pares e assim formando os grupos de interesses que levam a algumas ações efetiva diante do problema social existente. Neste contexto, a escola como estrutura concreta inserida na sociedade se apresenta como o principal meio de conhecimento dos saberes necessários para a transformação do ser que precisa estar consciente de seu papel transformador da sociedade a qual se insere.

2 Diante disso é que se deve refletir sobre o verdadeiro papel da escola e se a mesma encontra-se aberta para novas concepções de sociedade que seu alunado traz para dentro dela . A escola como espaço de transformação no desenvolvimento humano e social, precisa pensar alternativas para enfrentar as diversidades de Violência no contexto do cotidiano da criança e adolescente. Processo educativo que levem adquirir valores de relações de paz. Se a educação atuar como agente de promoção de mudança, essa mudança se dará devido a força das idéias e das atividades preventivas repassadas para a comunidade em geral por meio de ações educativas.

3 A escola junto a Equipe pedagógica deve dispor de mecanismos para desenvolver a sensibilização com os educandos e comunidade fim de que participem de atividades sócio-pedagógica como: oficinas pedagógicas , discussões, debates, que proporcionem mudança de comportamento por meio das artes, da dança , música , interpretação de textos para que sintam-se valorizados no seu fazer. Informar às comunidades das idéias e práticas que contribuem para acelerar o processo de mudanças na vida individual e social. A partir das discussões, diálogo, reuniões, atendimentos especiais, etc. Principalmente, informar aos jovens sobre seus deveres e direitos, visto que é a partir da falta do diálogo que se cronificam os problemas sociais.

4 A mudança social , a partir da escola,acontece por meio das práticas pedagógicas diárias e nas relações entre a comunidade escolar. Com ações que visem proporcionar ao professor um olhar inclusivo, de valorização e cuidado para com a construção do processo de construção integral de seus alunos, evitando violência como abandono escolar. A Escola precisa acompanhar as mudanças sociais . Para isso precisa: Adequar seu currículo; Adequar seu fazer pedagógico; Proporcionar momentos de formação continuada em serviço; Estar atenta a seus alunos; Promover a cultura do “ser”.

5 A escola atenta a estas mudanças será um local agradável e positivo para o desenvolvimento de uma juventude saudável. É importante também buscar parcerias com todos os que, no entorno da escola, puderem contribuir para este trabalho. E por fim, a articulação com os pais ou responsáveis para exigir dos órgãos competentes , tudo que será necessário para efetivar as ações da escola.


Carregar ppt "A Escola e as Mudanças Sociais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google