A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que."— Transcrição da apresentação:

1 CURRÍCULO

2 AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que facilitem ao aluno uma compreensão da realidade em que está inserido, que possibilitem uma ação consciente e segura no mundo imediato e promovam a ampliação de seu universo cultural, que possam incentivar mudanças individuais e sociais.

3 Discussões sobre os procedimentos e as relações sociais que contribuam para formar sujeitos autônomos, críticos e criativos (conhecimentos relevantes) sobre as transformações que desejamos efetuar nos alunos e alunas sobre os valores que desejamos desenvolver sobre as identidades que pretendemos construir

4 Discussões sobre a seleção de conhecimentos relevantes que incentivem mudanças individuais e sociais, assim como formas de organização e de distribuição dos conhecimentos escolares que possibilitem sua apreensão e sua crítica (educação de qualidade) e até sobre a exclusão dentro da inclusão.

5 Discussões sobre o currículo oculto (efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo claramente percebidos pela comunidade escolar, porém presentes nas relações sociais e nas rotinas do cotidiano escolar) sobre conhecimentos, verdade, poder e identidade

6 Definir CURRÍCULO é reconhecê-lo inserido em uma rede complexa, o contexto histórico-social e cultural ao qual pertence, assim, é uma trama da rede social.

7 As experiências dos sujeitos, no microcontexto (aluno e professor), também constroem o currículo e são determinantes essenciais devendo ser consideradas e compreendidas no e pelo macrocontexto.

8 O Currículo é um campo de tensões, entre o coletivo e o individual. Um projeto a ser realizado, enquanto ação política educacional, e um resultante de diversos determinantes culturais e sociais do contexto onde é construído, assim, expressão de tensões.

9 O Currículo revela escolhas, revela o descarte de possibilidades não adotadas e os anseios, valores e objetivos humanos, conscientes e inconscientes, pretendidos deste mesmo contexto social. É resultado das decisões que obedecem a fatores determinantes diversos: culturais, econômicos, políticos e pedagógicos.

10 Assim, definir currículo é compreender os percursos sociais, históricos, econômicos e políticos. É admitir que o homem é um sujeito da História que faz histórias, construtor de sua realidade social. Não se pode desconsiderar O QUE, POR QUE, COMO, QUANDO, E QUEM ENSINA E APRENDE.

11 Os conteúdos escolares e suas finalidades precisam ser compreendidos a partir dos interesses dos sujeitos, visto que eles estão presentes nos documentos oficiais, nos sonhos almejados, nos discursos da comunidade escolar, enfim, almejados pela coletividade social.

12 Ao admitir que o currículo é construção realizada em uma cultura escolar específica, podemos destacar alguns elementos norteadores da cultura escolar que fornecem referências para esta compreensão:

13 O projeto político pedagógico e a proposta curricular; O planejamento; As experiências de aprendizagem de professores e alunos, revelados ou não; As ideologias; As concepções teóricas; As posições políticas da comunidade educativa; As relações de poder estabelecidas interna e externamente com a sociedade; A estrutura física e econômica que o ambiente educativo dispõe.

14 O Projeto Político Pedagógico e a Proposta Curricular são portadores das intencionalidades da comunidade educativa, das determinações políticas e legais estabelecidas para a educação e dos saberes escolares de um determinado contexto histórico, social e político.

15 O Planejamento construído pelo professor e a adoção do livro didático são ações que caracterizam o compromisso firmado à comunidade educativa pelo docente, de como e o que irá ensinar à comunidade aprendente.

16 Documentos, texto, planos e tarefas são fotos fixas, aproximadas de um processo que as liga. De certa forma, refletem o currículo, mas o estudo e compreensão destas deve fixar-se no processo entre as fotos. Todas estas manifestações ou representações do projeto político pedagógico e dos conteúdos do ensino são cortes que representam a realidade processual, mas esta é composta pela interação de tudo isso.

17 EM NOSSA DISCUSSÃO VAMOS LEVAR EM CONTA A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO

18 POLÍTICAS INCLUSIVAS E MOVIMENTO CURRICULAR: TRANSFORMAÇÃO OU ADAPTAÇÃO DA ESCOLA? As discussões curriculares que acompanham as políticas de educação inclusiva no Brasil orientam para uma reflexão dos processos escolares na perspectiva de transformar a escola?

19 OU estamos frente a uma concepção de escola satisfatória que necessita apenas prover algumas adaptações que eliminem barreiras para estudantes com características muito específicas?

20 A educação deve estar voltada para uma reflexão e redefinição de sua prática, de modo que possamos superar as posturas excludentes, em nome de uma escola para todos, uma escola para atender as diferenças: a escola inclusiva.

21 INCLUSÃO EDUCACIONAL A educação inclusiva pressupõe o atendimento a todos os alunos, através de currículos abertos e flexíveis, comprometidos com o atendimento às necessidades educacionais de todos os alunos, sejam eles especiais ou não, abertos às diferenças, garantindo o direito à construção de conhecimentos e valores e da qual participem todos os profissionais da Educação.

22 UM CURRÍCULO REQUER: Atitude favorável da escola para diversificar e flexibilizar o processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às diferenças individuais dos alunos. Identificação das necessidades educacionais especiais para justificar a priorização de recursos e meios favoráveis à sua educação Adoção de currículos abertos e propostas curriculares diversificadas, em lugar de uma concepção uniforme e homogeneizadora de currículos.

23 Diversificar e flexibilizar não significa excluir a existência de aprendizagens, aquisições e competências imprescindíveis a todos os alunos. Significa aceitar que existem vários caminhos para se chegar a um mesmo fim.

24 1º 3º2º5º4º 7º 6º9º8º Adaptação Curricular Enriquecimento Curricular Organização Curricular Promoção de série (ano)

25 ADAPTAÇÕES CURRICULARES São respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional de forma a favorecer a todos os alunos e, dentre estes, os que apresentam necessidades educacionais especiais: - o acesso ao Currículo - a participação integral, efetiva e bem sucedida em uma programação escolar tão comum quanto possível.

26 As adaptações curriculares podem ser implementadas em várias áreas e momentos da atuação do professor nos objetivos de ensino no conteúdo ensinado no método de ensino nos processos de avaliação na temporalidade

27 ADAPTAÇÃO DE OBJETIVOS Ajustes que o professor pode fazer adequando o seu plano de ensino às características e condições do aluno com necessidades educacionais especiais.

28 ADAPTAÇÃO DE CONTEÚDOS Podem ser: priorização de tipos de conteúdos priorização de áreas ou unidades de conteúdos reformulação da seqüência de conteúdos

29 ADAPTAÇÕES DO MÉTODO DE ENSINO E DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA Significa procurar as estratégias que melhor respondam às características e às necessidades peculiares a cada aluno.

30 ADAPTAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO Utilizar diferentes procedimentos de avaliação, adaptando-os aos diferentes estilos e possibilidades de expressão dos alunos.

31 ADAPTAÇÃO NA TEMPORALIDADE Aumentar ou diminuir o tempo previsto para o trato de determinados objetivos e os conseqüentes conteúdos, levando em conta a necessidade educacional de cada aluno.


Carregar ppt "CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google