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QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?. Legislação Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional O ensino será ministrado com base em alguns princípios, segundo.

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1 QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?

2 Legislação Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional O ensino será ministrado com base em alguns princípios, segundo o Art. 3º dos quais destacamos: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

3 Legislação Art. 26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. Observação: este artigo é complementado pelo de nº 27.

4 Legislação Resolução 76/2008 Dispõe sobre a implementação da Proposta Curricular do Estado de São Paulo Art. 1º Constitui o referencial básico obrigatório para a formulação da Proposta Pedagógica das escolas da Rede Estadual.

5 PRINCÍPIOS 1- Uma escola que também aprende. 2- O currículo como espaço de cultura. 3- As competências como referência. 4- Prioridade para a leitura e da escrita. 5- Articulação das competências para aprender. 6- Articulação com o mundo do trabalho.

6 O realO possívelO necessário *As disciplinas têm procurado trabalhar de forma a enfatizar o desenvolvimento destas competências; * Existe um trabalho integrado/projeto que de certa forma obriga os professores a enfatizarem o desenvolvimento das competências leitora e escritora; * Ainda estamos buscando uma maneira de não limitar o desenvolvimento destas competências à disciplina de Língua Portuguesa *Continuar aprimorando os trabalhos com ênfase no desenvolvimento destas competências por todas as disciplinas; * Buscar construir coletivamente uma proposta/projeto que permita a todas as disciplinas trabalhar com estas competências *Construir/aprimorar um trabalho focado no desenvolvimento das competências leitora e escritora possibilitando ao aluno aperfeiçoá-lo ao longo de sua escolarização Refletindo sobre os princ í pios norteadores do curr í culo 4. Prioridade para a competência da leitura e da escrita.

7 Currículo X Propostas anteriores Currículo - organizadas para atender os 6 princípios; Aluno como protagonista de sua aprendizagem; Apreço pelo aprendizado em contexto (olha a economia, problemas ambientais, políticos, sob a ótica do local onde a escola está inserida), Professor como profissional da aprendizagem e não de disciplinas;

8 1-Uma escola que também aprende -Neste contexto a capacidade de aprender terá de ser trabalhada não apenas nos alunos, mas na própria escola, - Isto muda nossa concepção de escola como instituição que ensina para posicioná-la como instituição que aprende a ensinar, -Esse é o ponto de partida para o trabalho colaborativo, para a formação de uma comunidade aprendente, nova terminologia para um dos mais antigos ideais educativos.

9 2- O currículo como espaço de cultura -Currículo é o patrimônio cultural humanístico, artístico, - Tudo entra na escola a serviço do currículo, seja pela arte, pela história, química,... -Não existe atividade extra-curricular, na escola tudo deve ser currículo, aprendizagem, -Se não for currículo não tem razão de ser ou estar na escola.

10 3- Competências como referência -Compromisso de articular as disciplinas e as atividades escolares com o que se espera que os alunos aprendam ao longo dos anos. -Um currículo referido a competências supõe que se aceite o desafio de promover os conhecimentos próprios de cada disciplina articuladamente às competências e habilidades do aluno. -É com elas que o aluno poderá enfrentar problemas e agir de como coerente em favor das múltiplas possibilidades de soluções ou gestão.

11 4- Prioridade para leitura e escrita -Os sentidos são construídos na relação entre a linguagem e o universo natural e cultural em que nos situamos, -A ampliação das capacidades de representação, comunicação e expressão está articulada ao domínio não apenas da língua, mas de todas as linguagens, ao repertório cultural de cada indivíduo e do grupo social que a elas dá sentido, -A escola é o espaço em que ocorre a transmissão, entre as gerações, do ativo cultural da humanidade( artístico, histórico, social, científico e tecnológico), em cada uma dessas áreas as linguagens são essenciais.

12 5- Articulação das competências para aprender -A escola, que não é mais a única instituição detentora da informação e do conhecimento, embora cabe a ela preparar o aluno para viver numa sociedade em que a informação é disseminada em grande velocidade. - O currículo articula com a competência de ler e escrever às 5 competências do Enem: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentações, propor sugestões e propostas de intervenção.

13 6- Articulação com o mundo do trabalho No espaço do trabalho se utiliza as diferentes linguagens (competências essenciais para o mundo do trabalho). - A Geografia/História – traz o mundo da economia e da política para dentro da escola, -A Física/Biologia - traz o mundo tecnológico, Trabalhar hoje é fazer o que a máquina não faz. Ela não exerce a crítica, o argumento, a cooperação, a competência (que no mundo moderno surgiu da transferência do fordismo para o toyotismo), -O fazer cooperativo, a autonomia do pensamento deve estar presente numa atividade de laboratório, de grupo, de teatro,etc...

14 Deve-se questionar qual o papel da escola na fase da vida de nossos alunos, e quais competências e habilidades são desenvolvidas: O adolescente e as características de suas ações e pensamentos O professor e suas características pessoais e profissionais e a qualidade de suas mediações Os conteúdos das disciplinas e as metodologias para seu ensino e aprendizagem. Tríade de Competências


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