A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CNT PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Prof a. Ms. Nicole Glock Maceno.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CNT PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Prof a. Ms. Nicole Glock Maceno."— Transcrição da apresentação:

1 CNT PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Prof a. Ms. Nicole Glock Maceno

2 Questionamento: Quais são os objetivos da Educação Química? Porque aulas experimentais? Quais os objetivos das aulas experimentais?

3 (...) produzir um conhecimento efetivo, de significado próprio, não somente propedêutico. De certa forma, também organizam o aprendizado de suas disciplinas, ao manifestarem a busca de interdisciplinaridade e contextualização e ao detalharem, entre os objetivos educacionais amplos desse nível de ensino, uma série de competências humanas relacionadas a conhecimentos matemáticos e científico-tecnológicos (PCNEM, p.4).

4 O aprendizado de Química pelos alunos de Ensino Médio implica que eles compreendam as transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada e assim possam julgar com fundamentos as informações advindas da tradição cultural, da mídia e da própria escola e tomar decisões autonomamente, enquanto indivíduos e cidadãos (PCNEM, 1998, p.31).

5 Esse aprendizado deve possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos químicos em si quanto da construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas (PCNEM, 1998, p.31).

6

7 Competências e Habilidades: O que são? Competência: Capacidade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (ponderação, apreciação, avaliação, saberes, capacidades, informações, etc.) para decidir e tomar decisões a fim de solucionar uma problemática. Habilidades: Referem-se a tudo aquilo que o estudante deve aprender a fazer para desenvolver as suas capacidades intelectuais, afetivas, psíquicas e motoras. Ex: Interpretar, desenvolver, analisar, formular, identificar, utilizar, (...)

8 Competências Gerais Representação e Comunicação Investigação e Compreensão Contextualização Sócio-histórica Pode-se conceber que cada competência compreende uma articulação coerente de habilidades.

9 Tipos de Habilidades: Habilidades gerenciais e administrativas : capacidade de mobilização, autonomia, iniciativa, visão estratégica, administrar recursos, capacidade de articulação e visão sistêmica; Habilidades pessoais e interpessoais : responsabilidade, capacidade de auto- aprendizado, enfrentar problemas (saber buscar soluções), sociabilidade e capacidade de trabalho em equipe, capacidade de expressão oral e escrita, uso da língua estrangeira e liderança, capacidade de avaliar seu próprio trabalho e trabalho dos outros, capacidade de organizar seu próprio estudo, etc.; Habilidades técnicas: leitura e expressão por meios gráficos, capacidade de utilizar novas tecnologias visando com criatividade novas aplicações, capacidade de obtenção, avaliação e uso de informações, visão crítica de ordens de grandeza, aplicação de conhecimentos teóricos multidisciplinares a questões práticas, equacionamento e modelagem de problemas, capacidade de realizar uma pesquisa, de formular uma hipótese, domínio e utilização de seus movimentos e de sua ação motora, etc.

10

11

12

13 QUESTIONAMENTOS 1)Em resumo, qual seria a proposta dos PCNEM para o ensino médio? 2)De que forma a experimentação pode contribuir parapreparar para a vida?


Carregar ppt "CNT PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Prof a. Ms. Nicole Glock Maceno."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google