A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Currículo – Estratégia e Metodologia de Ensino em Ciências PCNP- Prof. Ms. Jussara B. Alves Maio/2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Currículo – Estratégia e Metodologia de Ensino em Ciências PCNP- Prof. Ms. Jussara B. Alves Maio/2013."— Transcrição da apresentação:

1 Currículo – Estratégia e Metodologia de Ensino em Ciências PCNP- Prof. Ms. Jussara B. Alves Maio/2013

2 Objetivos Instrumentar o professor no uso da metodologia científica em sala de aula; Trabalhar mapa conceitual; Construir mapa conceitual; Método científico e a importância em desenvolver essa habilidade nos alunos.

3 Mapa conceitual Os mapas conceituais podem ser utilizados como uma estratégia de estudo já que, inclusive na sua confecção, o aluno tem acesso ao conteúdo e pode administrá-lo da forma que achar mais coerente. Com as informações em mãos, ele deverá julgar o que é mais ou menos importante para a realização do trabalho, levando em consideração que tipo de conhecimento que se quer representar. Semelhante aos diagramas, os mapas conceituais, ligam conceitos e descrições por meio de palavras-chave sobre um mesmo tema. São construídos constituindo uma forma hierárquica, ou seja, do mais abrangente conceito, seguido por um intermediário, até o mais restrito e é, sobretudo, uma poderosa ferramenta para diversas áreas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação.

4

5 Mapas Conceituais Permitem utilizar Estratégias de estudos Estratégias de apresentação de itens curriculares Instrumento para a avaliação de aprendizagem escolar Pesquisas Educacionais

6 Mapas Conceituais Professores Para os Tornar claro os conceitos difíceis Atentar aos conceitos chaves e às relações entre eles t ransferir uma imagem geral e clara dos tópicos e suas relações para seus estudantes Reforçar a compreensão e aprendizagem dos alunos Visualização dos conceitos chave e resumir suas inter- relações Possibilitar a avaliar o alcance dos objetivos pelos alunos através da identificação dos conceitos mal entendidos e dos que estão faltando Auxiliar os professores na avaliação do processo de ensino Verificar a aprendizagem e identificar conceitos mal compreendidos pelos alunos

7 MAPA CONCEITUAL são por curiosos Conhecimentos nas Observações Estudos dos Descobrir as Soluções/ Hipóteses Para os Problemas Pensar, observar, estudar, investigar, fazer experiências e concluir Leva ao

8

9

10 Bibliografia AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, FARIA, de Wilson. Mapas Conceituais: Aplicações ao ensino, currículo e avaliação. São Paulo: EPU - Temas Básicos de educação e ensino, KAWASAKI, Evelise I. FERNANDES, Clóvis T. Modelos para Projeto de Cursos Hipermídia. Tese de Mestrado, Divisão de Ciência da Computação, Instituto Tecnológico da Aeronáutica. São José dos Campos, Bachelard, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996, pg18.

11

12 Também é importante ter em conta que os problemas podem ser de naturezas diferentes, teóricos ou experimentais. E que, tão importante quanto resolvê-los, é saber formulá-los. Ou seja, quer diante de situações práticas ou de desafios teóricos, saber elaborar perguntas é fundamental para encontrar soluções. A esse respeito, Bachelard afirma:...Em primeiro lugar, é preciso saber formular problemas. E, digam o que disserem, na vida científica os problemas não se formulam de modo espontâneo. É justamente esse sentido do problema que caracteriza o verdadeiro espírito científico. Para o espírito científico, todo conhecimento é resposta a uma pergunta. Se não há pergunta, não pode haver conhecimento científico. Nada é evidente. Nada é gratuito. Tudo é construído. (BACHELARD, 1996, p. 18).

13 Conhecimento no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas; seus alicerces estão na metodologia e na racionalidade. Análises são fundamentais no processo de construção e síntese que o permeia, isso, aliado às suas demais características, faz do conhecimento científico quase uma antítese do popular.

14


Carregar ppt "Currículo – Estratégia e Metodologia de Ensino em Ciências PCNP- Prof. Ms. Jussara B. Alves Maio/2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google