A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DER- CENTRO SUL 2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs 30/04/2014 ‘A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA SALA DE AULA, FRENTE ÀS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS” PCNP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DER- CENTRO SUL 2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs 30/04/2014 ‘A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA SALA DE AULA, FRENTE ÀS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS” PCNP."— Transcrição da apresentação:

1 DER- CENTRO SUL 2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs 30/04/2014 ‘A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA SALA DE AULA, FRENTE ÀS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS” PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ALZIRA HELD

2 Práticas de sala de aula sete grupos de fatores considerados eficazes para a educação inclusiva:  Ensino Cooperativo;  Aprendizagem Cooperativa;  Resolução Cooperativa de Problemas;  Grupos Heterogêneos;  Ensino Eficaz;  Ensino por Áreas Curriculares ;  Formas Alternativas de Aprendizagem PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ALZIRA HELD

3 CURRÍCULO ATIVIDADE CONTEÚDO HABILIDADES COMPETÊNCIAS METODOLOGIA DIDÁTICA

4 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL Adaptações Curriculares Estratégias para a Educação de alunos com Necessidades Educacionais Especiais

5 TIPOS DE ADAPTAÇÕES CURRICULARES ADAPTAÇÃO NOS ELEMENTOS DE ACESSO ADAADA UTILIZAÇÃO DE OUTROS RECURSOS MUDA AD OB CONTE A ADAPTAÇÕES DE MATERIAIS MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO ADAPTAÇÕES NOS ELEMENTOS CURRICULARES BÁSICOS OBJETIVOS CONTEÚDOS ATIVIDADES A A A A METODOLOGIA ESPAÇO TEMPOS AGRUPAMENTO O C O que Ensinar Como Ensinar Como organizar

6 FLEXIBILIDADEFLEXIBILIDADE CURRICULARCURRICULAR Adaptação Curricular Enriquecimento Curricular Avaliação Diferenciada

7 Adaptações Organizativas Agrupamento de alunos para a realização das atividades de ensino-aprendizagem Organização de agrupamento Propõe conteúdos e objetivos de interesse do aluno ou diversificado, bem como disposição física de materiais didáticos e de espaço para trabalhos diversos Previsão de tempo Organização didática Organização de período

8 Estudo de caso, O caso refere-se a um aluno com 12 anos de idade, com síndrome de Asperger. Certo dia, um dos professores, depois de concluir que o aluno não tinha feito todos os trabalhos de casa, interrogou-o e percebeu-se que o espaço limitado no caderno o impedia de fazer todos os trabalhos de casa numa única folha. O aluno se recusava a utilizar as restantes folhas por achar que estavam reservadas às outras disciplinas. Durante as aulas também não anotava as correções porque não tinha espaço suficiente no caderno. O professor sugeriu-lhe então, que escrevesse as anotações das aulas na página direita do caderno e as correções na página esquerda. Como a solução lhe pareceu organizada, o aluno concordou e o problema ficou resolvido.

9 OBJETIVOS E METODOLOGIA Educação inclusiva depende, sobretudo, da ação dos professores nas salas de aula. Contudo, a ação dos professores depende da sua formação, das suas experiências, dos seus valores e atitudes, e ainda da própria situação da turma, da escola e dos fatores externos à escola.

10 Para atingir este objetivo formularam-se algumas perguntas-chave, sendo a principal a seguinte:  como lidar com as diferenças na sala de aula? Foi considerada ainda uma questão:  Quais as condições necessárias para lidar com as diferenças nas salas de aula?

11 METODOLOGIA OBJETIVO PRÁTICAS DE SALA DE AULA EFICAZES DIFERENTE

12 AMBIENTE ESCOLAR  Regras sociais  Rotinas  Interação  Comunicação das necessidades  Compreensão  Atenção à diversidade

13 REFLETIR SOBRE Utilização do espaço e do tempo. Agrupamento dos alunos Tempo e oportunidade para estar só, em duplas pequenos grupos, ou em grupos maiores com o professor. Organização temporal Rotinas que organizam a vida na escola. Flexibilização de tarefas – cada aluno pode ter seu próprio tempo de construção de aprendizagem. Pais e Educadores em atuação conjunta Planejamento, participação e reflexão compartilhada

14 VALORES INCLUSIVOS ESTRUTURA RELAÇÕES ESPÍRITO Igualdade Direito Participação Comunidade Respeito à diversidade Não violência Confiança Honestidade Coragem Alegria Amor Esperança Otimismo Beleza

15 PPI – PLANO PEDAGÓGICO INDIVIDUAL Ficha de Encaminhamento O que é um desenvolvimento inclusivo ?


Carregar ppt "DER- CENTRO SUL 2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs 30/04/2014 ‘A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA SALA DE AULA, FRENTE ÀS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS” PCNP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google