A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL"— Transcrição da apresentação:

1 2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
DER- CENTRO SUL 2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs 30/04/2014 ‘A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA SALA DE AULA, FRENTE ÀS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS” PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ALZIRA HELD

2 PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Práticas de sala de aula sete grupos de fatores considerados eficazes para a educação inclusiva: Ensino Cooperativo; Aprendizagem Cooperativa; Resolução Cooperativa de Problemas; Grupos Heterogêneos;   Ensino Eficaz;   Ensino por Áreas Curriculares ; Formas Alternativas de Aprendizagem  PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ALZIRA HELD

3 CURRÍCULO ATIVIDADE CONTEÚDO HABILIDADES COMPETÊNCIAS METODOLOGIA
DIDÁTICA

4 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
Adaptações Curriculares Estratégias para a Educação de alunos com Necessidades Educacionais Especiais MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

5 TIPOS DE ADAPTAÇÕES CURRICULARES ELEMENTOS CURRICULARES
ADAPTAÇÕES NOS ELEMENTOS CURRICULARES BÁSICOS AD ADAPTAÇÃO NOS ELEMENTOS DE ACESSO OB OBJETIVOS ADAPTAÇÕES DE MATERIAIS ADAADA O O que Ensinar CONTE CONTEÚDOS UTILIZAÇÃO DE OUTROS RECURSOS A METODOLOGIA C Como Ensinar MUDA MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO A ATIVIDADES A ESPAÇO A Como organizar TEMPOS A AGRUPAMENTO

6 F L E X I B D A Adaptação Curricular Enriquecimento Curricular Avaliação Diferenciada C U R I L A

7 Adaptações Organizativas
Organização de agrupamento Agrupamento de alunos para a realização das atividades de ensino-aprendizagem Propõe conteúdos e objetivos de interesse do aluno ou diversificado, bem como disposição física de materiais didáticos e de espaço para trabalhos diversos Organização didática Organização de período Previsão de tempo

8 Estudo de caso, O caso refere-se a um aluno com 12 anos de idade, com síndrome de Asperger. Certo dia, um dos professores, depois de concluir que o aluno não tinha feito todos os trabalhos de casa, interrogou-o e percebeu-se que o espaço limitado no caderno o impedia de fazer todos os trabalhos de casa numa única folha. O aluno se recusava a utilizar as restantes folhas por achar que estavam reservadas às outras disciplinas. Durante as aulas também não anotava as correções porque não tinha espaço suficiente no caderno. O professor sugeriu-lhe então, que escrevesse as anotações das aulas na página direita do caderno e as correções na página esquerda. Como a solução lhe pareceu organizada, o aluno concordou e o problema ficou resolvido.

9 OBJETIVOS E METODOLOGIA
Educação inclusiva depende, sobretudo, da ação dos professores nas salas de aula. Contudo, a ação dos professores depende da sua formação, das suas experiências, dos seus valores e atitudes, e ainda da própria situação da turma, da escola e dos fatores externos à escola.

10 Para atingir este objetivo formularam-se algumas perguntas-chave, sendo a principal a seguinte:
como lidar com as diferenças na sala de aula? Foi considerada ainda uma questão: Quais as condições necessárias para lidar com as diferenças nas salas de aula?

11 METODOLOGIA OBJETIVO DIFERENTE PRÁTICAS DE SALA DE AULA EFICAZES

12 Comunicação das necessidades Compreensão Atenção à diversidade
AMBIENTE ESCOLAR Regras sociais Rotinas Interação Comunicação das necessidades Compreensão Atenção à diversidade

13 REFLETIR SOBRE Utilização do espaço e do tempo. Agrupamento dos alunos
Tempo e oportunidade para estar só, em duplas pequenos grupos, ou em grupos maiores com o professor. Organização temporal Rotinas que organizam a vida na escola. Flexibilização de tarefas – cada aluno pode ter seu próprio tempo de construção de aprendizagem. Pais e Educadores em atuação conjunta Planejamento, participação e reflexão compartilhada

14 VALORES INCLUSIVOS Igualdade Direito ESTRUTURA Participação Comunidade
Alegria Amor Esperança Otimismo Beleza ESPÍRITO Respeito à diversidade Não violência Confiança Honestidade Coragem RELAÇÕES

15 PPI – PLANO PEDAGÓGICO INDIVIDUAL
Ficha de Encaminhamento O que é um desenvolvimento inclusivo ?


Carregar ppt "2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google