A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR A MEDIAÇÃO DOCENTE Disciplina- Didática Profa. Cidinha Amaral 2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR A MEDIAÇÃO DOCENTE Disciplina- Didática Profa. Cidinha Amaral 2005."— Transcrição da apresentação:

1 O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR A MEDIAÇÃO DOCENTE Disciplina- Didática Profa. Cidinha Amaral 2005

2 O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR Formação Básica do professor sólida formação teórica unidade teoria e prática compromisso social e democratização da escola trabalho coletivo articulação entre formação inicial e formação continuada

3 O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR FORMAÇÃO TEÓRICA saberes conceituais e metodológicos da área saberes integradores- relativos ao ensino da área saberes pedagógicos

4 O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR SABERES CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS DA ÁREA dominar os conteúdos que vai ensinar o que isto significa? -saber o livro texto universitário? -Dominar o conteúdo do livros didático do Ensino Fundamental ou Médio? Conhecer e apropriar-se do livro texto Evitar transmissão mecânica do conteúdo dos livros ou apostilados A, O, E, U etc... Importante conhecer a história da ciência, da disciplina.

5 O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR conhecimento é histórico como se deu a construção do conhecimento da disciplina orientações metodológicas próprias da disciplina Conhecer a inserção social da disciplina Acompanhar a evolução dos estudos da disciplina em questão Estabelecer relações interdisciplinare s com áreas afins

6 O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR Relação Teoria e Prática saber o conteúdo saber ensinar o conteúdo conteúdo escolar 3 tipos de conteúdos: -Conceituais -Procedimentais -Atitudinais SABERES INTEGRADORES como se ensina determinada disciplina? do mesmo jeito que aprendi? forma dogmática, mecanizada, memorização, etc.

7 O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR Concepções espontâneas sobre o conteúdo senso comum conhecimento da experiência Esquemas conceituais prévios dos alunos o aluno não é uma tábula rasa Como o aluno aprende? Referencial construtivista: ação do aluno na re- construção dos conhecimentos ação do professor: atividades problematizadoras, desestabilizadoras, questionadoras favorecer a reflexão, o pensar, a pesquisa

8 O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR professor precisa - saber sobre os conceitos espontâneos dos alunos -Saber fazer questões que mobilizem esses saberes -saber construir atividades inovadoras - saber dirigir os trabalhos dos alunos, manejo de classe -Abrir espaço para o diálogo, para a fala dos alunos, para a divergência -Possibilitar a passagem do senso comum ao conhecimento científico

9 O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR Favorecer a argumentação Linguagem científica Perceber contradições Evidências Aprendizagem colaborativa SABERES PEDAGÓGICOS Planejar Estratégias de ensino Como se dá a aprendizagem Como se comunicar Como organizar a aula......etc.....

10 O SABER E O SABER FAZER DO PROESSOR

11

12


Carregar ppt "O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR A MEDIAÇÃO DOCENTE Disciplina- Didática Profa. Cidinha Amaral 2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google