A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR"— Transcrição da apresentação:

1 O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
A MEDIAÇÃO DOCENTE Disciplina- Didática Profa. Cidinha Amaral 2005

2 O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Formação Básica do professor sólida formação teórica unidade teoria e prática compromisso social e democratização da escola trabalho coletivo articulação entre formação inicial e formação continuada

3 O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
FORMAÇÃO TEÓRICA saberes conceituais e metodológicos da área saberes integradores- relativos ao ensino da área saberes pedagógicos

4 O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Conhecer e apropriar-se do livro texto Evitar transmissão mecânica do conteúdo dos livros ou apostilados A, O , E , U etc... Importante conhecer a história da ciência, da disciplina. SABERES CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS DA ÁREA dominar os conteúdos que vai ensinar o que isto significa? saber o livro texto universitário? Dominar o conteúdo do livros didático do Ensino Fundamental ou Médio?

5 O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
conhecimento é histórico como se deu a construção do conhecimento da disciplina orientações metodológicas próprias da disciplina Conhecer a inserção social da disciplina Acompanhar a evolução dos estudos da disciplina em questão Estabelecer relações interdisciplinares com áreas afins

6 O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
SABERES INTEGRADORES como se ensina determinada disciplina? do mesmo jeito que aprendi? forma dogmática, mecanizada, memorização, etc. Relação Teoria e Prática saber o conteúdo saber ensinar o conteúdo conteúdo escolar 3 tipos de conteúdos: Conceituais Procedimentais Atitudinais

7 O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Concepções espontâneas sobre o conteúdo senso comum conhecimento da experiência Esquemas conceituais prévios dos alunos o aluno não é uma “ tábula rasa” Como o aluno aprende? Referencial construtivista: ação do aluno na re-construção dos conhecimentos ação do professor: atividades problematizadoras, desestabilizadoras, questionadoras favorecer a reflexão, o pensar, a pesquisa

8 O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
professor precisa - saber sobre os conceitos espontâneos dos alunos Saber fazer questões que mobilizem esses saberes saber construir atividades inovadoras saber dirigir os trabalhos dos alunos, manejo de classe Abrir espaço para o diálogo, para a fala dos alunos, para a divergência Possibilitar a passagem do senso comum ao conhecimento científico

9 O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
SABERES PEDAGÓGICOS Planejar Estratégias de ensino Como se dá a aprendizagem Como se comunicar Como organizar a aula......etc..... Favorecer a argumentação Linguagem científica Perceber contradições Evidências Aprendizagem colaborativa

10 O SABER E O SABER FAZER DO PROESSOR

11 O SABER E O SABER FAZER DO PROESSOR

12 O SABER E O SABER FAZER DO PROESSOR


Carregar ppt "O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google