A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação em ação Segundo Semestre..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação em ação Segundo Semestre.."— Transcrição da apresentação:

1 Formação em ação Segundo Semestre.

2 As práticas e os encaminhamentos metodológicos no trabalho da Filosofia em sala de aula.

3 Iniciar com a leitura do texto 1: Os métodos de ensino

4 Promover reflexão e debate sobre o texto 1

5 Quem vive a prática da sala de aula sabe muito bem que não existe receita nem um método exclusivo e único que de conta do processo de ensino aprendizagem. Sabe que a cada turma e a cada aluno tem que se ter um olhar diferenciado, e que seu encaminhamento metodológico deve ser adequado a realidade que encontra-se a sua frente.

6 O método no processo de ensino e principalmente em Filosofia é a base fundamental do sucesso. Sem uma metodológica não existe a possibilidade de transmitirmos o conhecimento.

7 É pelo método que indicamos os caminhos e os procedimentos que iremos adotar para chegarmos ao resultado ou objetivo que traçamos para um determinado conhecimento.

8 Método e resultado não se separam e por esta razão devem estar constantemente sendo repensados. Só refletindo sobre nossas escolhas metodológicas é que poderemos ponderar sobre elas, e rever nossas estrategias, a fim de estabelecermos os meios mais apropriados para asseguramos o conhecimento filosófico.

9 A DCE de Filosofia indicam quatro momentos que devem ser o referencial em nossas ações metodológicas; 1) a mobilização para o conhecimento. 2) a problematização. 3) a investigação. 4) a criação de conceitos. Nosso maior desafio em quanto educadores e saber encontrar e indicar recursos e estrategias que contemplem estes passos fundamentais ao processo de Ensino de Filosofia.

10 Ter clareza sobre como encaminhar e direcionar os recursos didáticos em relação ao conteúdo a ser trabalhado, é fundamental para que se estabeleça uma aula bem planejada e livre do desastre comum a prática do improviso em sala de aula.

11 Em Grupo: 1) Quais são os recursos que mais utilizados em suas aulas? 2) Que estrategias metodológicas você utiliza na vinculação dos recursos didáticos com os conteúdos trabalhados nas aulas de Filosofia.

12 Que encaminhamentos ou métodos uso ao trabalhar com meus alunos:
1) analise de texto. 2) produção de texto. 3) indicação de pesquisas. 4) realização de atividades avaliativas. 5) realização de provas.

13 Apresentação de práticas e de metologias utilizadas em aula de Filosofia. ( Cada NRE deve convidar um ou dois professor para falar sobre sua prática e sua metodologia nas aulas de Filosofia.

14 Debater sobre as propostas apresentadas.

15 Indicar a leitura do texto 2: Metodologias de e Ensino e Prática do Professor em sala de aula.

16 Promover um debate sobre as práticas indicadas no texto, relacionando as mesmas com a prática que usa em sala de aula.


Carregar ppt "Formação em ação Segundo Semestre.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google