Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
AULA 5 16/07/2011 DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR O contexto tecnológico atual e as novas relações entre professor-aluno Professora: Lucy Almeida
2
Os computadores substituirão os professores?
Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios
3
Os computadores substituirão os professores?
Há alguns anos, falava-se da possibilidade dos computadores substituírem os professores! Este posicionamento faz algum sentido? Imagem:
4
Os computadores substituirão os professores?
Que papel exerce o professor que apenas transmite conteúdos? Computador velocidade = atualização das informações
5
Os computadores substituirão os professores?
PROFESSOR - conhecer a fundo o que ensina e assumir o papel de mediador do processo de ensino-aprendizagem
6
Os computadores substituirão os professores?
Inserir as novas tecnologias na educação: Não é apenas familiarizar os alunos e os professores com os equipamentos tecnológicos, Significa aumentar a eficácia do ensino a partir das novas ferramentas do trabalho intelectual .
7
Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios
Utilizar pedagogicamente as novas mídias informatizadas não é, simplesmente, dar aulas mais bem ilustradas com recursos multimídia.
8
Relações que se alteraram.
Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios PROFESSOR ALUNO CONHECIMENTO Relações que se alteraram. Mudança de paradigma educacional, que envolve a criação, a gestão e a regulação de situações de aprendizagem abertas e flexíveis.
9
Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios
É importante organizar o trabalho pedagógico centrado nas aprendizagens, criar situações ricas, complexas e diversificadas, utilizando os mais diversos recursos didático-pedagógicos para ampliar o trabalho educativo.
10
EXPERIÊNCIAS COLABORATIVAS
Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios Buscar novas ferramentas e softwares educativos que propiciem experiências de aprendizagens interativas, nas quais os mais diversos alunos colaboram e trabalham em co-autoria. EXPERIÊNCIAS COLABORATIVAS CO-AUTORIA
11
Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios
Estes recursos de ensino só contribuem para a melhoria da qualidade dos ambientes de ensino e de aprendizagem quando bem utilizados pelos professores. Adotar um novo referencial educacional, que envolva mudança de mentalidade, de valores, de idéias e de atitudes frente ao processo educativo
12
Construção de ambientes exploratórios de aprendizagem.
Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios Professor - mediar a relação do aluno com o computador e com o conhecimento. Construção de ambientes exploratórios de aprendizagem.
13
Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios
A presença de computadores na educação não constitui uma inovação no ensino se as relações estabelecidas com o conhecimento e entre os sujeitos não diferirem do modelo tradicional de sala de aula.
14
Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios
Lógica da interatividade: Modificação da práxis comunicacional, na qual o professor deve ser: formulador de problemas, coordenador das equipes, sistematizador de experiências
15
Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios
A modificação da modalidade comunicacional da ação pedagógica do professor, a partir do movimento contemporâneo das tecnologias, não significa mera tecnificação da sala de aula, mas o favorecimento de uma formação em sintonia com a atualidade.
16
Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios
Avanços atuais requerem um indivíduo com a capacidade de: aprender novas habilidades, assimilar novos conceitos, avaliar diferentes situações, lidar com o inesperado, ser crítico e sensível, ser solidário e cooperativo.
17
Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios
Em síntese – papel do professor e do aluno segundo Valente (1999): Papel do professor De “entregador” a facilitador, supervisor, consultor do aluno. “Consultoria” - converter a enorme quantidade de informação em conhecimento.
18
Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios
Em alguns momentos, o professor pode simplesmente fornecer a informação ao aluno. Incentivar o processo de melhorias contínuas. Conhecer os seus alunos, incentivando a reflexão e a crítica, permitindo que eles passem a identificar os próprios problemas na sua formação, buscando soluções.
19
Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios
O professor deverá servir como modelo de aprendiz e ter um profundo conhecimento dos pressupostos teóricos que embasam os processos de construção de conhecimento e das tecnologias que podem facilitar esses processos.
20
Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios
Papel do aluno Aprimoramento de suas idéias e habilidades e solicitar do sistema educacional a criação de situações que permitam esse aprimoramento. Deverá ser ativo. Assumir responsabilidades, tomar decisões e buscar soluções para problemas.
21
Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios
Deverá ter autonomia, saber pensar, criar, aprender a aprender, de modo que possa continuar o aprimoramento de suas idéias e ações, mesmo sem estar vinculado a um sistema educacional. Deve ter claro que aprender é fundamental para sobreviver na sociedade do conhecimento.
22
COMEÇA A AQUI UM NOVO CAMINHO PARA VOCÊS, FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR!
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.