A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR Professora: Lucy Almeida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR Professora: Lucy Almeida"— Transcrição da apresentação:

1 DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR Professora: Lucy Almeida
AULA 3 DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR Clima organizacional e a dinâmica da sala de aula no ensino superior Professora: Lucy Almeida

2 INTRODUÇÃO Sala de aulas Professor Rede de relações Motivações A Aluno
Clima organizacional

3 Fundamentos teóricos “ A cultura representa o ambiente de crenças e valores, costumes, tradições, conhecimentos e práticas de convívio social e relacionamento entre pessoas. A cultura significa o comportamento convencionalizado e aceito pela sociedade e provoca enorme influência e condicionamento sobre todas as ações e comportamento das pessoas (...) (...) cada organização social também tem sua cultura própria e característica. Em outros termos, cada empresa tem sua própria cultura organizacional”.

4 Fundamentos teóricos “O clima organizacional constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica e característica que existe em cada organização. O clima organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização fazem seu trabalho.(....) refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente interno da organização, ou seja aqueles aspectos internos da organização que levam à provocação de diferentes espécies de motivação no seus participantes”. Chiavenato

5 Fundamentos teóricos Colaboração da Psicologia:
Alunos comportam-se como outros grupos. Reações emocionais previsíveis; Liderança/afeição sempre presentes; Precursor Kurt Lewin - Teoria de Campo; Psicologia organizacional.

6 RELAÇÃO DIDÁTICA E CLIMA ORGANIZACIONAL EM SALA DE AULA
Ensino Relações humanas sociais Sala de aula Não só conteúdos conhecimentos Satisfações pessoais E profissionais

7 Outras aprendizagens São as aprendizagens geradas pelo clima, postura, ações e reações em sala de aula . Reflita: “ professores ensinam sem querer ensinar, alunos aprendem sem querer aprender....” (GIL, 2006)

8 FALSAS PERCEPÇÕES DO PROFESSOR
Professor bonzinho Bom professor: Camarada Bom de papo Competência social Relações interpessoais Maior produtividade Satisfação profissional Melhor saúde física e mental

9 Algumas características do bom professor
Saber o nome dos alunos Disponibilidade com limites Alunos são pessoas Professores são pessoas

10 Exerça sua liderança Bom professor: Diferente de “bonzinho”.
Controlador e exigente, Diferente de “bonzinho”. Toques sutis, não ordens. Palavras certas, em momentos certos, facilitam exercício de liderança.

11 Questionamento Como trabalhar com as lideranças grupais?

12 Como agir: Identifique grupos e líderes naturais: evidencie-os ou
neutralize-os

13 INCENTIVE PARTICIPAÇÕES
Relacione tarefas/atividades com necessidades pessoais e profissionais; Obtenha maior motivação: atores – autores; Ensino-aprendizagem = processo e produto; Metodologia  melhor resultado.

14 Promova autonomia dos alunos
Professores mediadores, mas na prática. Aluno vê professor como dono do saber, autoridade no assunto. Mudar - conhecimento construído em conjunto. Didática - subsidia diferenciar construção de transmissão. Técnicas de ensino - facilitam participação.

15 MELHORE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO
Voz : energia sentimentos; Corpo: Rosto, Mãos ,Braços! Presença em sala! “Material do professor”.

16 DIDÁTICA E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS
Retro Slides Lousa Aula = espetáculo Aplausos ou ..... Necessidade de retorno - observar alunos Bom clima: Receber críticas é desafiador

17 Conhecer, explorar: dificuldades e diversidades
Nossas e de nossos alunos. Inovar sem exageros. Competência social = capacidade de organizar pensamentos, sentimentos e ações em função de objetivos e valores, articulando-os às demandas imediatas e mediatas do ambiente .

18 Finalizando a unidade Planejar, preparar aulas - influi clima relações em sala de aula; Indivíduos e grupos: Encontros e realizações ou Enfrentamento e hostilidade. Colaboração didática e psicologia relações interpessoais: Melhor ensino-aprendizagem.

19 PRÓXIMA AULA: APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS 02/07/2011


Carregar ppt "DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR Professora: Lucy Almeida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google