A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 3 DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR Clima organizacional e a dinâmica da sala de aula no ensino superior Professora: Lucy Almeida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 3 DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR Clima organizacional e a dinâmica da sala de aula no ensino superior Professora: Lucy Almeida."— Transcrição da apresentação:

1

2 AULA 3 DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR Clima organizacional e a dinâmica da sala de aula no ensino superior Professora: Lucy Almeida

3 INTRODUÇÃO Sala de aulas Rede de relações Motivações A Clima organizacional Professor Aluno

4 F UNDAMENTOS TEÓRICOS A cultura representa o ambiente de crenças e valores, costumes, tradições, conhecimentos e práticas de convívio social e relacionamento entre pessoas. A cultura significa o comportamento convencionalizado e aceito pela sociedade e provoca enorme influência e condicionamento sobre todas as ações e comportamento das pessoas (...) (...) cada organização social também tem sua cultura própria e característica. Em outros termos, cada empresa tem sua própria cultura organizacional.

5 F UNDAMENTOS TEÓRICOS O clima organizacional constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica e característica que existe em cada organização. O clima organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização fazem seu trabalho.(....) refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente interno da organização, ou seja aqueles aspectos internos da organização que levam à provocação de diferentes espécies de motivação no seus participantes. Chiavenato

6 F UNDAMENTOS TEÓRICOS Colaboração da Psicologia: Alunos comportam-se como outros grupos. Reações emocionais previsíveis; Liderança/afeição sempre presentes; Precursor Kurt Lewin - Teoria de Campo; Psicologia organizacional.

7 RELAÇÃO DIDÁTICA E CLIMA ORGANIZACIONAL EM SALA DE AULA Ensino Relações humanas sociais Sala de aula Não só conteúdos conhecimentos Satisfações pessoais E profissionais

8 O UTRAS APRENDIZAGENS São as aprendizagens geradas pelo clima, postura, ações e reações em sala de aula. Reflita: professores ensinam sem querer ensinar, alunos aprendem sem querer aprender.... (GIL, 2006)

9 FALSAS PERCEPÇÕES DO PROFESSOR Professor bonzinho Bom professor: Camarada Bom de papo Competência social Relações interpessoais Maior produtividade Satisfação profissional Melhor saúde física e mental

10 A LGUMAS CARACTERÍSTICAS DO BOM PROFESSOR Saber o nome dos alunos Disponibilidade com limites Alunos são pessoas Professores são pessoas

11 E XERÇA SUA LIDERANÇA Bom professor: Controlador e exigente, Diferente de bonzinho. Toques sutis, não ordens. Palavras certas, em momentos certos, facilitam exercício de liderança.

12 Q UESTIONAMENTO Como trabalhar com as lideranças grupais?

13 C OMO AGIR : Identifique grupos e líderes naturais: evidencie-os ou neutralize-os

14 INCENTIVE PARTICIPAÇÕES Relacione tarefas/atividades com necessidades pessoais e profissionais; Obtenha maior motivação: atores – autores; Ensino-aprendizagem = processo e produto; Metodologia melhor resultado.

15 P ROMOVA AUTONOMIA DOS ALUNOS Professores mediadores, mas na prática. Aluno vê professor como dono do saber, autoridade no assunto. Mudar - conhecimento construído em conjunto. Didática - subsidia diferenciar construção de transmissão. Técnicas de ensino - facilitam participação.

16 MELHORE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO Voz : energia sentimentos; Corpo: Rosto, Mãos,Braços! Presença em sala! Material do professor.

17 DIDÁTICA E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS Retro Slides Lousa Aula = espetáculo Aplausos ou..... Necessidade de retorno - observar alunos Bom clima: Receber críticas é desafiador

18 C ONHECER, EXPLORAR : DIFICULDADES E DIVERSIDADES Nossas e de nossos alunos. Inovar sem exageros. Competência social = capacidade de organizar pensamentos, sentimentos e ações em função de objetivos e valores, articulando-os às demandas imediatas e mediatas do ambiente.

19 F INALIZANDO A UNIDADE Planejar, preparar aulas - influi clima relações em sala de aula; Indivíduos e grupos: Encontros e realizações ou Enfrentamento e hostilidade. Colaboração didática e psicologia relações interpessoais: Melhor ensino-aprendizagem.

20 PRÓXIMA AULA: APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS 02/07/2011


Carregar ppt "AULA 3 DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR Clima organizacional e a dinâmica da sala de aula no ensino superior Professora: Lucy Almeida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google