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GESTÃO ESCOLAR Professora: Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva UNISAL/LORENA.

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2 GESTÃO ESCOLAR Professora: Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva UNISAL/LORENA

3 Administração, gerência ou gestão? ADMINISTRAÇÃO, substituída – nova dinastia com a expressão GERÊNCIA. Na última década, a palavra GESTÃO ganha nova nobreza. GESTÃO a idéia de dirigir e de decidir, mas ainda pela novidade, sem revelar os preconceitos dos termos anteriores. GESTÃO deve ser uma atividade facilitadora e estruturada na definição e na prática desses objetivos EDUCACIONAIS. GESTÃO é um componente decisivo na eficácia escolar, educação e o ensino. A prática administrativa, a GESTÃO escolar, devem estar a serviço do pedagógico, do educacional.

4 O CONTEXTO ATUAL E OS ESTILOS DE GESTÃO MUNDO - ALDEIA GLOBAL MUNDO – SISTEMA ABERTO, PRÓXIMO, INTERLIGADO TAYLOR À TEORIA DA CONTINGÊNCIA UM LONGO CAMINHO... TEORIA DA CONTINGÊNCIA = Relativo, contingente, nada é absoluto, não existe uma única e exclusiva melhor maneira de administrar ou de organizar. As empresas bem sucedidas aprendem a adaptar-se às demandas ambientais. Para mudar a empresa precisa – ambiente de mudanças, inovação e criatividade. Exige – planejamento em equipe, envolvendo todas as pessoas.

5 FLEXIBILIDADE é necessária não só em função das grandes transformações do mundo hoje, mas principalmente porque essas mudanças se acentuarão em grau, velocidade e complexidade. VISÃO ESTRATÉGICA – antever o futuro SER DIRIGENTE – reger uma orquestra, onde as partituras mudam a cada instante e os músicos têm liberdade para marcar seu próprio compasso. PODER – pressupõe liberdade e participação para o alcance de objetivos comuns. MOTIVAÇÃO – possibilita a congruência entre desejos e aspirações individuais com as necessidades do bem comum. Cooperação e colaboração são essenciais. VERDADEIRO LÍDER – é conhecido pelos liderados. LIDERANÇA é: habilidade humana e gerencial; alcançável por pessoas comuns; produto de habilidades e conhecimentos aprendidos; forma de comunicação e articulação existente nas pessoas para garantir o alcance de propósitos comuns.

6 GESTÃO ESCOLAR 1) A ESCOLA COMO FOCO DE ANÁLISE: A MESO- ABORDAGEM As instituições escolares adquirem uma dimensão própria, enquanto espaço organizacional, onde também se tomam importantes decisões educativas, curriculares e pedagógicas. TERRITORIALIDADE ESPACIAL E CULTURAL JOGO DOS ATORES – INTERNO E EXTERNOS AUTONOMIA CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO MOBILIZAÇÃO DO CONJUNTO DE PROFISSIONAIS – (TRABALHO COLETIVO) GESTÃO PARTICIPATIVA – PROFESSORES E DIREÇÃO = TRAZER COMUNIDADES LOCAIS PARA DENTRO DA ESCOLA

7 FINALIDADE DA ESCOLA A ESCOLA É UMA ORGANIZAÇÃO QUE TEM POR FINALIDADE O DESENVOLVIMENTO DE UM CONJUNTO DE CAPACIDADES COGNITIVAS, AFETIVAS E PSICOMOTORAS. VISA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA MORAL E INTELECTUAL DOS SUJEITOS PARA A FORMAÇÃO, CIDADANIA E PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO.

8 AO PROCESSO DE GESTÃO CABE CRIAR CONDIÇÕES PARA QUE O PROCESSO DE BASE CONTE COM REFERENCIAIS E RECURSOS, PRINCIPALMENTE HUMANOS, ADEQUADOS. UMA CULTURA E UM CLIMA ORGANIZACIONAL DE MELHORIA CONTÍNUA DOS PROCESSOS DE GESTÃO SÃO NECESSÁRIOS PARA ASSEGURAR QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS E FORMAÇÃO COM COMPETÊNCIA, EM UM CENÁRIO SÓCIO- ECONÔMICO DE MUDANÇAS CONSTANTES. DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO A ESCOLA E O APRIMORAMENTO DO CONHECIMENTO

9 Direção tem que enfrentar desafios O Diretor de Escola é a figura central do processo educacional dentro da escola que dirige. VISIONÁRIO PENSADOR CORAJOSO SENSÍVEL TOMAR DECISÕES ASSUMIDOR DE COMPROMISSOS O Diretor de Escola tem que liderar, ter posturas firmes e exemplos a serem seguidos.

10 NOVO PERFIL DO GESTOR CAPACIDADE DE TRABALHAR EM EQUIPE CAPACIDADE DE GERENCIAR UM AMBIENTE CADA VEZ MAIS COMPLEXO MANEJO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO DISPOSIÇÃO DE ASSUMIR RESPONSABILIDADE PELOS RESULTADOS CAPACIDADE DE ABSTRAÇÃO SOCIEDADE PÓS-MODERNA E SUAS DEMANDAS PARA A ESCOLA ATUALIZAÇÃO PERMANENTE

11 ESCOLA >> EDUCAÇÃO DE QUALIDADE >>> REQUER ALTERAÇÃO NA CONCEPÇÃO DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES COMPROMISSO DOS EDUCADORES QUE EDUÇÃO PRATICAMOS? QUE VALORES DEVEM SER TRABALHADOS PELA ESCOLA? A SERVIÇO DE QUEM E DE QUE EDUCAMOS?

12 Direção tem que enfrentar desafios PREOCUPAÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Perez Gómez CONSIDERAR E TRABALHAR A REALIDADE DO ALUNO EM SEUS ASPECTOS INFORMATIVOS E COMPORTAMENTAIS FUNÇÃO COMPENSATÓRIA ATENÇÃO E RESPEITO PELA DIVERSIDADE

13 Direção tem que enfrentar desafios APRENDIZAGEM DOS ALUNOS É PREOCUPAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR DIFERENTES CONCEPÇÕES DE GESTÃO DIFERENTES COINCEPÇÕES DE ENSINO -APRENDIZAGEM COMPETÊNCIAIS E HABILIADES: - REFLEXÃO - AUTO-AVALIAÇÃO - - AÇÃO PRÁXIS: AÇÃO –REFLEXÃO -AÇÃO

14 Direção tem que enfrentar desafios VALORIZAÇÃO DO ASPECTO HUMANO: ERA DAS RELAÇÕES HUMANIZAÇÃO DO SER HUMANO CONHECIMENTO E VIDA ( Maturana e Varela) LINGUAGEM COMUNICAÇÃO PAPEL DO GESTOR, DA GESTÃO PAPEL DO PROFESSOR, DA DOCÊNCIA


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