A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprender ao Longo da Vida. Na aula anterior, você conheceu os profissionais que atuam em cursos a distância. Nesta sétima aula, você saberá o que significa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprender ao Longo da Vida. Na aula anterior, você conheceu os profissionais que atuam em cursos a distância. Nesta sétima aula, você saberá o que significa."— Transcrição da apresentação:

1 Aprender ao Longo da Vida

2 Na aula anterior, você conheceu os profissionais que atuam em cursos a distância. Nesta sétima aula, você saberá o que significa aprender ao longo da vida. Boa aula!

3 Aprender ao Longo da Vida

4 A visão de que o acúmulo de conhecimento no começo da vida basta, não é mais suficiente para sobreviver no mundo da Era da Informação. Em vista disso, os indivíduos precisam estar constantemente se atualizando e se adaptando às novas mudanças. Mas duas perguntas angustiam a atual geração. Será possível que na Era da Informação terá espaço para trabalhar na mesma profissão durante cinquenta, sessenta anos, já que viveremos muito mais? Sobreviveremos com as constantes evoluções tecnológicas, as quais se conhece só vagamente?

5 Aprender ao Longo da Vida A resposta para essas duas perguntas é uma só: educação continuada. Logo, neste contexto, cabe ressaltar que a educação continuada é necessária ou imprenscidível à vida das pessoas, para acompanhar o novo processo de desenvolvimento do ambiente global. A educação ao longo de toda a vida é a chave e/ou resposta para os desafios de um mundo em rápida transformação (DELLORS, 1999).

6 Aprender ao Longo da Vida E como não é possível voltar no tempo, deixar de trabalhar, de conviver com a família ou se divertir, para poder voltar aos bancos de escola na forma presencial, a opção mais adequada para este mundo dinâmico é a Educação a distância, que possui um modelo flexível para se adaptar a estas novas demandas. Cabe ressaltar que, quando você se aperfeiçoa, sente-se mais preparado e seguro, para atuar na sua área de trabalho. Em vista disso, é necessário aprender a aprender, ou seja, saber fazer perguntas pertinentes, levantar hipóteses, testar soluções - tudo o que o mercado exige hoje de um profissional. Lembre-se que uma boa pergunta já traz, consigo, a semente da resposta.

7 Existem muitas pesquisas e investigações sobre o perfil dos indivíduos que buscam aprendizado constante por meio de cursos a distância. Veja a seguir quem são essas pessoas.

8 Características do Aluno a Distância

9 Aprender ao Longo da Vida Conheça as principais características das pessoas que buscam o estudo a distância: alunos adultos; trabalhadores; maduros; responsáveis; com repertório de experiências anteriores mais vasto, adquirido em diversas fontes (educação formal e informal, meio social, família, trabalho, veículos de comunicação diversos, etc.).

10 Aprender ao longo da vida Por ser adulto e, simultaneamente, enfrentar uma realidade profissional concreta, o aluno de cursos a distância apresenta expectativas peculiares. Veja: instrumentos educacionais para utilização na prática diária; aumento da empregabilidade; promoção de cargo ou aumento salarial. Ou seja, o grande foco é o desenvolvimento profissional. Em muitos casos, a expectativa é de que a Educação a Distância traga resultados rápidos e imediatos, quase que "mágicos".

11 Aprender ao longo da vida Perceba que aprender a aprender é fundamental para que o aluno adulto possa realizar. análises; sínteses; avaliações. Por isso, é necessário que você saiba que o processo de aprendizagem dos adultos é diferenciado. Conheça a seguir a abordagem pedagógica que estuda esse público.

12 Andragogia

13 Segundo Fontes (2006), Malcolm Knowles foi o primeiro autor a utilizar essa expressão na literatura científica. A palavra andragogia tem origem do grego: andros – adulto e gogos – educar. É um caminho educacional que busca compreender o adulto. Ou, ainda, é a arte de ensinar aos adultos. É importante lembrar que esses adultos não são alunos sem experiência, pois o conhecimento vem da experiência prática. Na andragogia a aprendizagem adquire uma particularidade mais localizada no aluno, na independência e na autogestão da aprendizagem. Seu objetivo é entender como o adulto aprende e, com isso, avançar nas metodologias empregadas na educação desse público.

14 Andragogia Esses quatro princípios devem ser utilizados com flexibilidade e criatividade quando aplicados na prática.


Carregar ppt "Aprender ao Longo da Vida. Na aula anterior, você conheceu os profissionais que atuam em cursos a distância. Nesta sétima aula, você saberá o que significa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google