A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento geral de um curso. Na aula anterior, você compreendeu o que significa aprender ao longo da vida. Nesta aula, você aprenderá como realizar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento geral de um curso. Na aula anterior, você compreendeu o que significa aprender ao longo da vida. Nesta aula, você aprenderá como realizar."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento geral de um curso

2 Na aula anterior, você compreendeu o que significa aprender ao longo da vida. Nesta aula, você aprenderá como realizar o planejamento geral de um curso.

3 Planejamento geral de um curso

4 Planejamento geral de um curso Planejar é um processo pelo qual se busca alcançar algum objetivo predefinido, otimizando recursos temporais, humanos e materiais. É importante citar, aqui, uma definição científica: Planejamento é o processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando o melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. (PADILHA, 2001, p. 30). Mas... você sabe o que é planejamento?

5 Planejamento geral de um curso Ao responder tais perguntas, você está planejando! O planejamento em educação envolve vários níveis, que vão desde o planejamento das políticas educacionais (que ocorre nos patamares federal, estadual e municipal) até o planejamento das aulas (que cabe ao professor).

6 Você viu que o planejamento em educação envolve vários níveis. Certo? Então, a seguir, você acompanhará as características dos vários tipos de planejamento. Vamos em frente!

7 Tipos de Planejamento

8 O conceito geral de planejamento é o mesmo, sua aplicação é que varia. Em educação existe o planejamento de políticas educacionais; planejamento institucional; planejamento de curso e planejamento de aula, os quais você conhecerá a seguir clicando sobre cada link. Planejamento de políticas educacionais Orienta os rumos da educação do país, do estado, do município, prioridades e aplicações de verba, bem como legislações específicas, dentre outros aspectos macroeducacionais. O planejamento em qualquer atividade educacional está subordinado a este tipo de planejamento. Por exemplo: existe uma legislação específica que orienta a modalidade da Educação a Distância no Brasil. Acessando o site você terá a oportunidade de conhecer, na íntegra, essa legislação.

9 Tipos de planejamento Planejamento institucional É o planejamento da instituição educacional. Expressa as linhas pedagógicas e sua área de atuação. Apresenta as diretrizes para as ações do corpo docente e do corpo discente, bem como mapeia o contexto no qual a instituição se insere (características socioeconômicas e culturais). Também define elementos de organização e administração. O SENAI, por exemplo, possui um planejamento institucional com foco na vocação para a educação profissional, que interage com o mercado, utilizando uma multiplicidade de instrumentos: educação presencial, a distância, mista, cursos em vários níveis, ofertas sob demanda e muito mais.

10 Tipos de planejamento Planejamento de curso: define a especificidade de objetivos, conteúdos e instrumentos a serem utilizados em um curso específico. Planejamento de aula: plano complementar ao planejamento de curso detalha a unidade mínima prevista para que o objetivo mais amplo seja atingido. É importante lembrar que o aluno, para estudar a distância, precisa realizar um planejamento pessoal, bem como desenvolver a auto-aprendizagem e organização para aproveitar ao máximo os momentos de interação.


Carregar ppt "Planejamento geral de um curso. Na aula anterior, você compreendeu o que significa aprender ao longo da vida. Nesta aula, você aprenderá como realizar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google