A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD Profª. Adriana Azevedo Assessora Pedagógica de EAD da Universidade Metodista de São Paulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD Profª. Adriana Azevedo Assessora Pedagógica de EAD da Universidade Metodista de São Paulo."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD Profª. Adriana Azevedo Assessora Pedagógica de EAD da Universidade Metodista de São Paulo

2 O que é avaliação Processo de identificar, obter e proporcionar informação útil e descritiva acerca do valor e do mérito das metas, do planejamento, da realização e do impacto de um objeto determinado, com o fim de servir de guia para tomar decisões, solucionar os problemas de responsabilidade e promover a compreensão dos fenômenos implicados.

3 A avaliação Institucional Instrumento de gestão da educação com grande valor instrumental para as instituições de ensino; Instrumento de retroalimentação e apoio à formulação e análise curricular;

4 A avaliação Institucional Busca contribuir para identificar carências e necessidades de formação-capacitação dos docentes e do quadro técnico- administrativo; Propõe inovação através da relação com a investigação;

5 Na instituição de ensino: A avaliação deve contribuir para mudanças efetivas no sistema educacional; Buscar novo enfoque na relação professor/aluno/conhecimento/instituição na avaliação institucional.

6 Avaliação Institucional na Metodista Abrange todos os segmentos constitutivos da estrutura da Universidade; Detecta aspectos que precisam a serem melhorados e aspectos a serem preservados; Desenvolve uma cultura de constante aprimoramento;

7 Avaliação Institucional na Metodista Levanta informações e subsídios para o processo de planejamento institucional; Orienta futuras ações; Presta conta de suas ações a sociedade;

8 Avaliação Institucional na Metodista Objetivos: Sensibilizar os diferentes segmentos para a compreensão da avaliação com um processo de melhoria da qualidade e como recurso a ser utilizado para prestar contas à comunidade interna e externa na qual a Metodista está inserida;

9 Avaliação Institucional na Metodista Objetivos: Diagnosticar formas de realização e relacionamento institucional nas dez dimensões previstas nos SINAES; Atender o compromisso de formação com qualidade do corpo docente, discente e técnico administrativo;

10 Avaliação Institucional na Metodista Objetivos: Aperfeiçoar a ação institucional pelo envolvimento coletivo de seus agentes internos, no processo de avaliação; Desenvolver cultura de crítica e auto-crítica permanente;

11 Avaliação Institucional na Metodista Objetivos: Rever o Projeto Pedagógico da Instituição; Subsidiar o processo de planejamento institucional;

12 EAD da Metodista Administração Ciências Sociais Filosofia Processos Gerenciais Gestão de Recursos Humanos Gestão de Turismo Letras Português/Espanhol Logística Marketing Pedagogia Teologia Letras Português/Espanhol Atualmente a Metodista oferece onze cursos de graduação na modalidade a distância.

13 Avaliação Institucional na EAD Metodista Para a EAD foi criada uma Comissão Setorial de Avaliação específica que cuida diretamente dos processos avaliativos que envolvem os cursos da modalidade.

14 Avaliação Institucional na EAD Metodista Tem servido para melhor compreender a dinâmica de funcionamento do processo de ensino e aprendizagem, a relação do educando com proposta pedagógica e suas dificuldades;

15 Avaliação Institucional na EAD Metodista Identifica os pontos fortes e frágeis da EAD na Metodista, subsidiando tomadas de decisões tanto no âmbito dos cursos quanto dos demais processos; Auxilia na condução do acompanhamento da administração dos pólos regionais de apoio presencial da Instituição;

16 Avaliação Institucional na EAD Metodista Processo anual; Avaliação 360º: Requer a participação de todos os envolvidos direta e indiretamente no processo de ensino- aprendizagem; Anos ímpares: Focada na respondência de alunos, monitores e professores-tutores;

17 Avaliação Institucional na EAD Metodista Execução do processo: São utilizados questionários digitais, aplicados via internet, contendo as categorias Aluno, Atuação pedagógica, Recursos pedagógicos, Condições gerais, Adequação dos recursos, Gestão, Relacionamento, Espaço físico, Equipamentos e Atendimento;

18 Execução do processo: Cada categoria compreende um conjunto de questões avaliadas segundo a escala: nunca (1), poucas vezes (2), muitas vezes (3), sempre (4) e não se aplica (NA), representando a freqüência em que a ação ocorre; Avaliação Institucional na EAD Metodista

19 Execução do processo: No questionário, além das questões fechadas, os agentes podem exprimir seus comentários abertamente ao final de cada grupo de questões; Em 2007 foram comentários. A participação foi de 100% dos professores tutores, 65,3% dos monitores e de 37,3% dos alunos Avaliação Institucional na EAD Metodista

20 Metodologia: Relatório analítico dos resultados para que cada curso analise junto ao grupo de docentes e tutores, presidido pelo seu coordenador;

21 Avaliação Institucional na EAD Metodista Metodologia: Relatório síntese, a partir dos resultados analíticos, os cursos propõem ações a curto, médio e longo prazo para melhoria da qualidade das deficiências apontadas e sugestões outras que venham a contribuir para o aprimoramento do processo;

22 Avaliação Institucional na EAD Metodista Metodologia: As áreas envolvidas diretamente com a EAD – Secretaria Acadêmica, Suporte Financeiro e Suporte Técnico, também produzem seu relatório, com parâmetros semelhantes aos dos cursos;

23 Avaliação Institucional na EAD Metodista Metodologia: Os resultados são discutidos em fóruns abertos para a participação da comunidade universitária e cada coordenador faz uma devolutiva aos alunos do processo avaliativo realizado.

24 Divulgação dos resultados: Disponibilização de materiais informativos que buscam facilitar a leitura e compreensão dos resultados; Logins e senhas para os alunos e os agentes envolvidos nas etapas de análise; Avaliação Institucional na EAD Metodista

25 Conclusão: Entende-se que no processo avaliativo o uso dos resultados é uma das questões fundamentais.; A avaliação assume função diagnóstica, ou seja, responsável pela alimentação do processo decisório e de retroalimentação da prática pedagógica; Avaliação Institucional na EAD Metodista

26 Conclusão: A avaliação tem se tornado cada vez mais um processo consistente na Metodista e a análise dos dados ganham maior sentido refletindo em um conjunto articulado de ações. Avaliação Institucional na EAD Metodista

27 Contato: Assessora Pedagógica de Educação a Distância da Universidade Metodista de São Paulo


Carregar ppt "Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD Profª. Adriana Azevedo Assessora Pedagógica de EAD da Universidade Metodista de São Paulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google