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PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

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Apresentação em tema: "PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Caso: Centro Universitário Metodista IPA Clarice Monteiro Escott Marlis Polidori Morosini

2 HISTÓRICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA
Faz parte de uma rede mundial de instituições educacionais mantidas pela Igreja Metodista. O metodismo tem suas origens dentro da Universidade de Oxford, na Inglaterra do século XVIII. fundado o Porto Alegre College, o Instituto Porto Alegre (IPA). 1926 – fundado o Colégio Americano. Centro Universitário Metodista : fusão das Faculdades IPA e IMEC – tradição em educação superior na área da saúde. 34 Cursos de Graduação; 2 Cursos de Mestrado Aproximadamente 365 docentes

3 HISTÓRICO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Desenvolvimento da Auto-avaliação desde 1994. Objetivos: a) promover a participação dos docentes, discentes, funcionários, egressos e empresas; b) fazer o levantamento das necessidades dos cursos e da instituição envolvendo ensino, extensão, pesquisa e gestão; c) buscar a melhoria da qualidade do ensino e da instituição e; d) acompanhar o crescimento estratégico da instituição com o propósito de transformar o Instituto em Centro Universitário Metodista e culminando numa Universidade.

4 HISTÓRICO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
2001/ criação da Coordenadoria de Avaliação Institucional - objetivo de dar o caráter permanente ao processo de avaliação institucional auto-avaliação envolve a totalidade da comunidade escolar, de forma online - maior rapidez no processo e uma melhor análise dos resultados: Coordenadoria de Avaliação Institucional, coordenadores dos cursos e ainda, com os Núcleos de Avaliação Institucional (NAVI) Construção de relatórios quantitativos com análise qualitativa Resultados analisados na relação com as avaliações externas e discutidos com os docentes, funcionários e discentes e divulgados internamente na IES 2004 – Implementação da CPA

5 HISTÓRICO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Auto-avaliação realizada ampliando o foco sistêmico e levando em consideração os diferentes meios e métodos para identificação da situação e melhoria da instituição. CPA redimensiona o Programa de Avaliação Institucional adequando os processos avaliativos e os instrumentos de coleta de dados a nova realidade institucional, ao PDI e PPI e SINAES: Ampliação dos instrumentos de auto-avaliação online Dez Dimensões SINAES Abrange ensino, pesquisa, extensão e gestão 2007 – Fórum de Avaliação Institucional Avaliação Acadêmica Avaliação da Gestão Avaliação Comunitária

6 ESTRUTURA DA IES PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Comissão Própria de Avaliação – CPA 1 Presidente indicado pelo(a) Reitor(a) e homologado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) do Centro Universitário Metodista ; 04 representantes docentes, indicados pelo(a) Reitor(a) e homologado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) do Centro Universitário Metodista; 04 representantes técnicos administrativos da Instituição, indicados pelo(a) Reitor(a) e homologado pelo CONSUNI do Centro Universitário Metodista; 01 representante da Pastoral Escolar Universitária. 02 representantes da sociedade civil organizada com experiência em gestão e/ou processos de avaliação. 04 representantes do corpo discente de graduação, indicados pelos colegiados ampliados dos cursos de graduação, homologado pelo CONSUNI do Centro Universitário Metodista.

7 ESTRUTURA DA IES PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Participação dos coordenadores e colegiados de cursos para o desenvolvimento da Auto-Avaliação e avaliação externa. 2009 – Colegiado Ampliado de Avaliação Institucional: apoio à CPA para fins de organização do processo de auto-avaliação e sensibilização da comunidade acadêmica,; composto pelos presidentes dos Colegiados Ampliados dos cursos de graduação ou representantes indicados pelos mesmos e de representante do colegiado administrativo

8 ESTRUTURA DA IES PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Apoio operacional: Coordenadoria de Avaliação Institucional Coordenação de Avaliação Institucional: 1 docente, doutora em educação, que por definição do Reitor, acumula a Presidência da CPA (com dedicação de 30h para a CoordAI); Setor de Pesquisa Institucional: 1 técnica-administrativa com cargo de pesquisadora institucional; Setor de Legislação: 1 docente mestre com Regime de Tempo Integral (com dedicação de 20h para a CoordAI), especialista em legislação educacional, 1 técnica-administrativa; Setor de Auto-Avaliação e Avaliação Externa: 1 docente mestre, com Regime de Tempo Parcial (com dedicação de 20h para a CoordAI), 1 docente doutora com Regime de Tempo Integral (com dedicação de 04h para a CoordAI)e 2 técnico-administrativos; Ouvidoria: 1 docente mestre (com dedicação de 12h para a CoordAI) e 1 técnico-administrativo.

9 ESTRUTURA DA IES PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Competências da Coordenadoria de Avaliação Institucional: assessorar a Comissão Própria de Avaliação (CPA), no desenvolvimento da Auto-Avaliação da Instituição e nos processos de Avaliação Externa; organizar e disponibilizar as informações necessárias para a execução da Auto-Avaliação da Instituição; organizar, coordenar e desenvolver seminários de sensibilização como suporte da prática avaliativa; desenvolver métodos e instrumentos de facilitação do processo de recolha e análise de dados e informações para fins de execução da Auto-Avaliação; elaborar, em conjunto com a comunidade acadêmica, os relatórios parcial e final, exigidos no processo avaliativo, propor e acompanhar fluxos definindo (re) planejamento e ações de superação no processo avaliativo; estabelecer calendário de execução da Auto-Avaliação da Instituição; organizar e encaminhar publicação referente ao desenvolvimento da Auto-Avaliação.

10 TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Interface da CPA e CoordAI com a Gestão de Tecnologia da Informação, tanto para os processos de auto-avaliação quanto para os processos de avaliação externa. Setor de Gestão de Tecnologia da Informação: 34 colaboradores que atendem às áreas de Sistemas de Informação, Infra-Estrutura e Apoio aos Usuários. Técnica responsável pela Área de Sistemas de Informação, compõe a CPA.

11 TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Criado um aplicativo que atende às necessidades institucionais específicas de cada aplicação do processo de auto-avaliação foi. Este aplicativo permite: a adequação dos públicos que serão consultados, dos instrumentos a serem aplicados e da forma de apresentação dos resultados; consonância as 10 dimensões da Lei do SINAES ; unicidade dos dados institucionais; participação não obrigatória da comunidade acadêmica; suporte técnico , pela GTI, à comunidade acadêmica e administrativa, através do helpdesk, à durante o período de auto-avaliação; exportação das informações para um arquivo em formato de texto para que possam ser analisados após o período de coleta de dados; utilização do SPSS (Statistic Package for Social Sciences) para tratamento estatístico de dados; geração de gráficos e tabelas, apresentando as frequências absolutas e relativas para organização de relatórios quantitativo e qualitativo, disponibilizados à comunidade acadêmica e administrativa.


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