Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAnna Fontes Alterado mais de 11 anos atrás
1
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas
2
Composição: Presidente: Flavia Della Lúcia Representantes: Professores: Helena Maria dos Santos Felício Érica Valéria Alves Humberto César Brandão de Olivera Técnico-Administrativos: Cléber Moterani Tavares Maciro Manoel Pereira Júnior Vanja Myra Barroso Vieira da Silveira Acadêmicos: Lucas Schmoeller do Prado Rodrigues Antônio Felipe Oliveira Gregório dos Reis Sociedade Civil Organizada: Luis Adriano Batista
3
O conceito de avaliação tem como idéias centrais, entre outras, as de integração e participação – conceitos fundamentais para construção de um sistema de avaliação capaz de aprofundar os compromissos e responsabilidades sociais das instituições, bem como promover os valores democráticos, o respeito à diversidade, a busca da autonomia e a afirmação da identidade. (Sinaes, 2003, p.81) Conceito de avaliação do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior)
4
Princípios norteadores do Sinaes GLOBALIDADE – avaliação de todos os elementos que compõem a IES; COMPARABILIDADE – busca de uma padronização de conceitos e indicadores; RESPEITO À IDENTIDADE DA IES e suas características próprias; LEGITIMIDADE – adoção de metodologias e construção de indicadores capazes de conferir significado às informações que devem ser fidedignas; RECONHECIMENTO, por todos os agentes, da legitimidade do processo.
5
Avaliação na Unifal - MG Quer ser uma atividade contínua que integra a vida organizacional e que tem como propósito registrar as percepções da comunidade acadêmica sobre processos nos seus vários setores, a fim de torná-los cada vez mais adequados ao cumprimento dos objetivos maiores da Instituição. A avaliação, portanto, não é de pessoas, mas de funções; não é apenas de produto, mas de processos; não tem finalidade classificatória ou punitiva. Ao contrário é instrumento de participação democrática e emancipatória na vida institucional.
6
1) A missão e o plano de desenvolvimento institucional; 2) A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão; 3) A responsabilidade social da instituição; 4) A comunicação com a sociedade; 5) As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo; DIMENSÕES 6) Organização e gestão da instituição; 7) Infra-estrutura física; 8) Planejamento e avaliação; 9) Políticas de atendimento aos estudantes; 10) Sustentabilidade financeira
7
Avaliação Institucional da Unifal - MG 2005: Início do primeiro processo de auto-avaliação nos moldes dos SINAES. 2006: Envio do relatório ao INEP, divulgação dos resultados. 2008: Desenvolvimento do segundo processo de auto- avaliação, solicitado pelo INEP.
8
Etapas do Proceso de Auto-avaliação 1 - Preparação Planejamento realizado pela CPA; Sensibilização da comunidade acadêmica; 2 - Desenvolvimento Construção dos instrumentos; Levantamento de dados e informações; Análise das informações – relatórios parciais. 3 - Consolidação Relatórios; Divulgação; Balanço crítico.
9
Uso da Avaliação Institucional Proporcionar a reflexão coletiva acerca da IES; Possibilita aos atores institucionais maior e melhor conhecimento acerca da IES; Possibilita múltiplos olhares em torno de um mesmo aspecto institucional; Induz a novos comportamentos; Ilumina aos atores institucionais na tomada de decisões.
10
A avaliação interna é um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre a própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social (Sinaes, 2004, p.11). Participe da Avaliação Institucional!
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.