A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Institucional. O que é? Uma ação ampla, que mobiliza a instituição como um todo. Não é um processo indiferente ou neutro. Ao contrário, toma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Institucional. O que é? Uma ação ampla, que mobiliza a instituição como um todo. Não é um processo indiferente ou neutro. Ao contrário, toma."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Institucional

2 O que é? Uma ação ampla, que mobiliza a instituição como um todo. Não é um processo indiferente ou neutro. Ao contrário, toma partidos, reafirma os valores considerados positivos, interfere nas relações sociais de trabalho e intervém em todas as dimensões da vida acadêmica e institucional.

3 Dimensões da Avaliação de sala de aula: foco no processo ensino aprendizagem e visa subsidiar a prática docente institucional: permite a análise da instituição educativa e indica a efetividade da instituição educativa no cumprimento de sua função social de programas e projetos educativos: focaliza sua atenção nos propósitos e estratégias concebidos por determinado programa previsto para aperfeiçoar ou corrigir desvios de um sistema de ensino de currículo: centro de atenção voltado para análise do valor psicossocial dos objetivos e conteúdos propostos de um curso organizado para formar o aluno e para o estudo da efetividade dos processos previstos em sua implementação de sistemas : focaliza sistemas de ensino visando subsidiar políticas na área educacional.

4 Avaliação Institucional

5 Hoje, a avaliação assume nas instituições educacionais um papel de destaque, associado a idéia de qualidade Possibilita ações emancipatórias, de construção de relações democráticas e melhoria efetiva da qualidade do processo de ensino aprendizagem Não se avalia porque um sistema é ineficiente, mas porque se deseja um compromisso real de produzir uma escola viva, de boa qualidade Busca envolver os educadores na análise de suas práticas, por meio de uma postura crítica, dialógica e responsável Avaliação Institucional

6 Atividade em Grupo: Dialoguem e registrem os aspectos quantitativos e qualitativos que podem ser considerados na avaliação institucional: 20 min

7 Aspectos quantitativos: banco de dados, informações estatísticas, financeiras, físicas – dialogar sobre estes resultados e comprometer-se com ele, buscando soluções possíveis. Aspectos qualitativos: incorporação da metodologia Oficinas de Aprendizagem ao fazer pedagógico da rede SESI de educação – premissas da metodologia estão presentes? Avaliação Institucional

8 O Processo Avaliativo Os profissionais se posicionarão individual e coletivamente sobre os seguintes aspectos: Professor: o desempenho do aluno, sua prática pedagógica, a gestão da escola, sua formação continuada, a ação do orientador pedagógico Coordenador do Colégio: a prática educativa do seu colégio, sua gestão, a gestão do orientador pedagógico, sua formação continuada Orientador Pedagógico: sua prática como formador, a gestão do colégio, sua formação continuada, a prática dos professores

9 Avaliação Institucional Grupo Focal É uma modalidade de grupo que, utilizada em processo de auto-avaliarão institucional, permite viabilizar o princípio do respeito à identidade institucional. Os princípios de negociação e cooperação são relevantes em todo o processo avaliativo, legitimando o caráter pedagógico, formador e transformador. * roteiro predefinido * cada grupo focal produz, em instrumento próprio, a síntese de sua avaliação, as mtas e encaminhamentos propostos.

10 Avaliação Institucional Conhecimento e análise da avaliação institucional realizada no Colégio SESI em 2009.


Carregar ppt "Avaliação Institucional. O que é? Uma ação ampla, que mobiliza a instituição como um todo. Não é um processo indiferente ou neutro. Ao contrário, toma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google