A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais"— Transcrição da apresentação:

1 SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS REUNIÃO COM PEDAGOGOS 2012

2 Biblioteca como Ambiente de Aprendizagem
A BIBLIOTECA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM BASE EM COMPETÊNCIAS . Aprendizagem permanente: responder as diversas áreas curriculares. (Capacidades básicas, técnicas e de gestão) . Estoque de conhecimento, que permite o indivíduo a adquirir a competência informacional( habilidades necessárias para localizar, interpretar, analisar, sintetizar e comunicar a informação, esteja elas em fontes impressas ou eletrônicas). .

3 A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA BIBLIOTECA
Biblioteca como Ambiente de Aprendizagem A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA BIBLIOTECA A Biblioteca como extensão da sala de aula Integração do profissional em reuniões do grupo gestor e participação na construção da proposta pedagógica da Unidade. Orientação e execução de pesquisas bibliográficas; Desenvolvimento de produtos e serviços informacionais; Apoio e orientação acerca da formatação de trabalhos escolares, materiais didáticos, publicações técnicas, no que se refere a normalização técnica e direitos autorais e de propriedade;

4 A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA BIBLIOTECA
Biblioteca como Ambiente de Aprendizagem A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA BIBLIOTECA Trabalho integrado biblioteca X docente Papel do Professor: orientador, captador dos conhecimentos dos alunos, estimulador de desenvolver questionamentos, curiosidade, interesse pela leitura e pesquisa, visando incentivar no aluno a busca de soluções, através da informação e do conhecimento Papel do Bibliotecário: recuperar e fornecer os recursos informacionais necessários, orientar alunos na realização de consultas, pesquisas e trabalhos escolares, agregar valor ao processo ensino-aprendizagem;

5 A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA BIBLIOTECA
Biblioteca como Ambiente de Aprendizagem A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA BIBLIOTECA Intervenção Pedagógica A habilidade de interpretação está presente em todas as componentes curriculares e na vida( Professores X bibliotecários X Pedagógico) Trabalhar com os alunos não apenas textos científicos, mas propiciar a análise de outros tipos de textos, que permitam o conhecimento da linguagem. Ex. Trabalhar o conceito de Estratégia com o livro a Arte da Guerra de Sun Tzu.

6 A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA BIBLIOTECA
Biblioteca como Ambiente de Aprendizagem A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA BIBLIOTECA Estruturação e montagem da Biblioteca Ambiente físico: espaço amplo, ambientes específicos, mobiliário adequado, conforto, segurança. Fotos Acervos bibliográficos e de Multimídia: Politicas de Desenvolvimento da Coleção; Tecnologia: Acesso a Internet; Sistema integrado Pergamum; Rede de Bibliotecas Senai (Sesi). Recursos Humanos/Processamento Técnico: Gestão Integrada de Bibliotecas Senai/MG – Aviso 063/2010

7 O TRABALHO EM CONJUNTO FAZ A DIFERENÇA
Biblioteca como Ambiente de Aprendizagem O TRABALHO EM CONJUNTO FAZ A DIFERENÇA Biblioteca + Pedagogos + Professores = Formação de alunos capazes de coletar, selecionar, interpretar e utilizar a informação nos diversos contextos profissionais e sociais na chamada Sociedade da Informação.

8 MATERIAL DIDÁTICO: PADRONIZAÇÃO
Conceitos, tipologia, metodologias, referenciais teóricos: documento Senai/DN. Metodologia de seleção e elaboração de recursos didáticos OBJETIVO Disponibilizar material com texto didático e projeto gráfico adequado, de qualidade e consistente, em consonância com os referenciais teóricos e a pratica pedagógica adotados pela Instituição e a permanente atualização tecnológica.

9 MATERIAL DIDÁTICO: PADRONIZAÇÃO
AÇÕES: Levantamento dos recursos didáticos utilizados pelas Unidades – Banco de Dados da GEP; Avaliação e seleção dos materiais didáticos utilizados pelo Senai/MG identificação da necessidade de reformulação, atualização e/ou adoção de novos recursos;), Coordenação e validação das atividades de elaboração, atualização e adoção de material didático realizadas pelas Unidades.

10 MATERIAL DIDÁTICO: PADRONIZAÇÃO
AÇÕES: Catalogação e organização das matrizes dos MD’s em meio eletrônico, codificando cada material de forma a facilitar sua localização; por área tecnológica e por modalidade; Padronização do material didático utilizado e produzido pelo Senai/MG, definir titulo único para os cursos ofertados PSU e PRONATEC; Avaliação e aquisição dos títulos padronizados e disponibilizados pelo Senai/DN, através do Programa de Recursos Didáticos Nacionais e criação dos Comitês de Avaliação de Material Didático do Senai/MG. Gestão,liberação de acesso, inclusão de materiais didáticos no Banco de Recursos Didáticos _ BRD- Projeto Senai Didática -DN.

11 MATERIAL DIDÁTICO: PADRONIZAÇÃO
PRODUTOS / SERVIÇOS . Diretrizes e referenciais para elaboração e adoção de material didático; . Definição das Bibliografias básicas, complementares e suplementares para composição dos acervos das bibliotecas. ( padronização Planos de Cursos); . Fornecimento de copias de material didático para as Unidades.(em processo de seleção e validação.

12 MATERIAL DIDÁTICO: PADRONIZAÇÃO
ESCOLA E MATERIAL DIDÁTICO Planejamento; Levantamento de títulos; Avaliação; Seleção; Reformulação e elaboração; Apoio da GEP.

13 Lucília: luaz@fiemg.com.br Ana Christina: ansiuves@fiemg.com.br
MATERIAL DIDÁTICO: PADRONIZAÇÃO OBRIGADA PELA ATENÇÃO! Contatos na GEP: Lucília: Ana Christina: (31) (31)

14 Gerência de Educação Profissional
GEP Gerência de Educação Profissional


Carregar ppt "SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google