A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS REUNIÃO COM PEDAGOGOS 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS REUNIÃO COM PEDAGOGOS 2012."— Transcrição da apresentação:

1 SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS REUNIÃO COM PEDAGOGOS 2012

2 BIBLIOTECA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM A BIBLIOTECA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM BASE EM COMPETÊNCIAS. Aprendizagem permanente: responder as diversas áreas curriculares. (Capacidades básicas, técnicas e de gestão). Estoque de conhecimento, que permite o indivíduo a adquirir a competência informacional( habilidades necessárias para localizar, interpretar, analisar, sintetizar e comunicar a informação, esteja elas em fontes impressas ou eletrônicas)..

3 BIBLIOTECA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA BIBLIOTECA A Biblioteca como extensão da sala de aula Integração do profissional em reuniões do grupo gestor e participação na construção da proposta pedagógica da Unidade. Orientação e execução de pesquisas bibliográficas; Desenvolvimento de produtos e serviços informacionais; Apoio e orientação acerca da formatação de trabalhos escolares, materiais didáticos, publicações técnicas, no que se refere a normalização técnica e direitos autorais e de propriedade;

4 BIBLIOTECA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA BIBLIOTECA Trabalho integrado biblioteca X docente Papel do Professor: orientador, captador dos conhecimentos dos alunos, estimulador de desenvolver questionamentos, curiosidade, interesse pela leitura e pesquisa, visando incentivar no aluno a busca de soluções, através da informação e do conhecimento Papel do Bibliotecário: recuperar e fornecer os recursos informacionais necessários, orientar alunos na realização de consultas, pesquisas e trabalhos escolares, agregar valor ao processo ensino-aprendizagem;

5 BIBLIOTECA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA BIBLIOTECA Intervenção Pedagógica A habilidade de interpretação está presente em todas as componentes curriculares e na vida( Professores X bibliotecários X Pedagógico) Trabalhar com os alunos não apenas textos científicos, mas propiciar a análise de outros tipos de textos, que permitam o conhecimento da linguagem. Ex. Trabalhar o conceito de Estratégia com o livro a Arte da Guerra de Sun Tzu.

6 BIBLIOTECA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM NA BIBLIOTECA Estruturação e montagem da Biblioteca Ambiente físico: espaço amplo, ambientes específicos, mobiliário adequado, conforto, segurança. FotosmobiliárioFotos Acervos bibliográficos e de Multimídia: Politicas de Desenvolvimento da Coleção; Tecnologia: Acesso a Internet; Sistema integrado Pergamum;Sistema integrado Pergamum Rede de Bibliotecas Senai (Sesi). Recursos Humanos/Processamento Técnico: Gestão Integrada de Bibliotecas Senai/MG – Aviso 063/2010Aviso 063/2010

7 BIBLIOTECA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM O TRABALHO EM CONJUNTO FAZ A DIFERENÇA Biblioteca + Pedagogos + Professores = Formação de alunos capazes de coletar, selecionar, interpretar e utilizar a informação nos diversos contextos profissionais e sociais na chamada Sociedade da Informação.

8 MATERIAL DIDÁTICO: PADRONIZAÇÃO Conceitos, tipologia, metodologias, referenciais teóricos: documento Senai/DN. Metodologia de seleção e elaboração de recursos didáticosMetodologia de seleção e elaboração de recursos didáticos OBJETIVO Disponibilizar material com texto didático e projeto gráfico adequado, de qualidade e consistente, em consonância com os referenciais teóricos e a pratica pedagógica adotados pela Instituição e a permanente atualização tecnológica.

9 MATERIAL DIDÁTICO: PADRONIZAÇÃO AÇÕES: Levantamento dos recursos didáticos utilizados pelas Unidades – Banco de Dados da GEP; Avaliação e seleção dos materiais didáticos utilizados pelo Senai/MG identificação da necessidade de reformulação, atualização e/ou adoção de novos recursos;), Coordenação e validação das atividades de elaboração, atualização e adoção de material didático realizadas pelas Unidades.

10 MATERIAL DIDÁTICO: PADRONIZAÇÃO AÇÕES: Catalogação e organização das matrizes dos MDs em meio eletrônico, codificando cada material de forma a facilitar sua localização; por área tecnológica e por modalidade; Padronização do material didático utilizado e produzido pelo Senai/MG, definir titulo único para os cursos ofertados PSU e PRONATEC; Avaliação e aquisição dos títulos padronizados e disponibilizados pelo Senai/DN, através do Programa de Recursos Didáticos Nacionais e criação dos Comitês de Avaliação de Material Didático do Senai/MG.Programa de Recursos Didáticos Nacionais Gestão,liberação de acesso, inclusão de materiais didáticos no Banco de Recursos Didáticos _ BRD- Projeto Senai Didática -DN.BRD- Projeto Senai Didática -DN.

11 MATERIAL DIDÁTICO: PADRONIZAÇÃO PRODUTOS / SERVIÇOS. Diretrizes e referenciais para elaboração e adoção de material didático;. Definição das Bibliografias básicas, complementares e suplementares para composição dos acervos das bibliotecas. ( padronização Planos de Cursos);. Fornecimento de copias de material didático para as Unidades.(em processo de seleção e validação.

12 MATERIAL DIDÁTICO: PADRONIZAÇÃO ESCOLA E MATERIAL DIDÁTICO Planejamento; Levantamento de títulos; Avaliação; Seleção; Reformulação e elaboração; Apoio da GEP.

13 MATERIAL DIDÁTICO: PADRONIZAÇÃO OBRIGADA PELA ATENÇÃO! Contatos na GEP: Lucília: Ana Christina: (31) (31)

14 GEP Gerência de Educação Profissional


Carregar ppt "SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS REUNIÃO COM PEDAGOGOS 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google