A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes"— Transcrição da apresentação:

1 Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes SEMINÁRIO DE ABERTURA

2 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
O QUE É? É um programa de formação continuada, contínua e presencial destinado a todos os professores do 1º ao 9º ano do Sistema Municipal de Ensino de Fortaleza.

3 MODALIDADE DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO
Os encontros presenciais coordenados pelo formador para a realização de atividades incluirão: troca de experiências e reflexão individual e em grupos; esclarecimento de dúvidas e questionamentos; planejamento e elaboração de situações didáticas; análise crítica da prática em sala de aula e das atividades dos alunos.

4 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
CONTEÚDO DA FORMAÇÃO Serão realizados estudos sobre as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, bem como suas teorias embasadoras.

5 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
EIXOS EPISTEMOLÓGICO-CONCEITUAIS PRINCÍPIOS ESTRUTURANTES EIXOS REFERENCIAIS EIXOS OPERACIONAIS DIRETRIZES CURRICULARES

6 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
SEQUÊNCIA DE ESTUDO 1º - Seminário de Abertura 2º - Eixos epistemológico-conceituais 3º - Princípios estruturantes 4º - Eixos referenciais do currículo 5º - Proposta pedagógica das unidades escolares – uma ação coletiva 6º - Eixos operacionais do currículo

7 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
CARGA HORÁRIA (ano letivo 2012) Centro de Formação 24 HORAS Unidade Escolar TOTAL – 48 HORAS

8 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
DURAÇÃO E PERIODICIDADE Os encontros serão realizados durante o horário de trabalho do professor, uma vez por mês (na terceira ou quarta semana), com duração de 4 horas.

9 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
DURAÇÃO E PERIODICIDADE A primeira etapa da formação será realizada de setembro/12 a março/13, respeitando o calendário pré-estabelecido pela SME/SER, em consonância com a escola.

10 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO A metodologia de avaliação adotada objetiva o diagnóstico CONTÍNUO do desenvolvimento profissional do professor cursista durante o Programa de Formação, observando os AVANÇOS e as NECESSIDADES DE INTERVENÇÕES.

11 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
CERTIFICAÇÃO – dependerá de três fatores 80% de presença nos encontros (Centro de Formação e Unidade Escolar) Auto-avaliação Participação

12 ATORES DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
PROFESSOR CURSISTA - DIREITOS Ter acesso ao material do Programa. Participar dos encontros presenciais. Ter um formador que o acompanhe durante o curso. Receber um certificado de conclusão, caso tenha cumprido todos os requisitos necessários.

13 ATORES DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
PROFESSOR CURSISTA - ATRIBUIÇÕES Frequentar os encontros presenciais do programa. Ler os textos indicados para discussão nos encontros presenciais com o formador. Desenvolver atividades pedagógicas propostas pelo formador. Planejar ações pedagógicas com base nas Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. Realizar auto-avaliação.

14 ATORES DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
PROFESSOR FORMADOR - ATRIBUIÇÕES Planejar e coordenar os encontros presenciais. Mediar os estudos, debates e trocas de experiências entre os professores. Acompanhar o desempenho dos cursistas, nos encontros presenciais e nas unidades de ensino.

15 ATORES DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
COORDENADOR PEDAGÓGICO - ATRIBUIÇÕES Participar dos momentos de formação e socializar os estudos com os professores. Articular atividades pedagógicas em consonância com o que está sendo estudado nos momentos de formação. Coordenar os momentos de planejamento e estudos com os professores nas unidades escolares.

16 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
ATORES DO PROGRAMA GESTORES SME/SER Atores do Programa: professores e coordenadores pedagógicos. Gestores e SME: parceiros. Garantir a liberação do professor no dia de sua formação.

17 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
FOCO Atualização dos saberes dos profissionais por meio de subsídios teóricos e práticos, bem como por meio do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho. Por isso esta é uma formação continuada em serviço.

18 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
OBJETIVOS Valorizar o professor de forma profissional e pessoal. Contribuir para o desenvolvimento da autonomia do professor na sua prática pedagógica. Proporcionar espaços para se compartilhar experiências e resoluções de problemas, como forma de construção de conhecimentos, saberes e competências dos professores.

19 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
CONCEPÇÃO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM SOCIOINTERACIONISMO Caracteriza-se pela conquista do conhecimento mediada por interações sociais; envolve a relação dialética entre o sujeito e a realidade no seu entorno, pressupondo que o ser humano modifica o meio, mas também é modificado por ele. (Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental do Sistema Público Municipal de Ensino de Fortaleza, 2011).

20 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
CONCEPÇÃO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM PROFESSOR ALUNO RELAÇÃO Professor e aluno se ligam por vínculos construídos ao longo do trabalho de aprender e de ensinar.

21

22 CONTINUADA PARA PROFESSORES
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES PAPEL DO PROFESSOR O professor é responsável pela relação entre ensino, aprendizagem, cultura e desenvolvimento sociocognitivo do aluno. O professor aponta caminhos para que os alunos descubram e construam de forma interativa os saberes.

23 ENCAMINHAMENTOS A partir do 2º encontro de formação, o professor deverá levar o documento: Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. Leitura dos textos: Eixos Epistemológicos-conceituais e Princípios Estruturantes.

24 “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”. Clique para adicionar texto PAULO FREIRE

25 OBRIGADA!


Carregar ppt "Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google