A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES SEMINÁRIO DE ABERTURA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES SEMINÁRIO DE ABERTURA."— Transcrição da apresentação:

1 Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES SEMINÁRIO DE ABERTURA

2 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES O QUE É? É um programa de formação continuada, contínua e presencial destinado a todos os professores do 1º ao 9º ano do Sistema Municipal de Ensino de Fortaleza.

3 MODALIDADE DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO Os encontros presenciais coordenados pelo formador para a realização de atividades incluirão: troca de experiências e reflexão individual e em grupos; esclarecimento de dúvidas e questionamentos; planejamento e elaboração de situações didáticas; análise crítica da prática em sala de aula e das atividades dos alunos.

4 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES CONTEÚDO DA FORMAÇÃO Serão realizados estudos sobre as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, bem como suas teorias embasadoras.

5 EIXOS EPISTEMOLÓGICO- CONCEITUAIS PRINCÍPIOS ESTRUTURANTES EIXOS REFERENCIAIS EIXOS OPERACIONAIS DIRETRIZES CURRICULARES PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES

6 SEQUÊNCIA DE ESTUDO 1º - Seminário de Abertura 2º - Eixos epistemológico- conceituais 3º - Princípios estruturantes 4º - Eixos referenciais do currículo 5º - Proposta pedagógica das unidades escolares – uma ação coletiva 6º - Eixos operacionais do currículo

7 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES CARGA HORÁRIA (ano letivo 2012) TOTAL – 48 HORAS Centro de Formação 24 HORAS Unidade Escolar 24 HORAS

8 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DURAÇÃO E PERIODICIDADE Os encontros serão realizados durante o horário de trabalho do professor, uma vez por mês (na terceira ou quarta semana), com duração de 4 horas.

9 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A primeira etapa da formação será realizada de setembro/12 a março/13, respeitando o calendário pré-estabelecido pela SME/SER, em consonância com a escola. DURAÇÃO E PERIODICIDADE

10 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A metodologia de avaliação adotada objetiva o diagnóstico CONTÍNUO do desenvolvimento profissional do professor cursista durante o Programa de Formação, observando os AVANÇOS e as NECESSIDADES DE INTERVENÇÕES. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

11 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES CERTIFICAÇÃO – dependerá de três fatores 80% de presença nos encontros (Centro de Formação e Unidade Escolar ) Auto-avaliação Participação

12 ATORES DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES PROFESSOR CURSISTA - DIREITOS Receber um certificado de conclusão, caso tenha cumprido todos os requisitos necessários. Ter acesso ao material do Programa. Participar dos encontros presenciais. Ter um formador que o acompanhe durante o curso.

13 ATORES DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES PROFESSOR CURSISTA - ATRIBUIÇÕES Planejar ações pedagógicas com base nas Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. Frequentar os encontros presenciais do programa. Ler os textos indicados para discussão nos encontros presenciais com o formador. Desenvolver atividades pedagógicas propostas pelo formador. Realizar auto-avaliação.

14 ATORES DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES PROFESSOR FORMADOR - ATRIBUIÇÕES Planejar e coordenar os encontros presenciais. Mediar os estudos, debates e trocas de experiências entre os professores. Acompanhar o desempenho dos cursistas, nos encontros presenciais e nas unidades de ensino.

15 ATORES DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES COORDENADOR PEDAGÓGICO - ATRIBUIÇÕES Participar dos momentos de formação e socializar os estudos com os professores. Articular atividades pedagógicas em consonância com o que está sendo estudado nos momentos de formação. Coordenar os momentos de planejamento e estudos com os professores nas unidades escolares.

16 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES ATORES DO PROGRAMA GESTORES SME/SER

17 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES Atualização dos saberes dos profissionais por meio de subsídios teóricos e práticos, bem como por meio do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho. Por isso esta é uma formação continuada em serviço. FOCO

18 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES OBJETIVOS Valorizar o professor de forma profissional e pessoal. Contribuir para o desenvolvimento da autonomia do professor na sua prática pedagógica. Proporcionar espaços para se compartilhar experiências e resoluções de problemas, como forma de construção de conhecimentos, saberes e competências dos professores.

19 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES CONCEPÇÃO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM Caracteriza-se pela conquista do conhecimento mediada por interações sociais; envolve a relação dialética entre o sujeito e a realidade no seu entorno, pressupondo que o ser humano modifica o meio, mas também é modificado por ele. SOCIOINTERACIONISMO (Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental do Sistema Público Municipal de Ensino de Fortaleza, 2011).

20 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES CONCEPÇÃO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM Professor e aluno se ligam por vínculos construídos ao longo do trabalho de aprender e de ensinar.

21

22 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES PAPEL DO PROFESSOR O professor é responsável pela relação entre ensino, aprendizagem, cultura e desenvolvimento sociocognitivo do aluno. O professor aponta caminhos para que os alunos descubram e construam de forma interativa os saberes.

23 A partir do 2º encontro de formação, o professor deverá levar o documento: Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. ENCAMINHAMENTOS Leitura dos textos: Eixos Epistemológicos-conceituais e Princípios Estruturantes.

24 PAULO FREIRE É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.

25


Carregar ppt "Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES SEMINÁRIO DE ABERTURA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google