A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO VICENTE. Programa Ler e Escrever Matemática Curso Formação em Didática da Matemática : Ensino Fundamental – Ciclo I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO VICENTE. Programa Ler e Escrever Matemática Curso Formação em Didática da Matemática : Ensino Fundamental – Ciclo I."— Transcrição da apresentação:

1 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO VICENTE

2 Programa Ler e Escrever Matemática Curso Formação em Didática da Matemática : Ensino Fundamental – Ciclo I

3 Formação em Didática da Matemática : Ensino Fundamental – Ciclo I Diagnóstico: Baixo desempenho dos alunos em Matemática; Formação inicial dos professores; Planejamento de propostas pedagógicas que atendam as necessidades de aprendizagem dos alunos.

4 Formação em Didática da Matemática : Ensino Fundamental – Ciclo I Objetivos Específicos: Construção de boas intervenções para promover a aprendizagem dos alunos; Criar referenciais teórico-práticos para que o professor tenha modelos de gestão de aula que favoreçam a aprendizagem dos alunos;

5 Formação em Didática da Matemática : Ensino Fundamental – Ciclo I Analisar situações presentes no Material didático do Programa Ler e Escrever; Refletir sobre boas situações didáticas no ensino da Matemática. Contribuir para a compreensão do papel do professor na construção do conhecimento Matemático pelo aluno;

6 Formação em Didática da Matemática : Ensino Fundamental – Ciclo I Conteúdos - Eixos Temáticos da Matemática propostos para o Ciclo I; - Estudo de conceitos e procedimentos que se pretende ensinar; - Análise da Didática da Matemática para as séries iniciais

7 Blocos de conteúdos no Ensino da Matemática - Números e operações: regularidades do SND, números na representação fracionária e decimal, campos conceituais, cálculo mental; - Espaço e Forma: localização espacial, figuras tri e bidimensionais; - Grandezas e Medidas: sistema monetário, medida de tempo, comprimento, massa, capacidade e superfície; - Tratamento da informação: leitura interpretação e construção de tabelas e gráficos.

8 Organização dos módulos

9 Nº de Encontros ConteúdosCarga Horária 1 Concepção e histórico do ensino de Matemática 3 horas presenciais 4 Números e SND12 horas presenciais 4Campo aditivo /Resolução de Problemas 12 horas presenciais 27 horas presenciais e 3 horas de trabalho pessoal Módulo 1 – 9 encontros

10 Módulo 2 – 9 encontros Nº de Encontros ConteúdosCarga Horária 5 Campo multiplicativo 15 horas presenciais 4Espaço e Forma 12 horas presenciais 27 horas presenciais e 3 horas de trabalho pessoal

11 Módulo encontros Nº de Encontros ConteúdosCarga Horária 2 Tratamento da informação 6 horas 3 Números Racionais 9 horas presenciais 4Grandezas e medidas 12 horas presenciais 27 horas presenciais e 3 horas de trabalho pessoal

12 Formas de acompanhamento e de avaliação dos participantes - Relatório elaborado pelos formadores; - Relatório individual produzido pelos participantes do curso com fins de avaliação da aprendizagem; - Aplicação de atividades de sistematização e avaliação.

13 CERTIFICAÇÃO Cada módulo receberá certificação de 30 horas; - Para receber o certificado do módulo 2, o cursista deverá ter realizado o módulo 1 - Para receber o certificado do módulo 3, o cursista deverá ter realizado os dois módulos anteriores.


Carregar ppt "DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO VICENTE. Programa Ler e Escrever Matemática Curso Formação em Didática da Matemática : Ensino Fundamental – Ciclo I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google