Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Programa Ler e Escrever Matemática
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO VICENTE
2
Programa Ler e Escrever Matemática
Curso “Formação em Didática da Matemática : Ensino Fundamental – Ciclo I ”
3
Formação em Didática da Matemática : Ensino Fundamental – Ciclo I
Diagnóstico: Baixo desempenho dos alunos em Matemática; Formação inicial dos professores; Planejamento de propostas pedagógicas que atendam as necessidades de aprendizagem dos alunos.
4
Formação em Didática da Matemática : Ensino Fundamental – Ciclo I
Objetivos Específicos: Construção de boas intervenções para promover a aprendizagem dos alunos; Criar referenciais teórico-práticos para que o professor tenha modelos de gestão de aula que favoreçam a aprendizagem dos alunos;
5
Formação em Didática da Matemática : Ensino Fundamental – Ciclo I
Analisar situações presentes no Material didático do Programa Ler e Escrever; Refletir sobre boas situações didáticas no ensino da Matemática. Contribuir para a compreensão do papel do professor na construção do conhecimento Matemático pelo aluno;
6
Formação em Didática da Matemática : Ensino Fundamental – Ciclo I
Conteúdos Eixos Temáticos da Matemática propostos para o Ciclo I; Estudo de conceitos e procedimentos que se pretende ensinar; Análise da Didática da Matemática para as séries iniciais
7
Blocos de conteúdos no Ensino da Matemática
- Números e operações: regularidades do SND, números na representação fracionária e decimal, campos conceituais, cálculo mental; - Espaço e Forma: localização espacial, figuras tri e bidimensionais; - Grandezas e Medidas: sistema monetário, medida de tempo, comprimento, massa, capacidade e superfície; - Tratamento da informação: leitura interpretação e construção de tabelas e gráficos.
8
Organização dos módulos
9
Módulo 1 – 9 encontros Nº de Encontros Conteúdos Carga Horária 1
Concepção e histórico do ensino de Matemática 3 horas presenciais 4 Números e SND 12 horas presenciais Campo aditivo /Resolução de Problemas 27 horas presenciais e 3 horas de trabalho pessoal
10
Módulo 2 – 9 encontros Nº de Encontros 5 Campo multiplicativo
Conteúdos Carga Horária 5 Campo multiplicativo 15 horas presenciais 4 Espaço e Forma 12 horas presenciais 27 horas presenciais e 3 horas de trabalho pessoal
11
Módulo 3 - 9 encontros Nº de Encontros Conteúdos Carga Horária 2
Tratamento da informação 6 horas 3 Números Racionais 9 horas presenciais 4 Grandezas e medidas 12 horas presenciais 27 horas presenciais e 3 horas de trabalho pessoal
12
Formas de acompanhamento e de avaliação dos participantes
Relatório elaborado pelos formadores; Relatório individual produzido pelos participantes do curso com fins de avaliação da aprendizagem; Aplicação de atividades de sistematização e avaliação.
13
CERTIFICAÇÃO Cada módulo receberá certificação de 30 horas;
Para receber o certificado do módulo 2, o cursista deverá ter realizado o módulo 1 Para receber o certificado do módulo 3, o cursista deverá ter realizado os dois módulos anteriores.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.