A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”"— Transcrição da apresentação:

1 “Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”

2 Situação e prioridades do aluno no quarto ciclo
Nessa fase os alunos ainda estão vivendo certas mudanças: Relações pessoais. Relações profissionais. Corporais.

3 Relação entre a Matemática e o Mundo
Deve ser sempre utilizada na apresentação e em situações problemas para que o aluno à perceba de maneira clara. Modificar a visão de que Matemática é uma matéria difícil e que o seu estudo se resume a decorar fórmulas.

4 Caráter especulativo da Matemática
Investigação sobre infinitudes: Conjuntos numéricos. Entre racionais e dois naturais. Infinitude dos irracionais.

5 História da Matemática
Discutir as relações e conceitos Matemáticos através da História da Matemática. Mostrar aos alunos como a Matemática (conhecimento científico) é importante.

6 Objetivos da Matemática para 4° ciclo
Pensamento numérico: Ampliar e consolidar o significado dos números racionais. Resolver situações problema ( Inteiros, Racionais e Irracionais). Selecionar e utilizar diferentes procedimentos de cálculo. Pensamento Algébrico: Produzir e interpretar diferentes escritas algébricas. Resolver situações problema ( equações e inequações 1° grau). Observar regularidades e estabelecer leis que expressem a relação de dependência entre variáveis. Pensamento Geométrico: Interpretar e representar a localização e o deslocamento no plano cartesiano. Produzir e analisar transformações nas figuras geométricas planas.

7 Ampliar e aprofundar noções geométricas
Competência métrica: Ampliar e construir noções de medida. Obter e utilizar fórmulas para cálculos de área e volume. Raciocínio proporcional: Representar em um sistema de coordenadas cartesianas a variação de grandezas. Resolver situações problema que envolvam: variação de grandezas direta ou inversamente proporcionais. Raciocínio estatístico e probabilístico: Construir tabelas de freqüência e representar graficamente dados estatísticos. Construir um espaço amostral de eventos equiprováveis. incidência, paralelismo, perpendicularismo, ângulo.

8 Conteúdos propostos Utilizar conceitos algébricos e aritméticos.
Números Racionais. Calculo: exato, proximal, mental e escrito. Trabalhar a álgebra. Grandezas e medidas. Tratamento de Informações. Geometria: Espaço e forma. Geometria: Demonstração e verificação ( compreensão de conceitos).


Carregar ppt "“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google