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Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Curso de Licenciatura em Química.

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1 Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Curso de Licenciatura em Química As Competências em Química segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais

2 Representação e Comunicação
Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Curso de Licenciatura em Química Representação e Comunicação Componetes: Alex Grandi, Anelise Farias, Eduardo Pereira, Daniela Oliveira, Juliana Souza, Sandra Levien.

3 As competências em Química: Representação e Comunicação
“Os domínios da representação e comunicação, envolvem a leitura e interpretação de códigos, nomenclaturas e textos próprios da química e de ciências, a transposição entre diferentes formas de representação, a busca de informações, a produção e a análise crítica de diferentes tipos de textos;”

4 Símbolos, códigos e nomenclatura de ciência e tecnologia
“Reconhecer e utilizar adequadamente, na forma oral e escrita, símbolos, códigos e nomenclatura da linguagem científica.”

5 Análise da Composição Química da Água
Ou ainda fazendo análise de rótulos de agrotóxicos, rótulos de alimentos, bulas de remédios, etc.

6 Articulação dos símbolos e códigos de ciência e tecnologia
“Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações:sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas.”

7 Composição química da água mineral de acordo com o seu valor de pH

8 Composição química da água mineral de acordo com o seu valor de pH

9 Análise e interpretação de textos e outras comunicações de ciência e tecnologia
“Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculados em diferentes meios.”

10 Da Água Turva a Água Clara: o Papel do Coagulante.
Fonte: Química Nova na Escola, n°18, novembro de 2003

11 Fonte: Jornal Diário Popular, Domingo 20/05/01
Cidade: Água de Pelotas apresenta oscilações na quantidade de flúor para pesquisadores Fonte: Jornal Diário Popular, Domingo 20/05/01

12 Elaboração de comunicações
“Elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos, experimentos, questões, entrevistas, visitas, correspon- dências.“

13 pH da água Dados Químicos Dados do Sanep (água potável)
pH < 7 = água ácida pH < 7,5 = água ácida pH = 7 = água neutra pH entre 6,9 e 7,5 = água neutra pH > 7 = água básica pH > 7,5 = água básica

14 Visita ao Serviço de Saneamento Básico de Pelotas
A visita proposta tem por objetivo motivar o aluno, proporcionar conhecimento por meio da descoberta e discussão, desenvolvendo o senso crítico do aluno através da elaboração de um texto sobre a visita.

15 Discussão e argumentação de temas de interesse de ciência e tecnologia
“Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas de ciência e tecnologia.”

16 Pode-se propor debates sobre: - uso de agrotóxicos;
Propostas de debate Pode-se propor debates sobre: - uso de agrotóxicos; - consumo de gorduras trans; etc.

17 Exemplo de aplicação dos PCNs no ENEM

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19 PCN + QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Andressa da Cruz Schneid; Caroline Pereira Dutra; Diego de Moura; Karen da Luz Cruz; Luciane de Souza; Vanize Caldeira da Costa. Andressa da Cruz Schneid; Caroline Pereira Dutra; Diego de Moura; Karen da Luz Cruz; Luciane de Souza; Vanize Caldeira da Costa. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PCN + QUÍMICA Andressa da Cruz Schneid; Caroline Pereira Dutra; Diego de Moura; Karen da Luz Cruz; Luciane de Souza; Vanize Caldeira da Costa.

20 Investigação e Compreensão

21 Estratégias para enfrentamento de situações-problema
“Identificar as informações ou variáveis relevantes em uma situação-problema e elaborar possíveis estratégias para equacioná-la ou resolvê-la.”

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23 Interações, relações e funções; invariantes e transformações
“Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico, estabelecer relações, identificar regularidades, invariantes e transformações.”

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25 Medidas, quantificações, grandezas e escalas
“Selecionar e utilizar instrumentos de medição e de cálculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados.”

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27 Modelos explicativos e representativos
“Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos para situações-problema, fenômenos ou sistemas naturais ou tecnológicos.”

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29 Relações entre conhecimentos disciplinares, interdisciplinares e interáreas
“Articular, integrar e sistematizar fenômenos e teorias dentro de uma ciência e áreas de conhecimento.”

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