Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Ciências
2
Estrutura Fundamental
São Paulo Faz Escola CAA e CP Livro Didático Currículo Programas e Parcerias
3
Critérios adotados para PNLD:
respeito à legislação, às diretrizes e às normas oficiais relativas ao Ensino Fundamental; observância de princípios éticos necessários à construção da cidadania e ao convívio social;
4
coerência e adequação da abordagem teórico-metodológica assumida pela obra, no que diz respeito à proposta didático- pedagógica explicitada e aos objetivos visados; correção e atualização de conceitos, informações e procedimentos;
5
observância das características e finalidades específicas do Manual do Professor e adequação do Livro do Aluno à proposta pedagógica nele apresentada; adequação da estrutura editorial e do projeto gráfico aos objetivos didático-pedagógicos da obra.
6
Critérios Específicos de Ciências
7
propostas de atividades que estimulem a investigação científica;
temas de estudo, atividades, linguagem e terminologia científica adequados ao estágio de desenvolvimento cognitivo dos estudantes. iniciação às diferentes áreas do conhecimento científico.
8
articulação dos conteúdos de Ciências com outros campos disciplinares;
produção do conhecimento científico como atividade que envolve diferentes pessoas e instituições às quais se deve dar os devidos créditos;
9
textos e atividades com o debate sobre as repercussões, relações e aplicações do conhecimento científico na sociedade; orientação para o desenvolvimento de atividades experimentais;
10
orientações claras e precisas sobre os riscos na realização dos experimentos e atividades;
propostas de atividades que estimulem a interação e participação da comunidade escolar; propostas de visitas a espaços que favoreçam o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem; propostas de uso de tecnologias da informação e comunicação.
11
Na avaliação das coleções de Ciências, será observado se o Manual do Professor:
valoriza o papel do professor como um mediador, orientando-o para que apresente novas propostas atraentes de investigações científicas; propõe outras atividades e experimentos, além dos indicados no Livro do Aluno;
12
propõe a integração das linguagens, especialmente as midiáticas, e o uso de computadores para pesquisa na internet, simulações, argumentação e registro; apresenta propostas de avaliação condizentes com os pressupostos teórico-metodológicos que nortearam a proposição das atividades e seleção dos conteúdos do Livro do Aluno.
13
Quadro Comparativo das Coleções
14
Ciências
15
Orientações para o uso do Guia do PNLD na escolha do livro
16
Utilize o Guia do PNLD; Escolha o livro que melhor se adeque à proposta pedagógica de trabalho; Lembre-se de que o guia norteador principal é o Currículo Oficial do Estado de São Paulo; Tanto a 1ª opção de escolha quanto a 2ª devem ser realizadas com um perfil semelhante.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.