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PLANEJAMENTO e PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: introdução e características DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida.

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1 PLANEJAMENTO e PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: introdução e características DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida

2 O que é planejamento? Busca equilíbrio entre meios e fins Busca equilíbrio entre meios e fins É um processo de tomada de decisão sobre a ação É um processo de tomada de decisão sobre a ação É processo de reflexão É processo de reflexão É uma atividade essencial e exclusivamente humana É uma atividade essencial e exclusivamente humana

3 PLANEJAMENTO É processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego dos meios materiais para se realizar algo. É processo que se preocupa com para onde ir e como chegar lá. É processo contínuo e sistematizado de projetar e decidir ações em relação ao futuro.

4 TIPOS DE PLANEJAMENTO Planejamento de lazer (férias, feriado, passeio) Planejamento de lazer (férias, feriado, passeio) Planejamento de datas importantes para a vida (casamento, batizado, lua-de-mel) Planejamento de datas importantes para a vida (casamento, batizado, lua-de-mel) Planejamento educacional (projeto da escola, plano de ensino, plano de aula etc) Planejamento educacional (projeto da escola, plano de ensino, plano de aula etc) Planejamento do Sistema de Educação (leis, LDB); Planejamento do Sistema de Educação (leis, LDB);

5 PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO É ESSENCIAL PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS SE REALIZAR! É ESSENCIAL PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS SE REALIZAR!

6 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer na área educacional; É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer na área educacional; Evita o improviso na educação Evita o improviso na educação É um norte para as ações educacionais É um norte para as ações educacionais É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas na escola É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas na escola

7 TIPOS DE PLANO ESCOLAR PLANO ESCOLAR (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO) PLANO ESCOLAR (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO) PLANO DE ENSINO (DE DISCIPLINA) PLANO DE ENSINO (DE DISCIPLINA) PLANO PLANO DE AULA PLANO PLANO DE AULA

8 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO É a carta de navegação da escola É a carta de navegação da escola Indica o rumo a seguir Indica o rumo a seguir Requer construção coletiva Requer construção coletiva Precisa ser assumido por toda comunidade escolar Precisa ser assumido por toda comunidade escolar Define a identidade da escola Define a identidade da escola É referência básica para o plano de ensino do professor(a) É referência básica para o plano de ensino do professor(a)

9 O projeto Político Pedagógico: : Guiar e orientar a ação escolar Guiar e orientar a ação escolar Deve ser flexível e estar sujeito à modificações Deve ser flexível e estar sujeito à modificações Deve ter uma ordem seqüencial progressiva- passos- lógica Deve ter uma ordem seqüencial progressiva- passos- lógica Deve primar pela objetividade Deve primar pela objetividade Deve ter coerência entre as idéias e a prática Deve ter coerência entre as idéias e a prática

10 FUNÇÕES DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Explicitar princípios,diretrizes e procedimentos do trabalho docente Explicitar princípios,diretrizes e procedimentos do trabalho docente Expressar os vínculos entre os pressupostos norteadores e as ações efetivas em sala de aula Expressar os vínculos entre os pressupostos norteadores e as ações efetivas em sala de aula Assegurar a racionalização do trabalho docente Assegurar a racionalização do trabalho docente Prever objetivos, conteúdos e métodos Prever objetivos, conteúdos e métodos Assegurar a unidade e coerência do trabalho docente Assegurar a unidade e coerência do trabalho docente Atualizar o conteúdo do plano Atualizar o conteúdo do plano Facilitar a preparação das aulas Facilitar a preparação das aulas

11 Por que é tão difícil envolver os docentes nas práticas de planejamento? DESCRENÇA NO PLANEJAMENTO O QUE DIZEM OS PROFESSORES NÃO É POSSÍVEL PLANEJAR. POR QUÊ?

12 Por que é tão difícil envolver os docentes nas práticas de planejamento? A realidade é muito dinâmica Não há condições Não tem jeito mesmo. De que adianta planejar se nada vai acontecer mesmo?

13 Do jeito que o planejamento vem sendo feito: não funciona mesmo. É inútil Processo não acontece Falta compromisso Limita o trabalho É muito complicado É fora da realidade

14 É PRECISO RE-SIGNIFICAR A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO NOSSO DESAFIO É RESGATÁ-LO COMO POSSÍVEL E NECESSÁRIO.

15 PLANEJAMENTO ESCOLAR Na Instituição Escolar há três níveis de planos; PLANO DA ESCOLA PLANO DA ESCOLA PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO PLANO DE AULA PLANO DE AULA

16 PLANEJAMENTO ESCOLAR (Projeto Político Pedagógico) Requisitos para o Planejamento Objetivos da escola democrática Objetivos da escola democrática Planos e Programas Oficiais Planos e Programas Oficiais LDB; LDB; PCN- Parâmetros Curriculares Nacionais PCN- Parâmetros Curriculares Nacionais Temas Transversais Temas Transversais Condições escolares prévias dos alunos Condições escolares prévias dos alunos Princípios norteadores do processo ensino-aprendizagem (didática) Princípios norteadores do processo ensino-aprendizagem (didática)


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