A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas"— Transcrição da apresentação:

1 Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
REUNIÃO PEDAGÓGICA Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas

2 VIDEO INICIAL Vídeo de motivação (01) Eu vou Seguir

3 ESTUDOS A IMPORTÂNCIA DE SE PLANEJAR; Planejamento Quinzenal

4 QUE É AVALIAR? Vídeo: Avaliação: Prêmio ou Punição?

5 Planejar: trabalhar com escolhas prévias
Na escola sempre ouvimos falar de planejamento. Temos a semana de planejamento, data de entrega de planejamento, revisão do planejamento, atualização do planejamento. No entanto, na maioria das vezes em que somos lembrados ou cobrados do planejamento, ele vem acompanhado de tarefas que julgamos burocráticas e para as quais não vemos utilidade ou sentido na rotina escolar. Propomos neste encontro fazer uma reflexão sobre o que vem a ser planejamento. Não o burocrático e sem sentido que muitas vezes nos vemos solicitados(as) a fazer, mas um planejamento que possa contribuir para a realização de um trabalho intencional e também para nossa tarefa de formar alunos com maior domínio dos conhecimentos que a escola deve trabalhar.

6 Tomemos o planejamento como uma ferramenta que possa contribuir de fato com as escolhas e com os trabalhos, os quais nós professores e professoras somos chamados(as) a fazer nas escolas brasileiras — escolas que, ao longo da sua história, nunca tiveram um número tão grande e tão diversificado de alunos.

7 Segundo a LDB o professor tem como incumbência não só ministrar os dias letivos e horas aulas estabelecidas, mas também participar de forma integral dos períodos dedicados ao planejamento, além de participar, também, da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino a qual ele pertença. Segundo inciso II da artigo 13 da LDB, determina que cada docente deva elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

8 A importância do Plano de Aula
Segundo definição do dicionário Houaiss, planejamento é o serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes; um conjunto de procedimentos, de ações visando à realização de determinado projeto.

9 Há uma perspectiva de ensino que acredita em um planejamento flexível e capaz de considerar a realidade da criança. Defende a necessidade de voltar-se diariamente para o já feito e de reorganizar a rotina, de modo a adequá-la a cada realidade educacional. O convite que fazemos, então, é para tomarmos o planejamento como possibilidade de fazer da rotina escolar um momento de escolha e decisão. Aquele professor ou professora que analisa sua classe, aprende a conhecer seus alunos, enxerga suas necessidades, busca atividades, ações, interferências para que os alunos avancem na qualidade do domínio do conhecimento escolar.

10 o planejamento define-se como instrumento didático necessário, flexível e inacabado.
O planejamento possibilita uma avaliação e revisão freqüentes do nosso trabalho e dos avanços dos alunos. Por exemplo, ao analisar uma semana de aula, visualizamos quantas atividades de leitura e de escrita fizemos e o que ficou faltando.

11 O planejamento visa a organização do nosso tempo pedagógico dentro da nossa rotina. Assim, devemos nos voltar para aquilo que fazemos na escola, descrever o que ali acontece, procurar compreender como a escola funciona e como nosso trabalho funciona dentro dela: por que fazemos o que fazemos do jeito que o fazemos (análise) e também considerar como podemos modificar nosso modo de trabalhar e o modo de funcionamento da escola... mesmo que seja um pouquinho (intervenção). E esse pouquinho pode fazer toda a diferença...

12 QUE É AVALIAR? VÍDEO: Avaliação: prêmio ou punição? (02)

13 O QUE DIZ A LDB SOBRE AVALIAÇÃO
De acordo com a LDB 9394/96, artigo 24, inciso V. a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar; c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado; d) aproveitamento de estudos concluídos com êxito; e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

14 Slides do Curso sobre Avaliação (01) Vídeo Final: Evoluindo (03)
FONTE: Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica: Pro – Letramento/2007; Orientações da SED/MS-2011

15 PROFESSORA COORDENADORA [cinthyamariastaut@hotmail.com]


Carregar ppt "Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google