A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ."— Transcrição da apresentação:

1 A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ

2 PLANO DE TRABALHO DOCENTE DIMENSÃO CONCEITUAL

3 O Plano de Trabalho Docente Implica no registro escrito e sistematizado do planejamento do professor; Antecipa a ação do professor, organizando o tempo e o material de forma adequada; É um instrumento político e pedagógico que permite a dimensão transformadora do conteúdo; Permite uma avaliação do processo de ensino e aprendizagem;

4 Possibilita compreender a concepção de ensino e aprendizagem e avaliação do professor; Orienta /direciona o trabalho do professor; Requer conhecimento prévio da Proposta Pedagógica Curricular; Pressupõe a reflexão sistemática da prática educativa.

5 PLANO DE TRABALHO DOCENTE DIMENSÃO LEGAL

6 Dimensão Legal Aparece no Artigo 13, II e IV da LDB como Plano de Trabalho que deve ser feito pelo professor, isso justifica o termo Plano de Trabalho Docente. Edital de concurso para o magistério – Descrição das atividades genéricas dos professores de 5a a 8a séries do Ensino Fundamental e séries do Ensino Médio da Rede Estadual do Paraná:

7 Contribuir para o desenvolvimento da proposta pedagógica curricular dos estabelecimentos de ensino em que atuar; Elaborar Plano de Trabalho Docente e trabalhar pelo seu cumprimento em consonância com a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, com os princípios norteadores das políticas educacionais da SEED e com a legislação vigente para a Educação Nacional.

8 O Livro Registro de Classe e o Plano de Trabalho Docente

9 O Livro Registro de Classe O Livro Registro de Classe, enquanto documento que legitima a vida legal do educando e explicita entre o pretendido e o feito, deve estar estreitamente articulado ao Plano de Trabalho Docente, levando em consideração questões concernentes à Matriz Curricular, Calendário Escolar, Proposta Pedagógica Curricular, Plano de Ação da Escola e, por fim ao Projeto Político Pedagógico.

10 LEGISLAÇÃO INSTRUÇÃO 14/2008 SUDE/DAE REGIMENTO ESCOLAR PLANO DE TRABALHO DOCENTE MATRIZ E PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR CALENDÁRIO ESCOLAR PPP LIVRO REGISTRO DE CLASSE

11 Livro Registro de Classe (LRC) L.R.C. COMO DOCUMENTO ESCOLAR QUE REGISTRA A AÇÃO PEDAGÓGICA (PROFESSOR E ALUNO) E TEM SEUS DADOS TRANSCRITOS NO SISTEMA SERE; L.R.C. COMO DOCUMENTO DA ESCOLA NÃO DO PROFESSOR.

12 DESSA FORMA O LRC, DEVE SER TOMADO COMO ESPELHO DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DA AÇÃO DOCENTE, PRESSUPOSTO ESSENCIALMENTE PEDAGÓGICO

13 Problemas pedagógicos mais comuns no LRC: 1) CONTEÚDOS REGISTRADOS NÃO SÃO OS MESMOS DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE;

14 Exemplo na disciplina de Física: Embora o PTD esteja coerente com as DCE's e com a PPC do estabelecimento, o professor desconsidera toda essa organização e trabalha de forma incoerente com os propósitos que ele mesmo e todo o coletivo escolar planejou; CAMPO CONTEÚDOS DO LRC (1ª Série -EM): FEVEREIRO 10 – História da Física 12 – Notação Científica 17 – Transformação de Unidades 19 – Conceitos Básicos da Cinemática ENTRETANTO O PLANO DE TRABALHO DOCENTE PREVÊ NO 1º BIMESTRE: Leis de Newton Inércia e Momentum; Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento; Segunda Lei de Newton e o Impulso

15 Problemas pedagógicos mais comuns no LRC: 2)NO CAMPO CONTEÚDO, AO INVÉS DO CONTEÚDO REGISTRAM: EXERCÍCIOS; PROBLEMAS; CAPÍTULO DO LIVRO; TRABALHO EM GRUPO; APRESENTAÇÃO DE TRABALHO. É indispensável que se defina qual conteúdo vai ser trabalhado com tal procedimento metodológico.

16 Problemas Pedagógicos mais comuns no LRC: 3) Uso de recursos metodológicos sem propósitos definidos: Exemplo: CAMPO CONTEÚDOS DO LRC MARÇO 10 – DVD Quem somos nós? 12 - DVD Quem somos nós? 17 -DVD Quem somos nós? 19 - DVD Quem somos nós? 24 – Leis da Termodinâmica

17 O registro de tal recurso está incompleto no LRC, pois não menciona o(s) conteúdo(s) a ser(em) trabalhado(s); Além disso o PTD também não prevê o uso de tal recurso, não descreve o quê vai ser trabalhado (conteúdos), não descreve quais os encaminhamentos metodológicos serão tomados com o uso de tal recurso;

18 Problemas Pedagógicos mais comuns no LRC: 4) Falta de roteiros e critérios de avaliação: Exemplo 1: - Quando são atribuídas notas pela mera entrega de um trabalho/relatório. Exemplo 2: - Atribuir nota pelo caderno, sem explicitar no LRC ou PTD, qual a finalidade ou critério de avaliação utilizado para expressar tal nota;

19 Exemplo 3: - Atribuir notas pelo comportamento ou participação. OBS.: A avaliação deve ser realizada em função dos conteúdos. A legislação vigente é clara quanto a isso.

20 Problemas Pedagógicos mais comuns no LRC: 5) Não há registro de recuperação de estudos; - Essa falta de registro indica que os conteúdos não foram recuperados. Dessa forma, após a aplicação de qualquer instrumento de avaliação, o conteúdo deve ser retomado com metodologia diferenciada e reavaliado. O parecer nº12/97 do CNE é claro quanto a esse procedimento. - Entretanto, o que precisa ser observado que não é necessário aplicar o mesmo instrumento de avaliação, o ideal é que seja aplicado outro tipo de instrumento.

21 Outro grande problema... 6) Não atender a instrução vigente (atualmente a instrução nº14/08), quanto ao correto preenchimento do LRC. - O(a) pedagogo(a) do estabelecimento é o profissional da educação responsável pela análise e orientação do LRC, quanto aos procedimentos legais e pedagógicos.

22 É PRECISO CONSIDERAR O QUE DIZ MEDEIROS (2003): OS ARQUIVOS ESCOLARES SÃO DE INTERESSE PÚBLICO [...] TÊM VALOR HISTÓRICO, PROBATÓRIO E INFORMATIVO QUE DEVEM SER DEFINITIVAMENTE PRESERVADOS.

23 OS INSTRUMENTOS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DEVEM ESTAR A SERVIÇO DA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA.


Carregar ppt "A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google