A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
FORMAÇÃO EM AÇÃO 1º SEMESTRE – 2013 TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA 1 1 1 1 1 1 1 1

2 DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA
Não há escolhas entre maneiras “ engajadas” e “ neutras” de fazer sociologia. Uma sociologia descomprometida é uma impossibilidade... Zygmunt Bauman 2 2 2 DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA

3 OBJETIVOS DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
. Desnaturalizar as concepções ou explicações dos fenômenos sociais. . Desenvolver a percepção de que a realidade é histórica e socialmente construída. . Desenvolver a capacidade de perceber o que acontece no seu cotidiano, relacionando com questões mais gerais. 3 3 3 . Desnaturalizar as concepções ou explicações dos fenômenos sociais. . Desenvolver a percepção de que a realidade é histórica e socialmente construída. . Desenvolver a capacidade de perceber o que acontece no seu cotidiano, relacionando com questões mais gerais.

4 OBJETO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
FENÔMENOS SOCIAIS 4 4

5 É a observação, o conhecimento, a explicação da sociedade pela compreensão crítica das relações que os seres humanos estabelecem, estruturam e desenvolvem no interior das diversas formas de agrupamentos na sociedade. 5 5 5 FENÔMENOS SOCIAIS

6 FENÔMENOS SOCIAIS …Só é possível tomar certos fenômenos como objeto da Sociologia na medida em que sejam submetidos a um processo de estranhamento. 6 6 6

7 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS FENÔMENOS SOCIAIS CULTURA E INDÚSTRIA CULTURAL TRABALHO, PRODUÇÃO E CLASSES SOCIAIS PODER, POLÍTICA E IDEOLOGIA DIREITOS, CIDADANIA E MOVIMENTOS SOCIAIS 7 7

8 O Surgimento da Sociologia e as Teorias Sociológicas
O Surgimento da Sociologia e as Teorias Sociológicas. Deve ser mantido como Conteúdo Estruturante, em todos os anos?? Divisão dos conteúdos, por ano. É necessário rever?? Conteúdos Específicos?? Ver arquivo – Conteúdos 1

9 AVALIAÇÃO A avaliação pauta-se numa concepção formativa e continuada, como mecanismo de transformação social articulado aos objetivos da disciplina, visando desnaturalizar conceitos tomados historicamente como irrefutáveis, propiciando o senso crítico e conquista de uma maior participação na sociedade. (DCE / PR, 2008) 9 9

10 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Definem os propósitos do que especialmente se avalia e em que dimensão (partem do conteúdo e não do instrumento). 10 10

11 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
EXEMPLO: CULTURA - Identifica as diferenças culturais tendo como base o processo histórico de desenvolvimento das sociedades. - Reconhece de forma DESNATURALIZADA os hábitos e costumes que fazem parte da construção de uma cultura. - Utiliza as teorias para explicar suas observações. - Compreende que o RELATIVISMO CULTURAL assegura o direito à diferença. Entregar Expectativas de Aprendizagem aos participantes 11 11 11

12 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Possibilitam a verificação do processo de aprendizagem; devem ser elaborados tendo em vista a intencionalidade (objetivo) e critérios dos conteúdos. 12 12

13 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
EXEMPLOS: - Produção de textos. - Pesquisa bibliográfica. - Pesquisa de campo. - Seminário. - Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas. 13 13 13

14 Socializar práticas avaliativas
Jovane Outros colegas

15 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PARANÁ, Secretaria De Estado da Educação. Caderno de Expectativa de Aprendizagem. Curitiba, 2012 PARANÁ, Secretaria De Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Pública Estadual do Paraná. Ensino de Sociologia. Curitiba: SEED/DEB, 2009. 15 15 15


Carregar ppt "TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google