A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009."— Transcrição da apresentação:

1 DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009

2 DIMENSÃO HISTÓRICA DA DISCIPLINA Objetiva analisar as principais características do currículo da disciplina, suas permanências, mudanças, rupturas e a inserção da produção historiográfica nas práticas escolares.

3 FUNDAMENTOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS Como princípio recusam uma concepção de História como verdade pronta e definitiva vinculado a uma determinada vertente do pensamento humano, sem diálogo com outras vertentes.

4 CORRENTES HISTORIOGRÁFICAS: Nova História Cultural, incluindo alguns historiadores da Nova História.( Chartier, Ginzburg, Le Goff, Burke...) Nova História Cultural, incluindo alguns historiadores da Nova História.( Chartier, Ginzburg, Le Goff, Burke...) Nova Esquerda Inglesa, a partir de sua matriz materialista histórica dialética. ( Thompson, Hobsbawm, Hill, Willians...) Nova Esquerda Inglesa, a partir de sua matriz materialista histórica dialética. ( Thompson, Hobsbawm, Hill, Willians...)

5 JUSTIFICATIVA As correntes historiográficas apontadas fazem uma crítica aos modelos de verdades, de explicações globalizantes e deterministas.Entendem de forma dialética o processo e o conhecimento históricos, buscando uma explicação da História que leve em conta a diversidade, a polissemia, a totalidade, e excluem a verdade como algo pronto e definitivo.

6 OBJETO DE ESTUDO As ações e relações humanas praticadas no tempo; As ações e relações humanas praticadas no tempo; As relações humanas produzidas por essas ações são as formas de agir, de pensar ou de raciocinar, de representar, de imaginar, de instituir, portanto de se relacionar social, cultural e politicamente.

7 MÉTODO Baseia-se na explicação e interpretação dos fatos passados, sendo a problematização constituída a partir de documentos históricos com vistas à produção de uma narrativa histórica.

8 FINALIDADE Interpretação dos sentidos do pensar histórico dos sujeitos por meio da compreensão da provisoriedade deste conhecimento ( consciência histórica). Interpretação dos sentidos do pensar histórico dos sujeitos por meio da compreensão da provisoriedade deste conhecimento ( consciência histórica). O conhecimento histórico possui formas diferentes de explicar seu objeto de investigação, a partir das experiências dos sujeitos. O conhecimento histórico possui formas diferentes de explicar seu objeto de investigação, a partir das experiências dos sujeitos.

9 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES ENSINO FUNDAMENTAL e MÉDIO ENSINO FUNDAMENTAL e MÉDIO Relações de trabalho; Relações de poder; Relações culturais

10 Relações de Trabalho Este conteúdo estruturante permite aprofundar a compreensão das relações no mundo contemporâneo, como estas se configuram e como o mundo do trabalho se constitui em diferentes períodos históricos, considerando os conflitos de classe e intra-classes.

11 Relações de Poder Permite ao estudante aprofundar a compreensão de que as relações de poder encontram-se em todos os espaços sociais e, também permite identificar, localizar as arenas decisórias e os mecanismos que a constituíram.

12 Relações Culturais Permite ao aluno reconhecer a si e aos outros como construtores de uma cultura comum, compreendendo a especificidade de cada sociedade e as relações entre elas. E, ainda, entender como se constituíram as experiências culturais dos sujeitos ao longo do tempo, detectando as permanências e mudanças nas diversas tradições e costumes sociais.

13 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO No Ensino Fundamental a História do Brasil será privilegiada, estabelecendo relações com a História regional e, com outros contextos e espaços ( África, América,Ásia e Europa) e articulando os conteúdos estruturantes nas abordagens.

14 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO No Ensino Médio estas dimensões serão problematizadas e abordadas em temas, que são recortes espaço- temporais definidos pelo professor e articulados aos conteúdos estruturantes, privilegiando a construção e apropriação de conceitos históricos.

15 AVALIAÇÃO A avaliação do ensino de História considera aspectos importantes: a apropriação de conceitos históricos e o aprendizado dos conteúdos estruturantes e específicos. Estes aspectos são compreendidos como complementares e indissociáveis.

16 Para tanto, deve-se utilizar diferentes atividades como: leitura, interpretação e análise de textos historiográficos, mapas e documentos históricos, produção de narrativas históricas, pesquisas bibliográficas, sistematização de conceitos históricos, apresentação de seminários, entre outras

17 Tendo como referência os conteúdos de História que efetivamente foram tratados em sala de aula e que são essenciais para o desenvolvimento da consciência histórica.


Carregar ppt "DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google