A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DCE SOCIOLOGIA 2008. Composição: 1) Dimensão histórica da disciplina 2) Fundamentação teórico-metodológica O pensamento dos clássicos: Émile Durkheim.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DCE SOCIOLOGIA 2008. Composição: 1) Dimensão histórica da disciplina 2) Fundamentação teórico-metodológica O pensamento dos clássicos: Émile Durkheim."— Transcrição da apresentação:

1 DCE SOCIOLOGIA 2008

2 Composição: 1) Dimensão histórica da disciplina 2) Fundamentação teórico-metodológica O pensamento dos clássicos: Émile Durkheim e o princípio da integração social; Max Weber e o princípio da racionalização social;

3 Karl Marx e o princípio da contradição social. Grandes campos teórico- metodológicos A Sociologia Crítica: um recurso científico a serviço do ensino.

4 Objeto Na definição do objeto da disciplina de Sociologia para o Ensino Médio é preciso levar em consideração que ela trabalha com as 3 áreas das Ciências Sociais: Antropologia: Cultura Ciência Política : Estado e as relações de poder. Sociologia : relações sociais.

5 Objeto da disciplina É o conhecimento e a explicação da sociedade pela compreensão das diversas formas pelas quais os seres humanos vivem em grupos, das relações que se estabelecem no interior e entre esses diferentes grupos, bem como a compreensão das conseqüências dessas relações para indivíduos e coletividades.

6 Objetivos DESNATURALIZAÇÃO DAS AÇÕES QUE SE ESTABELECEM NA SOCIEDADE. PERCEPÇÃO DE QUE A REALIDADE SOCIAL É HISTÓRICA E SOCIALMENTE CONSTRUÍDA.

7 EXPLICITAR E EXPLICAR PROBLEMÁTICAS SOCIAIS CONCRETAS E CONTEXTUALIZADAS, DESCONSTRUINDO PRÉ-NOÇÕES E PRÉ-CONCEITOS.

8 QUESTIONAMENTO QUANTO À EXISTÊNCIA DE VERDADES ABSOLUTAS, SEJAM ELAS NA COMPREENSÃO DO COTIDIANO, OU NA CONSTITUIÇÃO DA CIÊNCIA

9 INSERÇÃO DO ALUNO COMO SUJEITO SOCIAL QUE COMPREENDE A SUA REALIDADE IMEDIATA, MAS QUE TAMBÉM PERCEBE O QUE SE ESTABELECE ALÉM DELA. DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA.

10 Conteúdos estruturantes Há um encaminhamento diferenciado nos conteúdos estruturantes, é preciso atentar para a presença do conteúdo: O Surgimento da Sociologia e as Teorias Sociológicas. (contemplado nos encaminhamentos das Diretrizes).

11 Conteúdos estruturantes O processo de socialização e as instituições sociais. A cultura e a indústria cultural. Trabalho, produção e classes sociais.

12 Poder, política e ideologia. Direitos, cidadania e movimentos sociais.

13 Conteúdo : O surgimento da Sociologia e as Teorias Sociológicas Contexto histórico do surgimento da Sociologia como Ciência (qual cenário, a que demandas responde, que encaminhamentos dá as questões sociais) As teorias clássicas – 1o. contato com os autores (objeto e método, relação indivíduo/sociedade) Produção sociológica brasileira.

14 Conteúdo: O processo de socialização e as instituições sociais. O processo de socialização dos indivíduos (como, onde, quando ocorre, por exemplo) As instituições sociais tradicionais são abordadas (compreensão do porquê e para que elas existem – suas relações com o poder – manutenção/ transformação da sociedades.) Instituições de reinserção – asilos, manicômios, prisões, etc.

15 A Cultura e a Indústria cultural As diferentes maneiras como o conceito de cultura foi pensado pela Antropologia e a relação deste pensar com as maneiras de se entender as sociedades e as relações sociais. O etnocentrismo, a diversidade cultural. Os diversos atores sociais, a questão das identidades. A indústria cultural e a transformação da Cultura em mercadoria (suas implicações nas relações sociais)

16 Trabalho, produção e classes sociais. As diferentes formas de organização do trabalho.(para além da organização capitalista) As contradições sociais relativas a forma capitalista de organização do trabalho. Globalização, neoliberalismo ( como isto se reflete na organização do trabalho) Desigualdades sociais. As relações de trabalho no Brasil.

17 Poder, política e ideologia. O Estado moderno, sua construção e as relações de poder que permeiam esta construção. As formas como o Estado moderno se organiza. As expressões da violência nas sociedades contemporâneas.

18 Direitos, cidadania e movimentos sociais. A construção social, histórica e politica dos direitos. Os direitos civis, políticos e sociais. As várias formas que assume a cidadania. Os movimentos sociais e as relações de poder.

19 Conteúdos estruturantes. É preciso frisar que os conteúdos estruturantes, básicos e específicos que podem ser mobilizados na disciplina encontram-se em diálogo constante. Não há, em sua organização, necessidade de pré-requisitos.

20 Encaminhamentos metodológicos Pesquisa de Campo. Pode ser iniciada antes ou depois de se apresentar o conteúdo a ser desenvolvido. Antes – os resultados obtidos vão servir de base para problematizações a serem desenvolvidas.

21 Depois – os resultados vão comprovar ou refutar o que foi discutido à luz das teorias sociológicas. Professor – contato anterior com o local estabelecido para pesquisa. Elaboração de um pré-projeto – referências bibliográficas e roteiro de entrevista.

22 Na impossibilidade de efetuar a pesquisa de campo outros atividades podem substituí-la: visitas a museus, parques ecológicos, caminhadas pela comunidade – desde que o aluno seja levado a articular o que for apreendido neste exercício aos conteúdos desenvolvidos em aula.

23 Filmes e Vídeos. Um filme dever ser entendido como um texto, estando passível a diversas leituras. Escolha – devem ser levados em conta: o conteúdo a ser trabalhado, a faixa etária dos alunos e seu repertório cultural.

24 Aspectos da ficha técnica do filme também pode ser utilizada como um dos elementos para análise. Elaboração de um roteiro que contemple os aspectos fundamentais para o conteúdo em estudo. Articulação da temática do filme exibido e as teorias sociológicas. Deve constar no Plano de Trabalho Docente.

25 Leitura e análises de textos sociológicos. A utilização de textos teóricos-sociológicos pode subsidiar o desenvolvimento teórico dos conteúdos. Os excertos de textos sociológicos que forem utilizados deverão ser contextualizados: quem é o autor, quando ele escreve, onde ele escreve com quem dialoga etc., para que o texto não seja tomado como uma verdade absoluta.

26 O exercício de análise de textos teóricos propicia a aproximação do aluno com a linguagem das Ciências Sociais A utilização de textos literários contextualizados e articulados com as análises dos conteúdos trabalhados também é uma ferramenta importante.

27 Proposta de seriação. Sociologia em uma única série ( todos os conteúdos estruturantes devem ser contemplados em uma única série)

28 Sociologia em 2 séries – a divisão sugerida é : na 1a. série em que a disciplina for ofertada: O surgimento da sociologia e as teorias sociológicas. O processo de socialização e as instituições sociais. A cultura e a Indústria cultural. Na 2a. série : Trabalho, produção e classes sociais. Poder, política e ideologia. Direitos, cidadania e movimentos sociais.

29 Sociologia em 3 séries: A divisão sugerida é: 1a. série : O surgimento da Sociologia e as Teorias sociais. O processo de socialização e as instituições sociais. 2a. série: A Cultura e a Indústria Cultural. Trabalho, produção e classes sociais. 3a. série : Poder, política e ideologia. Direitos, cidadania e Movimentos Sociais.

30 Imagens: As imagens apresentadas a seguir podem ser utilizadas para problematizar algumas passagens do Folhas Instituição Escolar, ou ainda complementar análises que não se encontram presentes. As imagens, em especial as charges, SEMPRE devem ser problematizadas e desconstruídas, questionadas. São interpretações do real, e não o real em si.

31 Teoria funcionalista de Émile Durkheim: - manutenção da sociedade tal qual esta encontra-se organizada. Organização moral da sociedade, visando à harmonia social.

32

33 Teoria reprodutivista de Pierre Bourdieu: - a escola como mecanismo de reprodução das desigualdades sociais; - educação pública X educação privada

34

35

36 Teoria de Ivan Illich: - o currículo oculto expresso através da prática avaliativa autoritária e não-crítica

37

38 Michel Foucault e a teoria da função disciplinadora da escola: - escola como mecanismo de controle dos corpos e das consciências, treino para a obediência

39

40 Precariedade da educação pública e o chamado fracasso escolar: - ausência (falta) de professores; - remuneração docente; - sucateamento do ensino; - escola e violência; - analfabetismo; - fechamento de escolas; - ideologia do professor super-herói; - retrato da educação na grande mídia.

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52


Carregar ppt "DCE SOCIOLOGIA 2008. Composição: 1) Dimensão histórica da disciplina 2) Fundamentação teórico-metodológica O pensamento dos clássicos: Émile Durkheim."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google