A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS."— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS

2 A Avaliação no Ensino de História Objetiva-se favorecer a busca da coerência entre a concepção de História defendida e as práticas avaliativas que integram o processo de ensino e de aprendizagem. Objetiva-se favorecer a busca da coerência entre a concepção de História defendida e as práticas avaliativas que integram o processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação deve estar a serviço da aprendizagem de todos os alunos. A avaliação deve estar a serviço da aprendizagem de todos os alunos. A avaliação deve ser diagnóstica, processual, contínua e diversificada. A avaliação deve ser diagnóstica, processual, contínua e diversificada.

3 O Professor deve recorrer a diferentes a atividades * Leitura, interpretação e análise de textos historiográficos, mapas e documentos históricos; produção de narrativas históricas, pesquisas bibliográficas, sistematização de conceitos históricos,apresentação de seminários, e entre outros. * Leitura, interpretação e análise de textos historiográficos, mapas e documentos históricos; produção de narrativas históricas, pesquisas bibliográficas, sistematização de conceitos históricos,apresentação de seminários, e entre outros.

4 Critérios a serem observados na avaliação dos alunos ao longo do Ensino Fundamental Se os conteúdos e conceitos históricos estão sendo apropriados; Se os conteúdos e conceitos históricos estão sendo apropriados; Se o conceito de tempo foi construído de forma a permitir o estudo das diferentes dimensões e contextos históricos propostos para o nível de ensino em questão; Se o conceito de tempo foi construído de forma a permitir o estudo das diferentes dimensões e contextos históricos propostos para o nível de ensino em questão; Se empregam conceitos históricos para analisar diferentes contextos. Se empregam conceitos históricos para analisar diferentes contextos.

5 Se compreendem a História como prática social, da qual participam como sujeitos de seu tempo; Se compreendem a História como prática social, da qual participam como sujeitos de seu tempo; Se analisam as diferentes conjunturas históricas a partir das dimensões econômico-social,política e cultural no Ensino Fundamental; Se analisam as diferentes conjunturas históricas a partir das dimensões econômico-social,política e cultural no Ensino Fundamental; Se compreendem que o conhecimento histórico é produzido com base no método da problematização de distintas fontes documentais, a partir das quais o pesquisador produz a narrativa histórica ; Se compreendem que o conhecimento histórico é produzido com base no método da problematização de distintas fontes documentais, a partir das quais o pesquisador produz a narrativa histórica ;

6 Se explicitam o respeito à diversidade étnico-racial, religiosa, social e econômica, a partir do conhecimento dos processos históricos, Se explicitam o respeito à diversidade étnico-racial, religiosa, social e econômica, a partir do conhecimento dos processos históricos, Se compreendem que a produção do conhecimento histórico pode validar, refutar ou complementar a produção historiográfica já existente. Se compreendem que a produção do conhecimento histórico pode validar, refutar ou complementar a produção historiográfica já existente.

7 Ensino Médio O aluno deverá entender que as relações de trabalho, as relações de poder e as relações culturais articulam e constituem o processo histórico. E o estudo do passado se realiza a partir de questionamentos feitos no presente, por meio da análise de diferentes documentos históricos. O aluno deverá entender que as relações de trabalho, as relações de poder e as relações culturais articulam e constituem o processo histórico. E o estudo do passado se realiza a partir de questionamentos feitos no presente, por meio da análise de diferentes documentos históricos. Três aspectos importantes na avaliação:a apropriação de conceitos históricos; a compreensão das dimensões e relações da vida humana; e o aprendizado dos conteúdos específicos Três aspectos importantes na avaliação:a apropriação de conceitos históricos; a compreensão das dimensões e relações da vida humana; e o aprendizado dos conteúdos específicos

8 Deseja-se que os alunos sejam capazes de identificar processos históricos, reconhecer criticamente as relações de poder neles existentes, bem como que tenham recursos para intervir no meio em que vivem, de modo a se fazerem também sujeitos da própria História. Deseja-se que os alunos sejam capazes de identificar processos históricos, reconhecer criticamente as relações de poder neles existentes, bem como que tenham recursos para intervir no meio em que vivem, de modo a se fazerem também sujeitos da própria História.


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google